Palestrantes

  É com grande entusiasmo que apresentamos os ilustres palestrantes do I Encontro de Química Medicinal, que será realizado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) de 7 a 9 de agosto de 2024. Este evento reunirá renomados pesquisadores e profissionais da área, proporcionando uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências.

Conheça os palestrantes do evento: 

Ângelo de Fátima
(UFMG)

O prof. Ângelo de Fátima é um pesquisador com uma carreira notável na área de Química Orgânica e Biológica.

Possui Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Mestrado em Química Orgânica (2002) e Doutorado em Ciências (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Também realizou pós-doutorado em Bioquímica sobre transdução de sinal (2006) na UNICAMP e um período sabático na University of North Texas (UNT, EUA) entre 2018 e 2019.
O prof. Ângelo de Fátima é idealizador do insumo farmacêutico ativo (IFA) da calixcoca, tendo liderado o design, síntese, purificação e caracterização da V4N2 (IFA da calixcoca). Em 2023, ele e outros pesquisadores envolvidos no projeto calixcoca receberam o prêmio destaque EURO.
Desde 2022, é Professor Titular do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus principais temas de pesquisa incluem síntese de moléculas com perfil funcional biológico e/ou tecnológico, síntese total de produtos naturais e análogos com atividade farmacológica e imunológica, síntese de imunógenos/vacinas para o tratamento de dependência química e síntese de novas substâncias psicoativas (NPSs) para fins de estudos biofísicos/farmacológicos e forenses.
O prof. Ângelo de Fátima desempenhou vários papéis administrativos, incluindo subcoordenador e coordenador do Programa de Pós-graduação do Departamento de Química da UFMG, presidente do Núcleo de Extensão e Prestação de Serviços do DQ, ICEx, UFMG, e coordenador da Olimpíada Mineira de Química.
Em 2022, a Stanford University considerou-o um dos 64 cientistas mais influentes do mundo da UFMG. Além disso, ele organizou diversos eventos científicos e orientou vários estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica.
É membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS) e Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF).

Teodorico de Castro
Ramalho (UFLA)

O prof. Teodorico é docente titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atua na área de Química Computacional, com vários projetos em Química Medicinal, Nanotecnologia e Espectroscopia de Sólidos de interesse em aplicações biológicas e ambientais. É Bacharel em Química pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre e Doutor em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com estágio no Max Planck Institute für Kohlenforshung (MPI). Além disso, possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade da Califórnia (UCSD).

Na área de pesquisa, ele é autor ou coautor de mais de 350 artigos em periódicos especializados, com mais de 6000 citações e um fator H igual a 40. Ele também foi pesquisador visitante no Max Planck Institute für Kohlenforshung e professor convidado na University of Hradec Králové, na República Tcheca. Recebeu 6 prêmios e 9 homenagens, além de ter contribuído como revisor para mais de 40 periódicos internacionais e agências de fomento. É editor associado de Química Teórica e Físico-Química nos periódicos Scientific Reports, Journal of Chemistry e Current Computer-Aided Drug Design. Além disso, coordenou projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG, CNPq e CAPES, bem como projetos de cooperação internacional com a Alemanha e a República Tcheca.

Na área de inovação e extensão, possui projetos com empresas, uma patente em parceria com a iniciativa privada e pedidos de patentes depositados junto ao INPI. Ele também é sócio fundador da empresa InSILICO, que realiza pesquisa e desenvolvimento de moléculas e materiais. Além disso, participa de um canal no YouTube para divulgação científica e aulas de Físico-Química. É Pró-Reitor de Planejamento e Gestão da UFLA desde 2024, tendo sido Pró-Reitor de Pesquisa de 2016 a 2020. Desempenhou papéis importantes na implantação da Política de Inovação da UFLA e na criação do Parque Tecnológico de Lavras. É membro de comitês, consultor de projetos e coordenador de redes na área de Química.

Marcus Vinícius Nora
de Souza (FIOCRUZ)

Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – MG, Doutorado em Química Orgânica – Universite de Paris XI (Paris-Sud, França) com estágio na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, Espanha.

Possui três pós-doutorados em Síntese Orgânica e Química Medicinal:
1) University of Florida, EUA;
2) Universidade Federal de Juiz de Fora, MG;
3) Indústria Multinacional Farmacêutica Genzyme, Boston, EUA.

Foi professor visitante no National Health Institute (NIH), Washington, EUA.
Foi agraciado com os prêmios Jovem Cientista e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).
Atualmente é Tecnologista Sênior em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, RJ.
Atua como líder do grupo de pesquisa SSCDT (Síntese de Substâncias no Combate à Doenças Tropicais) e como vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica de Farmanguinhos/Fiocruz.
Foi membro permanente da Pós-Graduação em Química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) por 15 anos.

É membro do corpo editorial de 32 revistas científicas internacionais, editor regional (América do Sul) da revista Current Microwave Chemistry, editor associado das revistas Medicine Research e Fine Chemical Engineering, bem como Consultor do South African Medical Research Council (MRC), possuindo 340 publicações científicas, 17 patentes, 6 capítulos de livros, 3 livros (2 nacionais e 1 internacional), 6 textos em jornais ou revistas, 108 anais em eventos e 22 apresentações de trabalhos.

Está entre os 812 cientistas brasileiros mais influentes no ambiente científico mundial.

Diogo Teixeira
Carvalho (UNIFAL)

Diogo Teixeira Carvalho é professor e pesquisador vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Tem doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG, tendo desenvolvido sua formação no âmbito da Química Farmacêutica Medicinal. Sua área de atuação em ensino e pesquisa envolve Química Orgânica e Medicinal aplicadas ao planejamento e síntese de substâncias potencialmente bioativas. Orienta discentes de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem como supervisiona estagiários de pós-doutorado, em trabalhos envolvendo o uso de processos de modificação molecular em produtos naturais abundantes com o intuito de obter novos agentes com ação antibacteriana, antifúngica e antiparasitária.

Mirian Cláudia
Pereira (FIOCRUZ)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Atualmente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em protozoologia parasitária humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, cardiomiócitos, matrizes extracelulares e citoesqueleto.

Heveline Silva
(UFMG)

Doutora em Química pela UFJF, pós-doutorado na VCU-USA, professora adjunta no Departamento de Química da UFMG, Pesquisadora do CNPQ, líder do grupo de pesquisa SIBLAB (Laboratório de Síntese e Interações Bio-inorgânicas) onde atua no design de novos compostos de coordenação de platina, paládio e ouro com potencial atividade biológica. Sócia da SBQ desde 2002, editora associada da Revista Virtual de Química e  Secretária da SBQ, Regional MG.

 

Maurício Frota
Saraiva (UNIFEI)

Graduado em Química (2005) pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (Bacharel e Licenciatura). Doutor em Química (2010) pela UFJF, com estágio Doutoral no Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS; Institut de Chimie des Substances Naturelles - ICSN, França (2008-2009). Desde 2010 atua como Professor na Universidade Federal de Itajubá, onde implementou e coordena o Laboratório de Síntese de Moléculas Bioativas - LASIMBIO. Atuou como coordenador institucional da Rede Mineira de Química (2011-2013). É líder do grupo de pesquisa Grupo de Síntese Orgânica e Química Medicinal - GSOQM. Atualmente é membro do colegiado de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG). Orienta alunos de graduação e pós-graduação em atividades de pesquisa relacionados a síntese orgânica, tendo como foco principal o desenvolvimento de novas moléculas bioativas, com potencial aplicação para o tratamento do câncer, malária, doença de Chagas e Tuberculose.

Wagner José
Pederzoli (CRQ)

Possui graduação em Bacharelado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), graduação em Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2001), especialização em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e Doutorado em Ciências pela Universidade de Franca. Atualmente é professor da Universidade de Itaúna, diretor de negócios da ENGEQUISA (Engenharia Química Sanitária e Ambiental S/S Ltda), presidente do Conselho Regional de Química (II Região / MG), microprodutor de cachaça de qualidade em Piracema (MG), membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte (COMAM), membro da Sociedade Brasileira de Química (regional MG), membro da Associação Brasileira de Química (regional MG), membro do Sindicato dos Profissionais da Química de Minas Gerais (SINPROQUI-MG), membro do Sindicato dos Professores no Estado de Minas Gerais (SINPRO-MG), membro da ONG Ponto Terra e membro da comissão de saneamento e meio ambiente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Tem experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Direito Ambiental e Educação Ambiental.