REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A aplicação de recursos tipificados como Realidade Aumentada (RA) constitui, atualmente, uma das áreas mais interessantes e apelativas a explorar com os alunos, de modo muito particular junto daqueles que necessitam de diferentes modalidades de apresentação e expressão da informação. Desse modo, estes alunos, sentem-se mais cativados e envolvidos nas atividades, preferencialmente com acesso a componentes multimédia, incluindo imagens, vídeo, animação em 3D ou a disponibilização fácil e imediata de dados virtuais em 2D, gerados computacionalmente a partir de aplicações de criação de códigos e de leitura dos mesmos.

Neste contexto, serão apresentados alguns exemplos de exploração da Realidade Aumentada centrados na utilização de algumas ferramentas ou aplicações com potencial educativo em contexto inclusivo, numa vertente prática e curricular ou numa componente lúdica e recreativa, com recurso às soluções/Apps HP REVEAL STUDIO e QUIVER.

Estas aplicações permitem combinar elementos reais e virtuais, de forma interativa e em tempo real, disponibilizando o acesso imediato a conteúdos multimédia adicionados, através de dispositivos como um computador, um tablet ou ipad, um smartphne ou iphone. Neste caso, os ativadores são imagens ou objetos, em que a informação associada pode aparecer sob a forma de vídeos ou imagens em 3D, texto, URL ou outro.

Materiais:

Responsável:

    • Fernando Amaro Martins Machado

Professor do grupo de recrutamento 910, do quadro de Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, com especialização em Educação Especial – Domínios Cognitivo e Motor, profissionalização para a docência no 1º Ciclo do Ensino Básico e especialização em Administração Escolar. Tem 30 anos de serviço, 14 dos quais na Educação Especial, e encontra-se a exercer funções no Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Faro (CRTIC Faro/Algarve), pelo 10º ano consecutivo, apresentando competências na área das TIC, particularmente na área das Tecnologias de Apoio/Inclusivas.


Data de Realização: 19 de janeiro – Sábado às 14h00

Localização: Sala WS06 – Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Destinatários: Professores dos Grupos - 910, 920 e 930 (existe a possibilidade de participação para professores de outros grupos de recrutamento).

Duração: 4h – com intervalo (15min)


Material necessário:

  • Computador pessoal
  • Tablet ou ipad, smartphone ou iphone,
  • Software/app HPReveal Studio e Quiver

Para mais informações contacte-nos através do nosso contacto ou do email encontrar2019@gmail.com