REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

A Realidade Aumentada apresenta DESAFIOS e OPORTUNIDADES na dinamização de atividades educativas. Neste workshop serão disponibilizadas diversas ferramentas e estratégias que os professores da área da Matemática poderão utilizar nas suas práticas letivas e potenciar as suas atividades.

Os tópicos a abordar são:

    • Visualização dos sólidos platónicos com realidade aumentada. Apresentação de uma aplicação de realidade aumentada RA para visualizar os cinco poliedros convexos-regulares, conhecidos como sólidos platónicos. A aplicação fornece um ambiente virtual interativo para a visualização, construção, desconstrução e manipulação desses poliedros, permitindo que os utilizadores explorem as propriedades de cada sólido platónico, por ex. faces, vértices e arestas, bem como as respectivas construções espaciais (em 3D) com ou sem animação.
    • Aprendizagem de Funções Básicas da Matemática com Realidade Aumentada Apresentação de uma aplicação de realidade aumentada RA (jogo Sério - FootMath) que tem como objetivo facilitar a exploração e a visualização das funções matemáticas básicas (destinada aos alunos do 3º ciclo e secundário) e simultaneamente promover do interesse e o envolvimento deste assunto que é frequentemente considerado difícil de aprender.

Materiais:

Responsáveis:

    • José Manuel Cerqueira (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave)

Licenciado em Matemática e Ciências de Computação pela Universidade do Minho e Informática Educacional pela Universidade Portucalense. Possui uma profissionalização no grupo de Matemática (500) pela Universidade Aberta e uma especialização em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Professor do Quadro de Zona Pedagógica do grupo de Informática (550) no Agrupamento de Escolas de Barcelos. Tem como áreas de interesse o desenvolvimento de jogos sérios para a Matemática e as tecnologias interativas como Realidade Virtual e Aumentada. É um dos autores das pesquisas “Visualizing platonic solids with augmented reality” e “Learning Basic Mathematical Functions with Augmented Reality conduzidas na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.


    • Bárbara Cristina dos Santos Gaspar Cleto (Escola Secundária Henrique Medina)

Licenciada em Ensino de Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro. Frequentou e concluiu o 1º ano dos ramos de Multimédia Interativo e Audiovisuais do Mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro. Foi ainda júri do Festival de Cinema Imersivo – IFF'11, que se realiza em Espinho. Possui ainda especialização em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Professora, Quadro de Escola, na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, do grupo 550, informática e Assistente convidada na ESMAD. Politécnico Do Porto (Escola Superior De Media Artes E Design) É uma das autoras de “Visualizing platonic solids with augmented reality”, “THAM - o jogo digital como recurso de aprendizagem da matemática” e “CodeCubes: Playing with Cubes and Learning to Code”, projetos conduzidos na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.


Data de Realização: 19 de janeiro – Sábado às 14h00

Localização: Sala WS02 – Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Destinatários: Professores dos Grupos - 230 e 500 (existe a possibilidade de participação para professores de outros grupos de recrutamento).

Duração: 4h – com intervalo (15min)


Material necessário:

  • Tablet
  • Smartphone

Para mais informações contacte-nos através do nosso contacto ou do email encontrar2019@gmail.com