REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA MÚSICA



Preço: Gratuito

Nº de Vagas: 20 participantes

(Nº Mínimo para realização do Workshop: 7 participantes)


A Realidade Aumentada (RA), enquanto ambiente de realidade mista ou realidade melhorada, apresenta caraterísticas muito interessantes em contextos educacionais. O seu potencial/ affordances podem ser ampliados quando um sistema de RA é desenhado para conectar diferentes tipos de tecnologias/ medias.

A RA apresenta um conjunto de potenciadores de aprendizagem, nomeadamente:

    • Permite o acesso/ visualização a conteúdos de aprendizagem em perspetivas tridimensionais (3D);
    • Possibilita aprendizagens omnipresentes, colaborativas e situadas; • Proporciona aos utilizadores um sentido de presença, imediatismo e imersão;
    • Torna o invisível visível: a conjugação de um dispositivo de visualização (smartphone ou tablet, por exemplo) e de uma app (aplicação) permite visualizar conteúdos digitais sobrepostos a qualquer objeto do mundo real.
    • Estabelece uma ponte entre contextos de aprendizagem formais e informais.

Na atualidade, a visualização/ criação de experiências de RA está disponível através de um alargado conjunto de ferramentas e plataformas. Em ambientes educacionais, a tecnologia de RA pode ser introduzida recorrendo aos dispositivos móveis dos alunos (smartphones ou tablets) numa abordagem Bring Your Own Device (BYOD) recorrendo a aplicações e conteúdos livres ou através do desenvolvimento de conteúdos.

O presente workshop, através de uma estratégia baseada na produção de conteúdos, visa promover os seguintes objetivos / competências:

    • Introduzir as potencialidades da tecnologia de RA em ambientes educativos;
    • Conhecer a plataforma HP Reveal Studio e a app HP Reveal, adquirindo competências para a criação de experiências de RA tendo por base os seguintes processos;
    • HP Reveal Studio: - Registo na plataforma;
    • Criação de uma aura baseada em imagem;
    • Criação de uma aura baseada em vídeo; criação de uma aura baseada num modelo 3D;
    • Criação de uma aura com interatividade.


Responsável:

    • José Duarte Cardoso Gomes (Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) - Universidade do Algarve )

Coordenador da Escola Básica de Arouca, Coordenador do Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilização Curricular no Agrupamento de Escolas de Arouca, professor de Educação Musical, TIC, Formador e Investigador. É Doutor em Média-Arte Digital, Pós-graduado e Mestre em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, Pós-graduado e Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação – Comunicação Multimédia, Licenciado em História, minor em História da Arte e Salvaguarda do Património, Licenciado em Música e Pós-graduado em Administração Escolar. É investigador associado ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, onde colabora regularmente, contribuindo para publicações nacionais e internacionais e integra, desde 2017, a Comissão Científica da Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Os seus interesses de investigação focam o desenvolvimento, implementação/ estudo de artefactos digitais educativos, sobretudo nas áreas da Realidade Aumentada/ Virtual e a dinâmica de abordagens educacionais inovadoras baseadas nas tecnologias digitais.


Data de Realização: 19 de janeiro – Sábado às 14h00

Localização: Sala WS05 – Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Destinatários: Professores dos Grupos - 250 e 610 (existe a possibilidade de participação para professores de outros grupos de recrutamento).

Duração: 4h – com intervalo (15min)


Material necessário:

  • Computador portátil
  • Tablet e/ou Smartphone Android ou iOS (recomenda-se o sistema Android)
  • Software/app HPReveal Studio

Para mais informações contacte-nos através do nosso contacto ou do email encontrar2019@gmail.com