Palestrantes

Amandine Desille

É uma geógrafa e mora em Lisboa. Os seus trabalhos de investigação centram-se nas migrações internacionais, na governação local, na produção de lugar e nas metodologias visuais. É investigadora auxiliar no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (Portugal), onde participa no projecto Horizon RE-PLACE. É também diretora do Laboratório INTEGRIM. O seu trabalho tem publicado em dois volumes editados pela editora Springer, e em artigos em várias revistas internacionais, incluindo Political Geography e Territory, Politics and Governance. Filmou dois filmes etnográficos: Victory Day (2015) e Je suis partout et nulle part à la fois (2021). Em 2017, obteve o seu doutoramento na Universidade de Poitiers (França) e na Universidade de Tel Aviv (Israel). Antes disso, trabalhou para várias ONG e organizações internacionais, entre as quais a UNIDO e a OIT. 

Daniel Paiva

É doutorado em Geografia pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Atualmente, é investigador contratado no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e também é IP do projeto de investigação UrBio – Making urban planning and design smarter with participatory mobile biosensing, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Num plano mais amplo, a sua investigação foca-se no urbanismo afetivo e na experiência de ambientes urbanos, especialmente no efeito da transformação urbana induzida pelo consumo e pelo turismo na experiência quotidiana dos habitantes. Os seus estudos têm sido publicados em revistas como Transactions of the Institute of British Geographers, Annals of the American Association of Geographers, Progress in Human Geography, Geography Compass e Urban Geography.

Dora Sampaio

Professora Assistente no Departamento de Geografia Humana e Planeamento da Universidade de Utrecht, Países Baixos. Anteriormente foi pesquisadora no Instituto Max Planck para o Estudo da Diversidade Religiosa e Étnica, Alemanha, Universidade de Sussex, Reino Unido, e IGOT, Universidade de Lisboa, Portugal. Doutorada em Geografia Humana pela Universidade de Sussex, tem desenvolvido trabalho de pesquisa e publicado na área das migrações, ciclo de vida, famílias transnacionais e ligações afetivas em vários contextos geográficos na Europa (Portugal e Reino Unido), Brasil e Estados Unidos. É autora do livro Migration, Diversity and Inequality in Later Life: Ageing at a Crossroads e co-editora do livro Aspiring in Later Life. Movements across Time, Space and Generations (no prelo). Faz parte do conselho editorial da revista multidisciplinar Global Networks.

Fernanda Cristina de Paula

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Doutorado em Geografia pela mesma universidade (2017), período no qual realizou Doutorado-Sanduíche na Université de Pau et des Pays de l'Adour, França. É integrante do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (EAU-FAU/ UFF) e realiza pesquisas na área da Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Fenomenologia Geográfica, História do Pensamento Geográfico, assim como riscos, vulnerabilidades e resiliência de lugares e territórios. Atualmente é docente do Mestrado Interdisciplinar em "Gestão Integrada do Território", da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Leonardo Luiz Silveira da Silva

Graduado em Geografia, mestre em Relações Internacionais e Doutor em Geografia. É professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Trabalhou durante parte importante de seu percurso estudando a geopolítica das fronteiras. Em período mais recente tem se dedicado à epistemologia mais-que-representacional, tendo publicado trabalhos em periódicos brasileiros. Recentemente publicou o livro "A excepcionalidade da paisagem e do lugar", que sintetiza o seu esforço teórico.  

Marcia Alves Soares da Silva

Docente do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e  do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá (UFMT). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), período no qual realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade de Évora, Portugal (2017). Coordenadora do grupo de pesquisa HPGEO - História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (UFMT), integrante do GHUM - Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural, do grupo de pesquisa Espacialidades da Cultura (UFPR) e do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Tem desenvolvido pesquisas no campo das Geografias Emocionais, com foco nas experiências urbanas, com temas como Neuroarquitetura, Espaço Público, Arte e Performance, Geografias Olfativas e Geografias Emocionais no/do Ensino.