Toneladas de lixo despejadas, globalmente, só neste ano!

GESTÃO PÚBLICA SE FAZ ASSIM: TRANSFORMANDO UM PASSIVO AMBIENTAL DE TODOS, EM ENERGIA LIMPA E SUSTENTÁVEL PARA TODOS. Habilitar ICMS Ecológico – Resíduos Sólidos Urbanos – RSU

Dando o melhor de nós mesmos, é assim que trabalhamos

PUBLIC MANAGEMENT IS DONE LIKE THIS: TRANSFORMING EVERYONE'S ENVIRONMENTAL LIABILITY INTO CLEAN AND SUSTAINABLE ENERGY FOR ALL. Enable Ecological ICMS - Urban Solid Waste - MSW

Giving the best of ourselves, that's how we work

RSU e CLIMA

Como os resíduos sólidos urbanos (RSU) influenciam as mudanças climáticas?


Antes mesmo de se tornar um resíduo, qualquer produto passa por processos industriais de transformação, desde suas matérias-primas até sua utilização pelo consumidor. Portanto, há emissões de GEE ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Ciclo de vida: etapas de desenvolvimento do produto, desde a obtenção de matérias-primas e insumos até a manufatura, o consumo, a disposição final e o retorno de materiais ao processo produtivo.

O processo de gerenciamento de RSU é passível de gerar impactos ao meio ambiente principalmente no que diz respeito às alterações sobre a atmosfera no âmbito global. A figura a seguir exemplifica algumas etapas do gerenciamento dos RSU e suas potenciais emissões e fontes geradoras de energia.

Os principais GEE emitidos ao longo do gerenciamento de RSU são o CO2 (dióxido de carbono), o CH4 (metano) e o NOx (óxidos de nitrogênio). O metano é proveniente da decomposição anaeróbia no tratamento por digestores e na disposição em aterros, e os óxidos de nitrogênio provêm do tratamento biológico, da compostagem e da incineração.

As etapas de transporte e disposição final representam a maior parcela de geração de GEE do setor. Numa escala global, o setor de resíduos contribui pouco para as emissões de GEE, representando 3% a 5% do total de emissões antropogênicas em 2005, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - UNEP.

No Brasil, o setor de resíduos responde pela menor parcela de emissões no Brasil, com 68,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2014, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Mesmo assim, esta cifra representa um crescimento de 500% desde 1970 e de 80% entre 2000 e 2014. Em comparação com outros setores, o tratamento de resíduos é um dos mais expressivos para as emissões de metano, conforme foi apresentado pelo 3º Inventário de Emissões Brasileiras.

No caso dos aterros sanitários, os GEE continuam sendo emitidos mesmo depois do encerramento das operações, ou seja, mesmo depois de o aterro não estar mais recebendo os rejeitos. Isso decorre do lento processamento das reações químicas e bioquímicas, podendo levar anos até a total degradação dos resíduos.

Como proteger o clima a partir da gestão de RSU?

O setor de resíduos tem a capacidade única de deixar de ser uma fonte geradora de GEE e se transformar no principal setor apto a poupar essas emissões, por ter um potencial de curto a médio prazo para a implementação de medidas que reduzam as emissões de GEE.

Com a abordagem da gestão integrada de RSU, as emissões de GEE podem ser poupadas em toda a cadeia produtiva – desde a extração de matérias-primas, passando por manufatura e transporte, até chegar ao consumidor. Práticas como a não geração de resíduos e o aumento da reciclagem podem levar indiretamente à redução das emissões de GEE, pois evitam a fabricação de novos produtos, economizando assim energia e recursos.

No quadro a seguir, pode-se observar algumas tecnologias e suas respectivas influências no clima, bem como sugestões de melhoria.


O Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) são os principais instrumentos que contêm as diretrizes e recomendações necessárias à implementação da PNRS e da Política Nacional de Saneamento Básico (PNSB). Se implementadas, essas políticas podem contribuir para evitar ou reduzir as emissões de GEE:

  • induzindo a compostagem da fração orgânica dos RSU;

  • gerando energia por meio do aproveitamento dos gases provenientes da biodigestão de compostos orgânicos e dos gases provenientes de aterros sanitários e estações de tratamento (biogás);

  • reduzindo os resíduos recicláveis em aterros;

  • incluindo e fortalecendo as cooperativas de catadores;

  • diminuindo a geração de resíduos sólidos.


DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA O GERENCIAMENTO DE RECURSOS

A RSU Brasil desenvolveu tecnologia própria para o tratamento de todos os tipos de resíduos, recuperando materiais recicláveis e gerando energia.

Nossa tecnologia Lixo Inteligente proprietária reduz a umidade do lixo sem usar fontes externas de calor.

Todos os resíduos recebidos tem soluções de destino adequadas priorizando a sustentabilidade.

O objetivo da RSU Brasil é transformar este mundo em um lugar melhor para as próximas gerações.

NOSSO OBJETIVO:

Missão e Visão

Missão

Transformar Resíduos Sólidos em Benefícios de maneira Amigável ao Meio Ambiente, através de tecnologia proprietária. Gerar e comercializar energia com Rentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, criando valor para os acionistas, clientes, empregados e sociedade em geral.

Visão

Ser a Referência Global em Tratamento & Transformação de Resíduos e Geração de Energia Sustentável.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

Com as constantes mudanças na economia mundial a tarefa de identificar, medir, controlar e administrar os riscos, tornou-se fundamental para a sobrevivência das organizações de todos os portes. Conheça os benefícios que podemos proporcionar para nossos clientes com esta implantação:

TRANSPARÊNCIA

Adotar e difundir uma postura de maior transparência em relação às partes interessadas, através do reconhecimento dos riscos inerentes às suas operações, seus procedimentos de mitigação, bem como sua real eficácia;

DADOS COMPLETOS

Fornecer dados completos sobre o ambiente de riscos habilitando a Companhia a gerenciar mais efetivamente a alocação de capital e até reduzi-lo;

IMAGEM CORPORATIVA

Contribuir para a manutenção e melhoria contínua da imagem corporativa, ao medir, monitorar e gerir impactos de desempenho das operações, estabelecendo um panorama de menor risco às partes interessadas;

COMUNICAÇÃO

Promover uma comunicação eficaz entre as diferentes áreas relacionadas com as categorias de riscos estabelecidas e os órgãos da alta administração.

GERENCIAMENTO DE RISCOS

Prover e disseminar ferramentas e metodologia de controle interno que permitam um efetivo processo de gerenciamento de riscos;


MAIS DESEMPENHO

Maior desempenho organizacional, pois através da implantação da política é possível levantar todos os requisitos para monitorar e analisar criticamente se todos os procedimentos estão sendo seguidos.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS DA ONU

NÃO É APENAS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, É PODER IR ALÉM.

É por isso que a RSU trabalha todos os dias, queremos ir além, por isso estamos alinhados e contribuindo diretamente com 15 ODS's da ONU.

Juntos podemos ir mais longe!

Código de Conduta Ética

A RSU Brasil respeita as leis ambientais, é contra operações ilegais e proporciona tratamento igual a todos os clientes, fornecedores e ao governo. Além disso, oferece condições dignas a todos os seus funcionários e colaboradores, para integrar-se com a comunidade sempre respeitando os direitos humanos.

Observância da Legislação

Em sua atividade, bem como na atividade de seus prestadores de serviços e demais parceiros, a RSU Brasil assegura a observação dos mais rigorosos padrões do comportamento ético, levando-se em conta as leis e regulamentos em vigor e o contexto social envolvidos, empregando cautelas da responsabilidade, integridade e profissionalismo.

Sistema de Gestão Integrado

A RSU Brasil desenvolveu e definiu uma Política do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS), visando fornecer aos seus clientes serviços de qualidade, atuando sempre de modo seguro, saudável e com responsabilidade social corporativa.

Como os países realizaram a disposição e tratamento de RSU de 2011 - 2017, por países selecionados ***