1) CONTRIBUTORS
2) GIT CLONE
3) FIRST COMMIT
4) GIT PULL AND GIT MERGE
5) BRANCH AND MERGE
6) SLACK
É uma ferramenta "open source" que serve para testar o código das aplicações de forma automatizada e integrada para garantir a aplicação em produção evitando "bugs", automatizando as tarefas de CI e CD, processos de testes e deploy.
O Jenkins é utilizado para automatizar as tarefas de integração contínua(CI), ou seja um conjunto de práticas que permitem que um sistema seja compilado, testado e construído em um ambiente separado e independente do de desenvolvimento.
“Integração Contínua é uma pratica de desenvolvimento de software onde os membros de um time integram seu trabalho frequentemente. De forma geral, cada pessoa integra pelo menos uma vez durante o dia – podendo haver múltiplas integrações por dia. Cada integração é verificada por um build automatizado (incluindo testes) para detectar erros de integração o mais rápido possível. Muitos times acham que essa abordagem leva a uma significante redução nos problemas de integração e permite que um time desenvolva software coeso mais rapidamente.” Martin Fowler
O Jenkins será utilizado no projeto ALFA-TR em conjunto com a plataforma do GitHub automatizando a integração dos trabalhos das equipes e permitindo que as mudanças que acontecem no código sejam integradas ao sistema mais rapidamente e de forma contínua, evitando "bugs" indesejáveis.