Calendário 2024 

Abelhas nativas 

sem ferrão

O projeto Rainhas da Floresta e a Editora Hortelã se uniram para trazer a vocês essa reflexão na forma do calendário "Abelhas nativas sem ferrão". Além de apresentarmos 12 espécies a partir de lindas ilustrações e textos informativos, indicamos plantas que as abelhas utilizam para coletar recursos. 

Saiba mais sobre as Abelhas nativas sem ferrão no site oficial das Rainhas da Floresta. 

Calendário 2024

Frutas Brasileiras 

Quando pensamos em frutas, é comum vir à mente aquelas mais tradicionais, como maçã, laranja, pêra, mamão, banana, que encontramos quase o ano todo e chegam mais facilmente às nossas mesas. Mas já parou para pensar qual a origem delas? 

A partir de inquietações como essa, surgiu a proposta para esse calendário, que apresenta em cada mês uma fruta de origem brasileira.


Calendário 2024

Que árvore é essa?

Em nosso cotidiano, passamos todos os dias por várias árvores, mas quantos são os que as reconhecem pelo nome, sabem que flores ou frutos dão, ou compreendem seus ciclos de vida?

Abrimos em 2021 os trabalhos da Editora Hortelã prestando uma homenagem às árvores que estão a nossa volta nas cidades brasileiras. Esse calendário, reeditado agora, apresenta em cada mês uma espécie que é comumente usada na arborização urbana. 

Na margem do fim

Ligia Beatriz Xavier 

A música, a cerâmica, a poesia e a pintura habitam o universo de Ligia Beatriz Xavier desde criança. De pés descalços, brincando na terra depois da chuva, subindo no pé de jabuticaba, abraçada pelas montanhas de Minas, lavando a alma nas cachoeiras, embalada pelos “causos” ao pé do fogão à lenha que a poesia impregnou, tatuou seu corpo, ainda bem pequena, com uma tinta invisível, que só se revelou mais tarde, já morando em São Paulo. 

Sua poesia mostra o seu amor por Minas, nos fala de encontros, da solidão, do feminino.

Com ilustrações da própria autora, "Na margem do fim" é seu primeiro livro de poemas.

O Ogan Alabê, 

de Vitor da Trindade

A partir de sua experiência e de uma profunda pesquisa, Vitor da Trindade, em seu terceiro livro, analisa a figura do Ogan Otum Alabê no Candomblé, sacerdote de destaque nos rituais religiosos, mas que também é um músico virtuoso.

Andanças na terra 

de Renata Siegmann

Renata e Thiago largaram seus empregos e iniciaram uma viagem por diversos países, trabalhando em fazendas que utilizam práticas regenerativas. 

O livro traz a jornada do casal, na verdade, como um pano de fundo, quase uma desculpa para apresentar os universos que encontraram em seu caminho: permacultura, autossuficiência, agrofloresta, saberes indígenas... 

Reviravolta no céu,

de Marília Rizzon

Nesse ensaio, Marília Rizzon, a Lila, nos mostra, a partir de uma reflexão aprofundada sobre a atrologia, como o espaço do simbólico, dos planetas, dos mitos e dos arquétipos foi sendo aplicado no cotidiano para cristalizar ideias e valores do patriarcado, esse sistema que reforça a inferioridade feminina e da Terra, assim como os papéis esperados para as mulheres. O livro propõe, ainda, não só em relação à prática astrológica, uma nova forma de entender o ser humano e sua maneira de estar e se relacionar no mundo.

Alguns verbos para o jardim de J., 

de Keli Vasconcelos

A história de Jéssica e Joia é um romance sobre contrastes, mas é também sobre encontros.

Do Amor (Que Tive), 

de Giovanna Cezar

Este é um livro sobre o amor em suas diversas formas, tempos e estações. Acima de tudo, este é um livro sobre amores finitos.

LEIA UM CONTO DO LIVRO

Hello, Adam,

de Antonio Marcello

Todos que entram em nossas vidas vêm com um propósito. Não há coincidências.

LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO

Caderno 

Ipê-roxo

São os ipês-roxos que abrem a temporada de floração dos ipês, em junho. São várias espécies com flores de rosa intenso, que se misturam nas cidades, mas que apresentam características bem parecidas: as árvores perdem todas as folhas e, quando menos percebemos, estão abarrotadas de flores em forma de corneta.

Caderno

Quaresmeira

As quaresmeiras, como o nome já diz, costumam florescer perto da Quaresma, período que antecede a Páscoa, mas também podem estar floridas em outros momentos do ano. Suas folhas verde-escuras contrastam com as flores em diversos tons de roxo. É nativa da Mata Atlântica e pode chegar a 12 metros. 

Caderno 

Jasmim-manga

Apesar de exótico (é originário da América Central), o Jasmim-manga tem sido bastante usado na arborização urbana por seu pequeno porte e sua beleza. Apresenta caule liso e flores que lembram uma estrela de cinco pontas. No verão, costuma estar exuberante, com a copa cheia e colorida, mas perde folhas e flores no inverno.

Frutas Brasileiras 

Planner 2023

Organize seu ano com nosso planner mensal!

A cada mês, uma fruta brasileira para acompanhar você ao longo de 2023.

Papel reciclado, 28 páginas, tamanho 25 x 19 cm, miolo em 90 g/m2, capa em 150 g/m2.

ESGOTADO

Coletânea de poemas que usam as árvores como tema.

DISPONÍVEL ONLINE

editora.hortela@gmail.com

Instagram