MESAS e GT'S

EVENTO VIRTUAL E GRATUITO EM 2022

MESA 1 – TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS/AMBIENTAIS: ELEMENTOS, CONTEXTOS E MÍDIA EM PERSPECTIVAS


Objetivo: Refletir sobre as intensidades das transformações, seus promotores, suas intenções, apresentadas e efetivamente vivenciadas e com isso compreender quem são os beneficiários dessas respectivas transformações, se todos se beneficiam de mesma forma e por fim, quais as consequências desse processo de transformação, como também, como tais informações são veiculadas pela mídia de massa ao grande grupo.

Palestrante 1. Rita Silvana Santana dos Santos
(Universidade de B
rasília - UnB)


Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH). Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia), mestra em Engenharia Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutora em Educação (Universidade de Brasília). Desenvolve pesquisas e ações nas áreas de educação ambiental, currículo, formação docente, e Agenda 2030/ ODS e suas interfaces com raça-etnia. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na FACED/UFBA investigando a relação entre cosmopercepções africanas/afrodiaspórica e educação ambiental em contextos curriculares. Pesquisadora visitante da Faculdade de Educação da UFBA, via programas de pós-graduação em Educação e em Difusão do conhecimento.

Palestrante 2. Leonardo Kaplan
(Universidade
do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)


Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, pelo Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação, licenciado em Ciências Biológicas e bacharel em Ciências Biológicas - modalidade Ecologia também pela UFRJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Pedagogia Histórico-Crítica, Análise Crítica do Discurso, Políticas Públicas Educacionais e Ensino de Ciências e Biologia. Coordenador acadêmico do Programa Desenvolvimento e Educação - Theotônio dos Santos (ProDEd-TS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade (LIQUENS-UERJ). Coordenador geral dos projetos de extensão "Educação ambiental para professores de escolas públicas: perspectivas teóricas e práticas" e “Grupo de Estudos em Educação Ambiental Crítica e Pedagogia Histórico-Crítica na escola pública: formação docente e práticas pedagógicas”.

Palestrante 3. Martha Batista de Lima
(Organizadora e Autora do livro Oboré: quando a Terra fala - Editora Arapoty 2022)


Nascida em Manaus -AM, Brasil, 1964. Esteticista e Massoterapeuta (SENAC, 1994). Formação em Pedagogia dos Anos Iniciais e Educação Inclusiva (UFSC, 1999) e Pós-graduada em Metodologias do Ensino Superior (UEG/GO, 2003). Homeopata não-médica e Fitoterapeuta (UFLA EAD, 2007). Criadora e locutora programa Pós Zé na Rádio Comunitária Campeche em Florianópolis - SC. Cocriadora do Projeto de Bioconstrução do Novo Estúdio da Rádio Campeche. Dirigiu e coordenou os vídeos do Programa de Aproximação à Transdisciplinaridade com Daniel José Silva. Atualmente Membro do Instituto Muhda SC - Conselheira sobre Povos Originários do Brasil. Membro do CETRANS - Coordenação da UA Comunidade. Palestrante no 3CMTD, Mediadora na Semana dos Povos Originários do Brasil. Palestrante no FSMJD 2022 Organizadora e Autora do livro Oboré: quando a Terra fala - Editora Arapoty 2022.

MESA 2 – OS MOVIMENTOS E CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS EDUCADORES AMBIENTAIS: ONDE ESTAMOS E PARA AONDE VAMOS?


Objetivo: Refletir sobre a EA como lugar de luta, de resistência e de transformação tanto nas práticas educativas em espaços formais, bem como nos espaços não-formais, buscando construir coletivamente novos caminhos para minimizar a degradação do meio ambiente e a desigualdade social. Os retrocessos na política ambiental atingem, principalmente, áreas e populações vulneráveis contribuindo com o agravamento dos riscos, danos e impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Palestrante 1. Maria Odete da Rosa Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG
)


Professora do ensino superior na FURG, Universidade Federal do Rio Grande - RS, área de didática, instituto de Educação. Experiência na licenciatura em Educação do Campo e estágios engajados com comunidades quilombolas. Desenvolve pesquisas em áreas interdisciplinares dentre elas com comunidades pesqueiras tendo como foco as mulheres inseridas na cadeia produtiva da pesca. Possui experiência em projetos comunitários de educação ambiental como condicionantes de licença ambiental federal, especificamente nos projetos de mitigação e compensação das atividades de petróleo e gás no Brasil. Titulou-se como doutora em Educação ambiental pelo PPGEA/FURG (2011), possui graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental e especialização em Educação Brasileira, tem atuação em diversas áreas tendo como temas transversais gênero, diversidade étnica e racial, como também políticas públicas.

Palestrante 2. Mauro Guimarães
(Universidade Federal Rural do Rio
de Janeiro - UFRRJ)


Professor Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS/UFRRJ) - Pós-Doutorado em Educação (UFMT e USC/ES); Doutorado em Ciências Sociais (UFRRJ); Mestrado em Educação (UFF); Especialização em Ciências Ambientais (UFRRJ); Graduação em Geografia.

Palestrante 3. Clara da Rosa Pereira

Doutora em Educação Ambiental (2020), Mestra em Gerenciamento Costeiro (2013) e Licenciada em História (2011), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.


GRUPOS DE TRABALHO (GTs): Os Grupos de Trabalho deste ano foram pensados a partir das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (PPGEA-FURG), pois sentimos a necessidade de aproximar as discussões que têm sido abordadas na área em geral, com o que tem sido produzido dentro da academia.



GT 1 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSINO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS)


Este Grupo de Trabalho é voltado para discussões acerca da formação de educadores(as) ambientais e suas práticas educativas nos espaços formais de educação, desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Busca reunir pesquisas que versem sobre os processos formativos e práticas educativas nos espaços formais de educação, e que abordem práticas e saberes docentes referentes à Educação Ambiental. Reúne ainda trabalhos que problematizem a inserção da Educação Ambiental na formação de professores bem como a presença dos pressupostos da EA nas práticas pedagógicas das instituições formais de ensino. Pretende também promover reflexões e debates acerca das identidades de educadores ambientais e discutir sobre as redes de aprendizagem que constituem tais sujeitos.



GT 2 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL: O que acontece quando a Educação Ambiental extrapola os muros das instituições de ensino?


Este Grupo de Trabalho é voltado para estudos da Educação Ambiental Não-Formal, que não está contida no recorte espacial das instituições de ensino, mas que orienta sua atuação para ações e processos formativos voltados para a sensibilização da coletividade. Essa linha de pesquisa estende-se para outras dimensões, para além dos muros das instituições, para construir coletivamente caminhos para vidas atravessadas pelo quadro de degradação ambiental mundial e pela desigualdade social. Procurando compreender a constituição, as dinâmicas e os sujeitos da Educação Ambiental Não-Formal buscaremos, a partir dos debates proporcionados e da apresentação dos trabalhos, construir coletivamente um espaço de reflexões contemporâneas acerca das questões socioambientais que permeiam a sociedade e que não são abordadas apenas através da Educação Formal. Os trabalhos apresentados neste GT devem ser orientados pelo questionamento: O que acontece quando a Educação Ambiental extrapola os muros das instituições de ensino?



GT 3 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Refletindo sobre as relações entre a sociedade e o ambiente para a construção de perspectivas educacionais transformadoras


A Educação Ambiental tem desenvolvido a sua produção do conhecimento a partir de um viés epistemológico específico de sua área de estudo, a qual busca novas formas de compreensão dos processos educacionais. As pesquisas focadas nos fundamentos teóricos da Educação Ambiental podem contribuir para a construção de perspectivas transformadoras a partir da observação e reflexão crítica das diferentes formas pelas quais o campo da Educação se apresenta articulado à sociedade contemporânea. Nesse sentido, os fundamentos da Educação Ambiental com seus elementos históricos, antropológicos, sociológicos, filosóficos, éticos e epistemológicos, tem como objetivo refletir sobre os aspectos que estabelecem formas de entender as relações entre a humanidade e o ambiente que se perpetuam ou se transformam ao longo do tempo, e que permitem construções de perspectivas críticas sobre o campo. Assim, este GT tem por objetivo acolher trabalhos que dialoguem com os Fundamentos de Educação Ambiental e que tragam reflexões sobre a epistemologia enquanto produção do conhecimento de forma teórica, e ainda, conceitos e práticas de Educação Ambiental.