Sediado no Parque Ecológico do Tietê, Zona Leste da capital de São Paulo, o Museu do Tietê demonstra as transformações sofridas ao longo dos anos pelo Rio Tietê, fruto de um desenvolvimento econômico desorganizado e predatório, assim como a sua recuperação através dos projetos levados a cabo pelo DAEE e outros órgãos governamentais.
Implantado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), foi inaugurado no dia 22 de setembro de 1999, data em que é comemorado o “Dia do rio Tietê” e tem como principal objetivo contribuir para o ensino voltado para a cidadania, preservando e fornecendo para a população a possibilidade de pesquisa, estudo e apreensão da cultura.
Seu acervo reúne uma série de imagens, objetos da cultura indígena e painéis com o objetivo de demonstrar como o rio Tietê contribuiu e vem contribuindo, decisivamente para a história de São Paulo.
Dentro do Projeto de Revitalização – 2004, o Museu passou por reformas, ampliações e recebeu uma nova fachada projetada pelo Arquiteto Ruy Ohtake.
O parque também conta com um salão de curiosidades, um local na qual reune diversas peças antigas como mimeógrafos, câmeras fotográficas e até mesmo diversos animais empalhados e conservados em formol.
Localização: Núcleo Engenheiro Goulart do Parque Ecológico do Tietê, Parque Ecológico do Tietê
Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart – São Paulo – SP
Visitação:
Funcionamento: terça a domingo, das 09:00 as 16:00
Contato:
Telefone: (11) 2958-1482, 2958-1477
Entrada Gratuita.