Estudos da interface linguística e ensino, com foco interdisciplinar. Tem como objetivo principal produzir conhecimento científico acerca das relações entre estudos da linguagem e educação, mais especificamente no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras. Congrega investigações na área de crenças, novas tecnologias e ensino, tradução e estudo intersemióticos, letramentos e multiletramentos, práticas didático- -metodológicas de ensino de línguas estrangeiras, dentre outras.
Quando pensamos nos aspectos que estabelecem a oralidade, a pronúncia e seus constituintes (aspectos segmentais e suprassegmentais) aparecem em desproporção nos estudos realizados. Dessa forma, essa linha de pesquisa pretende reunir pesquisas que se centram na descrição da língua oral, a partir das teorias da fonética, da fonologia e da prosódia, assim como investigações que se centrem em propostas de aplicação do tema da pronúncia e análise de materiais ao ensino de línguas adicionais.
As investigações a serem desenvolvidas nesta linha de pesquisa abarcarão a reflexão sobre literatura e ensino baseados no aspecto recepcional. Assim sendo, os pressupostos teóricos e metodológicos partirão da análise e interpretação do texto literário em línguas estrangeiras a partir do diálogo entre a crítica literária e as práticas pedagógicas vivenciadas na universidade e nas escolas da rede básica de ensino.
Estudos de práticas discursivas e de estratégias de produção de sentido em eventos de linguagem em língua estrangeira. Tem como objetivo principal produzir conhecimento científico acerca das relações entre linguagem, texto e discurso, em perspectiva sócio-histórica situada. Congrega investigações na área de análise do discurso crítica, análise do discurso francesa, linguística de texto, gêneros textuais, dentre outras.