Dura Verum, Sed Verum INDEXADOR

O competente cerca-se dos MAIS competentes. Já o esperto cerca-se dos MENOS espertos.

Jacinto Murowaniecki


Os Brasileiros podem ser agrupados em apenas duas categorias: bandidos e vítimas. Difícil é chegar ao consenso sobre qual das duas categorias atualmente é maioria.

Na esfera pública, as impropriedades acontecem todos os anos não aos milhares, mas aos milhões de vezes. Políticos roubam. Apadrinhados roubam. Juízes roubam. Ministros roubam. Presidentes roubam. Administradores roubam. Funcionários roubam. Até merendeiras, faxineiras, motoristas roubam. Na esfera privada é parecido. É o cidadão que bebe e dirige, que faz uma "gato" de água ou luz, que sugere uma "cervejinha" em troca de uma multa, que paga por um lugar na fila, que vende seu voto, que vota no bandido por qualquer vantagem pessoal. Sem falar nos saques de cargas na presença do caminhoneiro esvaindo em sangue, nos roubos de carga em que uma comunidade toda participa, no acobertamento do errado.

Quem tem o poder de mudar isso tudo troca sua alma por privilégios. Procuradores, Desembargadores, Juízes, Fiscais, Policiais, Professores. Nenhuma categoria está imune. Lançam os cidadãos aos abutres em troca de gratificações, de um cargo para a esposa(o) e para as filhas(os), de um extra-teto, até de um simples reajuste salarial.

Não podendo ainda abraçar a causa por inteiro, no momento os objetivos do site Duraverum são:

1 - denunciar improbidades ocorridas no âmbito do Senado Federal. Se acontece lá, na Câmara Alta do Congresso, baluarte da defesa dos direitos do cidadão, quem dirá nos outros órgãos.

2 - denunciar o alinhamento das administrações para com os objetivos espúrios do crime organizado que tomou conta do governo. Uma das ferramentas criminosas utilizadas no serviço público é a substituição da burocracia por um conjunto de Normas e Processos que simulam uma burocracia, e está presente nas administrações dos principais Órgãos dos Três Poderes, inclusive em organismos como o TCU e o MPF. Isso acontece a partir de um mecanismo de elaboração pseudo-técnico acobertado e a serviço de criminosos com poder decisório. O objetivo desse mecanismo é conseguir uma "não sujeição" à burocracia, e, assim, não ser necessário ou possível atingir aos objetivos ansiados pelos demandantes. A existência de uma burocracia implicaria na existência de meios, de normas, de prazos, de recursos, e, consequentemente, também implicaria em transparência, em responsabilizações, em sindicâncias e em punições, principalmente por desídia e prevaricação. Tudo isso é, portanto, resultado da existência de um processo ainda maior, conjuntural, patrimonialista e sistemático, e que funciona para atingir seus próprios objetivos, notadamente, improbidades.

Dada a complexidade do tema, e diante da total inexistência de discussões sobre o assunto em um plano macro, apresento nos Temas Relacionados a Improbidade uma sequência de assuntos a serem estudados para que fique compreensível a forma como esse mecanismo opera. Futuramente apresentarei minhas conclusões envolvendo os assuntos Sistema e Burocracia.

3 - preservar e divulgar documentos históricos

4 - incentivar melhoria na segurança pessoal do cidadão

Temas relacionados a Improbidade

No link "Desinformação", entenda como agentes públicos utilizam de conhecimentos de Inteligência para evitar a apuração de denúncias.

No link "Whistleblower", entenda porquê o denunciante de boa fé é figura quase inexistente no Brasil. Saiba quem é o cidadão que os maus políticos odeiam, e porquê.

No link "A Contrainteligência no Senado Federal", a história completa sobre a atividade naquele órgão. Como e porquê começou. As sabotagens à Operação Lava-jato. A operação Métis. Detalhes sobre os equipamentos, o que são e para que servem.

No link "MPF - avalista da improbidade?", detalhes sobre como o Ministério Público Federal é utilizado como instância em prol da improbidade, uma situação que também afeta o TCU e Justiça Eleitoral.

No link "Previdência", como é inglória a luta para evitar que os recursos dos trabalhadores sejam desviados, escondidos e roubados.

Temas relacionados a Fatos Históricos

No link "Documentos Confidenciais", o que a recuperação de uma pequena pasta de documentos que estava a caminho da destruição poderia revelar? Descubra.

No link "Marcha dos Cem Mil do ano de 1999", algumas fotos tiradas por ocasião daquele importante evento, a partir da rampa do Congresso Nacional.

Temas relacionados a Segurança

No link "Chave criptográfica vinculada", aprenda um método que lhe possibilitará elaborar milhares de senhas diferentes e seguras, sem que seja necessário decorar ou utilizar qualquer software de gestão de senhas.

A regra do presente site é a transparência. Todos os documentos aqui publicados são originais e podem ser auditados. Os links são periodicamente verificados, mas eventualmente algumas fontes externas podem estar indisponíveis. O conteúdo das páginas aqui indexadas é dinâmico, ou seja, pode ser alterado a qualquer momento para atualização ou correção de informações. O site foi elaborado em fevereiro de 2017 e disponibilizado em 06 de março do mesmo ano. A última alteração de conteúdo foi realizada em 15 de maio de 2018. Autorizo a cópia do conteúdo no todo ou em parte, desde que citada a fonte e o autor.