Matemática e Física

reflexões educacionais sobre as ciências exatas

Não faça as malas dos seus filhos

Vou te mostrar como é possível aprender matemática e física em uma viagem de férias com a família. No entanto, queria combinar com você duas coisas antes de iniciar esta leitura. O primeiro é de ordem prática: não resolva os problemas dos seus filhos. O segundo é de ordem emocional: não tenha medo de perdê-los. Se você estiver disposto a encarar esse desafio, embarque comigo nesta viagem!


Por que a grande maioria dos pais resiste em ensinar matemática para os seus filhos? Não acho que a dificuldade seja falta de conhecimento. O problema ocorre quando o sonho dos filhos é o pesadelo dos pais. Muitos pais temem que as crianças descubram que não são obrigadas a permanecerem como dependentes deles e que podem a qualquer momento decidir sair de casa. A matemática aplicada empodera e emancipa, pois pode fazer com que os desejos dos filhos se materializem sem os pais. 


É preciso ter coragem antes de prosseguir com essa leitura. Respire fundo e conte até dez! Se necessário, use os números decimais. O primeiro passo está na preparação da nossa viagem e é isso que eu estou chamando de: não faça as malas dos seus filhos! Permita que as crianças estimem quantas trocas de roupa vão precisar por dia e façam a multiplicação pelo total de dias da viagem. Deixe que eles pesquisem a previsão do tempo para decidirem se vão levar o pijama mais quentinho, o mais fresquinho ou nenhum dos dois.


Permita que as crianças saibam qual é o custo-benefício de fazer a viagem com o carro de vocês, com um carro alugado, de Uber, ônibus ou avião. Caso vocês decidam pelo avião, permita que eles pesem suas próprias bagagens. Deixe que eles descubram o preço do combustível, quantos quilômetros por litro um automóvel faz na estrada e lembre-os de fazer um levantamento do custo dos pedágios. Você também pode levar em conta a manutenção do carro e os riscos de multas. Uma outra dica, não tenha muita pressa, do contrário você irá acabar fazendo tudo por eles de novo.


Aproveite para deixá-los fazer uma previsão dos custos com hospedagem e alimentação. Comparem juntos os valores e permita que seus filhos tomem decisões sobre algumas das atividades que vocês vão realizar em família. Se eles receberem algum poder para decidir, isso irá conduzi-los a raciocinar melhor e a amadurecer. Não acredito que podemos gerar autonomia nos outros, mas podemos dar um empurrãozinho, abrindo mão do nosso poder, e não é tão difícil assim entregar às crianças autonomia para tomarem algumas decisões. Não se preocupe caso elas decidam realizar atividades ruins, pois você pode estar enganado quanto a isso, além de que as crianças também são capazes de aprender com seus próprios erros. Se você continuar a tratá-las como incapazes, é provável que seja isso mesmo que reste a elas para se tornarem no futuro.


Deixe que seus filhos assumam a responsabilidade se vão levar os pets para a viagem, quanta ração e água deveria ser reservada a eles. Há também o problema de como as plantas vão ser regadas. Para isso é possível construir mecanismos simples com garrafas de reciclagem que funcionam com a força da gravidade, mas existem outros que podem ser controlados à distância. Alguns sensores são capazes de verificar o nível de água, outros podem até fazer a irrigação automatizada com horário programado ou a partir de um sensor de umidade do solo.


Antes da viagem, utilize as escalas do mapa para estimar visualmente quantos quilômetros serão rodados. Discuta o que significa a escala de 1:100 000, ou seja, porque 1 cm no papel equivaleria a 1 km na realidade. Depois da viagem, compare esse deslocamento gráfico com aquele medido pelo hodômetro do automóvel e discuta a diferença. Vocês ainda podem anotar o tempo da viagem e obter qual foi a velocidade média no percurso, descontando ou não as paradas que tiverem feito. 


Posso ainda sugerir um aprofundamento. Qual seria o tempo total de viagem caso a nossa velocidade média tivesse sido 20% menor? Engana-se quem pensa que ela teria se prolongado 20% a mais no tempo. A resposta certa é que ela teria demorado 25% a mais. Se você duvida, então faça as contas. Um outro problema que pode ser ainda mais complexo é: valeu a pena ter corrido tanto?


Ao longo da viagem costumamos usar o Global Positioning System, mais conhecido como GPS. Você sabia que o seu dispositivo móvel é capaz de calcular o tempo que demorou para os sinais dos satélites chegarem até ele e a partir de algumas triangulações faz o cálculo da latitude, da longitude e até da altitude? Você já notou que a velocidade do carro calculada pelos aplicativos é um pouco menor do que aquela que é medida pelo velocímetro do carro e que elas podem ser diferentes daquela que é apresentada pela lombada eletrônica ou pelo radar? Como cada um desses instrumentos obtêm os dados sensoriais para calcular a velocidade média? Não precisamos esperar que alguém responda tudo por nós, pesquise junto com seus filhos.


Há incontáveis projetos de pesquisa que podem surgir a partir de cada uma dessas perguntas. Caso a viagem ocorra com um motorhome ou um veleiro, projetos adicionais poderiam ser explorados: estoque de mantimentos, economia de combustível, planejamento do abastecimento de água, autossuficiência energética, descarte de resíduos e de esgoto, sustentabilidade financeira, social e ambiental. 


Dizem que aquele que ama os seus animais cuida deles. Para cuidarmos de um ser vivo, existe a necessidade que ele seja retirado da natureza, depois domesticado e enfim encarcerado em uma gaiola? Essa mesma pergunta se aplica aos nossos lares. As crianças precisam estar sujeitas ao controle de alguma organização o tempo todo? Não acredito que existe certo ou errado nessa resposta, até porque cada caso é um caso, cada família é uma família, cada governo é um governo e cada idade é uma idade. Só sei que no momento em que reconheci que não havia justificativa para continuar limitando meus filhos às minhas inseguranças, renunciei à responsabilidade paternal e social de fazer as malas deles. A partir desse dia, escolhi deixar as gaiolas abertas.



Marcio Kobayashi, São Paulo, 21/05/2023

Veja o sumário com todas as reflexões sobre Matemática e Física.


Para mais conteúdos sobre homeschooling e unschooling, acesse a página de Educação domiciliar.

Se você tem interesse em um aprendizado por intermédio de experiências e projetos de eletricidade e eletrônica, veja essas páginas a seguir.