Este post é para todos os meus amigos e amigas que estão a entrar agora na faculdade e que se sentem muito stressados, acham que não são capazes e que pensam que vão se desmoronar. Eu sei que têm sido tempos difíceis, mas eu posso ajudar-vos.
Sei que muitos gostavam de fazer um gap year e que talvez não puderam, mas fiquem a saber que ia afetar ainda mais o vosso ritmo e compreensão das matérias. Iam descansar sim, mas a meu ver não compensa ter tanto descanso. O melhor gap year seria um em que também estudasses e que treinasses o hábito de estudar, para depois quando começasse a faculdade, estares minimamente preparado para o que aí vem. Se tu és daqueles que não pode fazer gap year não te preocupes e vou dizer porquê.
Esta pandemia atrasou tudo e ficámos todos fora de tempo. Mas tivemos tempo antes de começarem as aulas da faculdade. Este tempo serviu que chegue para descansar a vossa cabeça. Alguns podem pensar que não, e que deviam ter tido muito mais tempo, mas esse tempo iria prejudicar o vosso ritmo de estudo e de aprendizagem. Por isso a meu ver, vocês estão numa boa posição, têm é de aproveitá-la.
O stresse e a ansiedade é algo que muita gente enfrenta agora durante as primeiras aulas. Parece que voltaram a ser burros (o que não é verdade), que já não sabem fazer nada, não percebem o que os professores dizem, que não aguentam estudar tudo o que têm a estudar e que não têm tempo. Mas isto tudo é mentira. Tu não és burro, tu sabes fazer muita coisa, tu aguentas estudar e também tens tempo! O que está a fazer com que aparentes ser como pensas é o stresse que estás a ter. É normal teres stresse num momento destes, mas não quer dizer que não possas fazer nada para acabar com ele, e muito menos que devas continuar a tê-lo. Essa ansiedade está a fazer-te mal. O facto de pensares e stressares devido a "não estares a perceber nada" está a fazer com que percebas ainda menos, pois a tua mente está focada no que não deve. Está a focar no facto de supostamente não estares a conseguir tirar o melhor proveito (gerando ainda mais stresse), em vez de focares no que os professores estão a dizer e a ensinar. Se de facto não estiveres a perceber, relaxa... respira fundo e presta atenção, apanha o que puderes apanhar, aponta e tira as tuas dúvidas com o professor. Não tenhas receio de tirar dúvidas com o teu professor, ele percebe pois como deves perceber, já lhe perguntaram muitas coisas, logo o que perguntares não o vai surpreender pela negativa . Mesmo que não consigas tirar com o professor (que é difícil, a não ser que estejas focado no quão "burro" és) podes tirar com os teus colegas que estão a perceber melhor a matéria. Esta também é uma boa maneira de acelerar o processo de criação de amizade, pois irão estar a ajudar-se um ao outro. Quem ensina, fica a perceber ainda melhor e quem é ensinado, fica esclarecido. Se isto não resultar procura nos manuais (poderás fazer isto em primeiro ou segundo lugar), ou então pesquisa na internet que é onde tudo acontece hoje. Não tenhas medo de não conhecer ninguém, é normal, pois é um ambiente novo. Vê tudo isto como uma oportunidade para criar grandes amizades e não como um ambiente onde estás sozinho, porque de facto não estás. Só por falares com alguém de lá, sobre a faculdade e a experiência dos dois, já crias uma ligação com essa pessoa. É muito fácil conhecer pessoas novas e criar uma ligação mínima, a ansiedade social é um medo irracional, pois não há nenhum perigo em falar com um colega teu da universidade.
Não podes pensar que não vais aguentar, nem no que está a correr mal. Tens de pensar no porquê de estares no curso que estás, que é para teres um futuro melhor e mais feliz. Assim que te aperceberes disto, irás ter mais motivação, disposição e vontade de trabalhar. Se pensares que não vais conseguir aguentar vai criar ainda mais stresse e ter um impacto ainda pior. Se não te estás a dar bem agora na faculdade pode ser por te estares a enganar a ti próprio (podes estar a dar-te bem), por teres perdido um pouco do hábito de estudar ou até pelo stresse. Não te esqueças que também pode ser um conjunto de coisas.
Com tantas matérias novas é importante manter a organização, caso contrário isso cria ainda mais stresse e menor compreensão das matérias. A organização não é importante apenas pela compreensão, mas também pela tua vida e saúde mental. Organiza o teu dia e estipula intervalos de tempo para descansares. Não procures fazer tudo de seguida (no que toca ao estudo) porque se não tirares intervalos pequenos no meio, a tua produtividade e compreensão decrescem.
Não faças da tua vida a faculdade. Também mereces tempo para ti. Tempo para veres os teus amigos, tempo para a família ou tempo só para dormires na tua caminha confortável. Desde que não interfira com o teu estudo num longo período de tempo (se estiver a ocupar-te muito tempo) é uma maneira muito boa de te manteres saudável mentalmente. O facto de fazeres estas pausas e teres tempo para ti, só vai ajudar a longo prazo, pois ficas com menos stresse e ficas mais tranquilo, o que contribui para um melhor estudo, evitando também o burnout. Que bom não é? Então começa a fazê-lo.
Não vou dizer que os próximos anos na faculdade vão ser fáceis, porque sei que não o serão. Nem vou dizer que vais dormir sempre mais de 7 horas e que não vais ter de fazer diretas ou de deixar de fazer coisas que gostas, porque isso eventualmente vai acontecer. Mas eu sei que tu és forte, aguentaste 12 anos seguidos de ensino, agora é a prova final! Tu consegues e não digas que não. Tu não és burro, e sim muito inteligente, caso contrário, nem terias conseguido entrado na faculdade. Tu tens sempre tempo, acredita. E por muito que estejas cansado sempre tens energia para estudar mais um pouco, mas tens de priorizar o descanso e o sono, pois eles permitem por o teu cérebro pronto a funcionar e evitam o burnout. Sei que tu vais conseguir, independentemente de quem sejas ou em que situação estás, porque de certeza que já houve alguém que esteve numa situação pior que tu e conseguiu acabar a faculdade.
Faz a tua sorte, luta pelo teu futuro.. pelos teus sonhos. Trabalha agora para no futuro descansares. Trabalha e terás o que mereces...
Obrigado por leres este post! O que achaste? Envia-me feedback aqui!
Também me podes dar sugestões de conteúdo, assim posso ajudar-te a ti e a muitas mais pessoas com o teu problema!