Quantos de nós compramos roupas mesmo tendo os armários cheios? Quantos compram coisas que nunca chegam a usar? Em vez de gastarmos o nosso dinheiro e tempo nisso, devíamos gastar em algo que contribui para o nosso crescimento e bem estar.
Roupas, carros, o melhor telemóvel, o melhor computador, jóias, acessórios e aqueles tênis da nike que toda a gente usa (tu sabes de quais estou a falar, sim aqueles a preto e branco). O que têm em comum? São todos objetos, coisas físicas e por isto têm outra coisa em comum... podem ser roubados, vandalizados, estragados e desvalorizados. Sendo assim, em vez de gastares o teu tempo e dinheiro em coisas que podem ser tiradas de ti investe em ti! Tudo o que tens na tua cabeça, os teus pensamentos que se manifestam na tua maneira de agir, o teu conhecimento, as tuas aptidões sejam elas físicas, mentais ou emocionais têm coisas em comum também: elas não são físicas, logo não podem ser roubadas (a não ser que te paralisem, que te tirem a vida, ou que inventem uma máquina para retirar informações que estão ligadas aos nossos neurónios, mas acho que isso ainda não é possível por isso estás salvo disso). Por serem algo impossível de roubar, por poderem melhorar como te sentes, como vives e ajudarem no que toca ao sucesso, acredito que toda a gente devia investir.
Bem vamos começar pelo lado emocional que acredito que é um dos mais fortes. Ao investires tempo e talvez dinheiro (o que não é necessário, mas ajuda sempre) podes aprender a ter mais inteligência emocional, e com isto quero dizer que tu vais viver mais feliz! Vais ficar menos triste quando algo vier contra ti, uma coisa muito má, como a morte de alguém próximo, ou até coisas simples como não conseguires ver o jogo da tua equipa preferida. Vais viver mais feliz, mais grato, mais calmo, mais tranquilo e menos triste, stressado, ansioso, envergonhado... enfim, todos os maus sentimentos vão melhorar e todos os bons vão melhorar desde que aprendas a controlá-los e a diminuíres ou a aumentares as suas intensidades. Com a inteligência emocional podes aprender a enfrentar os teus maiores medos e desbloqueares o que eles bloquearam, fazendo com que se abram muitas portas na tua vida e aumente o teu desempenho.
Podes melhorar a tua inteligência emocional investindo em experiências espirituais, começares a praticar gratidão, estudares acerca de emoções , como elas se formam e como elas te afetam.
Agora a parte mental. Com a parte mental eu refiro-me a todos os conhecimentos e aptidões mentais. Estas têm mesmo um grande impacto na nossa vida. Elas podem determinar se tens sucesso, independentemente da tua definição de sucesso. O que damos de comer à nossa mente vai influenciar todos os campos da vida, direta ou indiretamente. Foca em estar sempre a aprender e a evoluir, quer seja em algo que precises para o teu trabalho de sonho, que aumente o teu valor ou que simplesmente seja algo de que tu gostes. Podes aprender sobre negócios, falar inglês, gatos ou até patos de borracha... é estranho, mas se te faz feliz, segue em frente! Na minha opinião deves focar-te primeiro em aprender tudo o que poderes de modo a teres liberdade e abundância e só depois aprenderes mesmo sobre o que tu queres (claro podes aprender sobre o que tu queres antes, é só uma opção). Assim terás mais tempo para fazer e aprender o que mais amas. Foca também em manter a tua mente saudável, com isto vem o sono, a nutrição, as emoções e muito mais.
Finalmente fisicamente. As aptidões físicas são muito importantes não só para a nossa saúde, mas também para o nosso dia a dia. Se mantivermos uma boa forma física, irá ser muito mais fácil subir escadas, andar e não ficaremos tão cansados no fim do dia, até teremos mais energia! O corpo é o teu veículo, tens de saber usá-lo bem para evitar acidentes, aumentar o rendimento e prolongar o período em que é útil. Uma boa maneira de manteres o teu corpo saudável é treinares 3 vezes por semana ou apenas fazeres caminhadas diárias. Não te esqueças de ter uma boa alimentação e adquirires todas as vitaminas e nutrientes necessários!
Só por teres de investir mais em ti, não quer dizer que andes aí vestido como um sem abrigo. A roupa também tem benefícios como aumentar a nossa confiança, auto-estima e o modo de como vemos a nós próprios. Todos estes benefícios têm um grande impacto em todas as áreas da vida. Lá por teres de te vestir bem, não quer dizer que tenhas de ter 20 estilos totalmente diferentes. Podes ter menos peças de roupa e com elas formar vários estilos, para isto a criatividade é uma grande ajuda.
O que estou a tentar transmitir-te com este post é que deixes de gastar o teu dinheiro e tempo com coisas que não valem a pena, coisas que são temporárias ou que nunca chegas a usar e começares a investir em ti próprio para evoluíres.
Este tema vem um pouco ao encontro do modo de vida minimalista que consiste em viver com o menor número de coisas possível. Minimalismo é diferente para todos e cabe a ti descobrires como é para ti. Podes vir a ter menos ou mais coisas que outros minimalistas, mas o fundamental é livrares-te de tudo o que não precisas mesmo e que não acrescenta valor à tua vida. É o ato de aprender a amar cada objeto e em comprar apenas o que é necessário, ou que vai fazer uma GRANDE diferença na tua vida. Não te peço que te tornes minimalista por completo, mas que comeces a pensar em reduzir as tuas posses desnecessárias.
Com este modo de vida vêm muitos benefícios dentro dos quais: mais tranquilidade, menos stresse, mais controlo sobre o teu dinheiro, menos limpezas, mais tempo, mais clareza e menos coisas na tua cabeça. Quando estás num ambiente com muitos objetos, o teu cérebro demora a processar aquilo tudo, diminuindo o teu desempenho e aumentando a possibilidade de distrações, assim como o stresse. Estares num ambiente minimalista pode aumentar muito a tua produtividade! Se adotares este estilo de vida tenho a certeza que irás ser mais feliz no geral. Como Séneca diz:
"Pobre não é aquele que tem pouco, mas antes aquele que muito deseja."
Muitas das vezes é para tapar uma falha e para suprir uma dor. Quando compramos roupa nós pensamos quase sempre em como as pessoas nos vão ver. Pensamos se nos fica bem e se nos sentimos bem com ela (que tem quase sempre a ver com o que as outras pessoas acham, se elas gostam, nós estamos confortáveis).
Muitas pessoas compram pelo poder. Elas compram e usam coisas que fazem com que se sintam no poder. Tu és uma delas? Cuidado, podes estar a ferir a tua carteira e mais importante, a tua confiança, porque vais depender cada vez mais dessas coisas para te sentires confiante.
Tens de ter consciência do que compras e se de facto estás a comprar coisas que precisas realmente, porque se não estás, tens vivido a vida a um nível muito abaixo do que ela é. Assim que deixares de investir em objetos e coisas físicas e começares a procurar experiências, conhecimento e aptidões que te ajudarão em todas as áreas da vida terás mais tempo e serás muito mais feliz!
Faz um favor a ti próprio e faz uma análise. Estás realmente a investir em algo que te ajude e que impulsione a tua vida num longo período de tempo? Ou estás a investir em coisas temporárias? O que estás a comprar é mesmo necessário? Vai ter um grande impacto na tua vida ou é só mais uma coisa?
E agora termino com duas citações e quero deixar-te a pensar sobre elas:
“Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter.”
Immanuel Kant
"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."
Obrigado por teres lido este post até ao fim, espero que eu tenha acrescentado valor à tua e vida e aberto os teus olhos.
O que achaste deste post? Manda-me mensagem a dar feedback!
Ficaste com alguma dúvida? Queres ajuda a mudar o teu estivo de vida e investir mais em ti? contacta-me!