Comércio e logística online, uma oportunidade de trabalho

As duas posições mais procuradas e cotadas em 2021


O comércio eletrônico foi fortalecido pela crise da saúde. Com as restrições de mobilidade devidas ao covid-19, os consumidores passaram a adquirir todo o tipo de produtos e serviços online, proporcionando uma oportunidade ao setor da logística tanto a nível de negócios como de emprego.

Na verdade, existem dois perfis de empregos relacionados ao comércio eletrônico que estão entre os mais procurados neste ano. De acordo com o estudo da consultoria Adecco, os dois cargos de maior destaque nesta área são o de gerente de e-commerce e o de diretor de logística, cujos salários anuais variam entre 50.000 e 80.000 euros, dependendo da experiência do profissional, dimensão da empresa e do seu setor de atividade.

Especificamente, o cargo de gerente de e-commerce será um dos mais disputados deste ano e “qualquer empresa do setor de 'varejo' quer ter um profissional assim”, afirma o consultor, acrescentando que “atualmente é impensável falar do setor 'varejo' sem conectá-lo aos avanços tecnológicos que estão ocorrendo graças à expansão digital. Devido à transformação digital que o setor está passando, um dos perfis mais procurados pelos principais 'players' é o do gerente de e-commerce É um dos perfis mais procurados hoje, já que muitas empresas optam por vender pela Internet ou querem complementar suas estratégias fora da rede. ”

O estudo detalha que os candidatos que melhor se enquadram são aqueles que, além de formação universitária relacionada a Marketing, Negócios ou afins, apresentam formação complementar, como mestrado ou certificações relacionadas ao comércio eletrônico.

A média de experiência solicitada é geralmente de 3-4 anos para perfis juniores e de 5 anos de experiência específica para perfis seniores.

No que diz respeito à formação exigida, quem ocupa esta função costuma ter formação em Engenharia ou em Administração e Gestão de Empresas (especialmente em operadores logísticos, onde esta figura não tem um tal executivo mas sim um papel estratégico). Candidatos com mestrado ou pós-graduação em 'Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos' ou em Logística e Comércio Internacional também são altamente valorizados.


Quanto à experiência, a maioria das empresas pede profissionais com uma trajetória entre sete e 10 anos, e oferecem uma faixa salarial entre 50.000 e 60.000 euros brutos, dependendo da dimensão e do setor da empresa.


As empresas que costumam demandar este tipo de perfis costumam estar ligadas à indústria, cosmética ou alimentícia, embora nos últimos meses também tenha havido uma grande demanda por perfis de responsabilidade pela melhoria e otimização de suas operações junto aos operadores logísticos.


Em relação às competências exigidas dos candidatos, o consultor explica que são pessoas habituadas a gerir equipes multidisciplinares, com capacidade de negociação e comunicação, também com pessoas de outros países, com elevada capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas, e com um perfil focado no cliente e nos objetivos.



Uma cortesia do nosso curso de Desenvolvimento de Marca Pessoal

Marca Pessoal

Dicapelli Solutions www.cambiandoelchip.com

curso desenvolvendo habilidades digitais

Você quer usar tecnologia digital?

Crie e envie e-mails, use sinalização digital, faça anotações, crie info-produtos, currículos, gerencie aplicativos, edite vídeos, crie perfis em redes sociais, comunique-se por mensagens como zoom, skype, faça chamadas de vídeo, use documentos como word, use banco digital, crie notas com aplicativos, aprenda a gerenciar agenda digital, a reservar viagens, contrate seguros online,aprenda a vender por internet com ferramentas de marketing digital entre muitas outras coisas ... Enfim, se você quer conhecer um pouco sobre o uso de mídias digitais, este curso é para você.



Neurociencias da mudança

A vida vai de como nos comportamos com ela.

Porque nos comportamos como nos comportamos hoje?

Como você se sente tem um impacto direto em como te saem as coisas.

As emoções são o centro do que somos.

Aprender a se sentir é fundamental para transformar as situações ordinárias.

As circunstâncias em si não geram emoções. O que gera as emoções são nossos pensamentos, eles nos fazem sentir o que sentimos.

Nossa interpretação dos fatos produzem, através das palavras que usamos em nosso diálogo interior, as emoções que nos invadem.

Para se transformar é necessário saber o que se está sentindo e como este sentir se manifesta na vida.

Quando sentimos medo, esses pensamentos se retro-alimentam em nossa cabeça. O mesmo passa se vivemos em estados emocionais alterados tais como a insegurança ou a ansiedade.

Nossas emoções se manifestam em nosso corpo. A nossa mente envia aos músculos do corpo mensagens através das emoções e estas mensagens se manifestam na postura corporal, por exemplo.

O mito de que usamos 10% de nosso cérebro é equivocado.

O que passa é que usamos nossas capacidades de maneira rotativa, ou seja em momentos chave, para determinadas tarefas.

Nossas capacidades estão aí e podemos dispor delas a qualquer momento. O que se necessita é descobri-las e potencia-las.

Perguntar-nos como posso fazer de maneira distinta, assumir o hábito de pensar diferente.

De criar diálogos internos fortalecedores.

Nosso cérebro não distingue realidade e a fantasia.

Um exercício para criar realidade é visualizar como se fosse um filme aquilo que queremos criar.

Nosso filme mental, dever ser com a máxima qualidade de imagens, sons, cheiros, gostos e todos os detalhes possíveis. Repassar este filme mental diversas vezes, com o máximo de nitidez, enquanto realizamos ações concretas para que então ele se torne realidade.


O que acreditamos se torna realidade para nós.

As nossas crenças se tornam a nossa realidade.

Nossa educação nos programou para ser e atuar como somos.

O bom de tudo é que podemos mudar essa programação.


O cérebro é feito de conexões neuronais.

A mente é a produtora dos pensamentos e estes criam nossas emoções, as emoções reverberam em nossos atos e influenciam nosso meio ambiente imediato se transformando ao final na realidade que vivemos.

O conteúdo de nossos pensamentos modificam nossa mente gerando assim uma reação em cadeia até se transformar em realidade.

A atitude é influenciada pelas nossas emoções e estas são produzidas na nossa mente.

Cada vez que nos animamos a ser diferentes do que somos, devemos nos recompensar de alguma maneira, podemos escolher mudar nosso padrão mental a qualquer momento.

A motivação correta, o propósito nos dá o sentido do porquê de realizar o que realizamos.

Jogar, disfrutar enquanto se persegue a paixão nos faz disfrutar ainda mais daquilo que nos ajudará a chegar onde realmente queremos chegar.

Nossas atitudes definem como vivemos.

Em vez de resistir devemos aceitar para recuperar nosso poder. Carl Gustav Jung, pai da psicanálise ensina que "tudo aquilo a que resistimos nos controla."

Em vez de nos resignar devemos aceitar as opções de melhoria e isso está em nossas mãos.

Que oportunidades posso identificar agora e atuar?

Devemos assumir a responsabilidade das nossas anteriores ações e pensar


"Eu sou o construtor de minha realidade."


Devo comprometer-me com o que devo realizar para a mudança.

Em que eu me comprometo para mudar?

Devo ocupar-me com as ações necessárias para transformar minhas situações. Está apenas em mim as ações necessárias.

Agradecer tudo o que aprendo e posso desenvolver com todo o potencial que tenho.

Tenho o conhecimento necessário para gerar as mudanças?

Devo reconhecer tudo o que me fortalece e agradecer.

Assim potenciamos nossas habilidades.

Facebook Marketing

De tempos em tempos o Facebook muda as suas regras do jogo, afinal a casa é dele. De uns tempos para cá o mais importante do Facebook Ads não é tanto a parte técnica, tipo seguimento, lances, etc . O que tem marcado a diferença é a parte mais criativa, ou seja os anuncios e por isso é essencial que a gente saiba escrever bem, criando assim um copy que agrade ao Facebook.

Se você decidiu promover um serviço ou um produto, então tem que assumir que a copy para o seu anúncio tem que funcionar. Mesmo que você tenha uma ideia clara da mensagem que quer transmitir, algumas vezes acontece de dar aquele branco nas idéias.

Parece que não, mas encontrar as palavras adequadas ou saber como organizar o texto para chamar a atenção pode ser mais complicado do que parece.

No entanto existem fórmulas que podem nos ajudar nesta empreitada. Algumas fórmulas que parecem mágicas e que muitos publicitários utilizam no dia-a-dia na hora de escrever um bom texto para os seus anúncios.

Na verdade existem muitas fórmulas que podemos aplicar em diferentes anúncios e situações.

Aqui vamos tratar de verificar 4 tipos de fórmulas de copy , as que geralmente são mais usadas e que possivelmente vão te ajudar a sair de um apuro quando for escrever um texto para seus anúncios.

Não se esqueça que estamos falando de copy para anúncios, mas que você também vai poder usar para qualquer texto persuasivo que quiser escrever, num e-mail por exemplo ou até mesmo num libro ou um e-book.

Vejamos


Você pode estar se perguntando, mas que tipo de "copy" são essas para o Facebook ads?

Fórmulas de copy são umas guias ou métodos que os escritores usam para criar textos persuasivos e gerar uma reação no leitor. De fato elas literalmente te guiam e ajudam a estruturar o texto naqueles momentos de branco mental absoluto.

Se você acha que nunca usou alguma destas fórmulas, está enganado. Você deve se lembrar daquela professora de português que te dizia nas aulas que toda historia tem um "começo, meio e fim".

As fórmulas de copy funcionam igual, elas devem seguir uma serie de pautas na hora de redactar para saber como expor melhora sua ideia.

Com estas pautas em mente , vai ficar mais fácil expressar as suas ideias para as pessoas que vão ler o seu anúncio. Vai ser mais cômodo, mais interessante para o leitor. Vai despertar curiosidade e no final vai querer comprar o seu produto.

O ideal é que você encontre a melhor fórmula e aplique nos seus anuncios, vai testando e vendo qual delas funciona melhor.

Do mesmo jeito que provamos com fotos e videos devemos testar com seguimentos e textos para saber quais os melhores resultados na hora de analisar nosso trabalho. Algumas vão ser mais efetivas outras não.

1 - AIDA

Se compõe em três passos e uma chamada à ação no final, é bastante persuasiva e chama mesmo a atenção.

Em cada uma das letras de AIDA encontramos uma ação necessária que deve compor nosso texto.

ATENÇÃO

Se você conhece o seu cliente ideal e o que este cliente necessita, seguramente você saberá captar a sua atenção. Então pode usar uma imagem onde descreva o que está oferecendo logo no principio do texto e seguida de uma frase. Igualmente deve usar o titulo com esta mesma intenção, adicionando valor, como números e perguntas.

Por exemplo: 3 maneiras para aumentar o seu número de clientes.

Sabe porque 80% de pessoas fracassam nos seus negócios?

INTERESSE

Agora que você já despertou a curiosidade, você deve conseguir que o leitor se interesse pelo seu produto ou serviço e a melhor forma para fazer isso é perguntando a você mesmo o que está buscando.

Que soluções ou beneficios o seu produto pode oferecer?

Para isso é melhor começar com uma ou várias perguntas, é que quando lemos uma pergunta, nossa mente teima em querer responder e isso nos faz envolver os nossos sentidos e tentar responder, o que acaba prendendo a nossa atenção.

DESEJO

Uma vez que o seu cliente já se interessou pelo seu produto, é hora de despertar um desejo nele.

Para isso, devemos nos centrar nas características e nas vantagens do produto ou do serviço que estamos promovendo.

Outra maneira indicada para criar o desejo é através de testemunhos ou casos de êxito no uso do produto ou serviço apresentado.

AÇÃO

Por último você deve incluir uma chamada à ação para que o cliente saiba como obter o produto ou serviço que está sendo oferecido.

2 - PAS

Esta é uma formula das mais usadas e somente tem três passos. Ideal para mensagem curtos mas que gere impacto no cliente.

PROBLEMA

Comece o texto centrando-se no principal problema do seu cliente ideal. Lembre-se que o melhor modo de se fazer isso é com uma pergunta.

Exemplo: Você acaba de criar um perfil de negocio no facebook e não sabe ainda como tirar o máximo proveito?

Também lembre-se de fazê-lo no titulo do enlace, junto com a solução do problema.

Exemplo: Cansado de gastar em publicidade? Aprenda sobre Facebook Ads em apenas 7 dias.

Não consegue aumentar a sua carteira de clientes? Veja como conseguir em 3 passos.

AGITAÇÃO

Depois você deve agitar essa preocupação do cliente, ou seja, mostre mais razões para que ele entenda que o melhor é buscar logo uma solução o quanto antes.

SOLUÇÃO

Agora chegou o momento de você mostrar a solução ao problema que é, o seu produto ou serviço.

3 - FORMULA FAB

A formula FAB é uma das formulas mais simples que vamos encontrar e cai perfeita para os anuncios.

Simplesmente você deve concentrar nas características (Features), as vantagens (Advantages) e os beneficios ( Benefits) do produto ou do serviço que está apresentando.

Vejamos por partes.

F - Primeiro exponha o que faz o seu produto ou serviço e as suas características.

Você pode fazer isso no título do enlace e assim conseguir uma copy ainda mais breve.

A - Pense agora em quê o seu produto ajuda o cliente. Mostre a sua utilidade, porque o seu serviço ou produto é útil para o cliente? Quê problema ele soluciona?

B - Por último mostre os beneficios que o produto realmente proporciona ao cliente. O que o cliente vai conseguir com o seu produto?

Vamos a um exemplo:2

"Baixe o GRATIS o novo e-book "O cheklist definitivo para suas campanhas de Facebook" e não se esqueça de nada na na hora de criar campanhas de Facebook ads."

4 - Fórmula ROT

Esta fórmula permite fazer com que o cliente se concentre no tempo que vai tardar em conseguir os resultados. Centre-se em alguma objeção que o cliente possa ter e desta forma elimine esta objeção. Aumentando assim as possibilidades de que o cliente queira conseguir os resultados.

RESULTADO:

O que é que o seu cliente vai conseguir? Que beneficios ele vai obter?

OBJEÇÕES:

Pense em alguma objeção que o cliente possa ter para adquirir o seu produto. Pode ser falta de tempo, dinheiro. Seja qual for, indique uma solução ao cliente para que ele então, decida adquirir o produto.

TEMPO:

Por ultimo concentre-se no tempo que ele vai levar para conseguir.

Agora, você deve praticar estas fórmulas o antes possível para ver os resultados e ir treinando.

Com o tempo vai se tornar um crack e realizar mais e mais vendas.

Não desista só porque está começando. Tudo a principio custa um pouco mas logo, com a prática vai se tornado algo natural.






"Ou você se recicla ou vai ficar muito difícil continuar trabalhando ”


Vamos falar da profissão, parece claro que quase todos os empregos estão mudando, em maior ou menor grau. A pandemia acelerou muitas dessas mudanças, especialmente aquelas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação (TIC), cujo uso disparou durante o confinamento e com o aumento do teletrabalho.Assim, num futuro próximo, espera-se que se consolide uma tendência já vivida nos últimos anos: os títulos continuarão a ser importantes, mas as competências e aptidões específicas ganharão peso nos processos de seleção de talentos.Em geral, de acordo com Javier Blasco, é necessária cada vez mais flexibilidade, capacidade de trabalhar em projetos, competências para trabalhar em ambientes ágeis, diversificados e mutáveis ​​e de ser resiliente e inovador.
“Além do vírus, estamos indo para um ambiente hipercompetitivo, onde o cliente será uma mercadoria rara. Então outra das competências mais exigidas é a voltada para resultados e vendas ”, afirma o especialista.
Além disso, as competências exigidas variam entre funções e setores profissionais. “Um gestor, por exemplo, precisa de habilidades digitais e técnicas, habilidades de comunicação reforçadas para trabalhar remotamente, habilidades emocionais como empatia, habilidade de parametrização para medir o trabalho que está sendo feito à distância e treinamento em novas metodologias de trabalho”.Essa necessidade de treinamento tem crescido constantemente desde a crise financeira de 2008, só seacelerou durante a pandemia. Segundo o relatório do Fórum Económico Mundial, é necessário um esforço extraordinário de todas as partes, tanto empresas como administrações e os próprios trabalhadores, para garantir que ninguém seja excluído do mercado de trabalho por não ter podido formar-se a tempo.


A aprendizagem e a formação online estão a aumentar ”, afirma o‘ Future of Jobs Report 2020 ’. “O número de pessoas que buscam oportunidades de treinamento online por iniciativa própria quadruplicou [no ano passado]. E as oportunidades de treinamento online que as empresas oferecem aos seus trabalhadores se multiplicaram por cinco ”.


Blasco concorda com o diagnóstico do Fórum Econômico Mundial. “A reciclagem de competências e habilidades deve ser vista como um contrato social. Os trabalhadores também têm que fazer sua parte. A mais treinamento, mais emprego e aqueles que pensam que não podem estudar estão errados. As habilidades digitais são escaláveis ​​e as habilidades essenciais estão disponíveis para todos. Ou você recicla ou vai ficar muito difícil continuar trabalhando ”, completa.


A pandemia COVID-19 introduziu novos elementos no mercado de trabalho e acelerou tendências que já estavam em andamento há anos. Nos próximos anos, veremos o crescimento de novas profissões, mas também a consolidação de muitos empregos tradicionais reciclados com novas habilidades.