Palestrantes


Profº Dr. Gabriel Peters - Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Gabriel Peters é Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É autor dos livros “Percursos na teoria das práticas sociais: Anthony Giddens e Pierre Bourdieu” (2015) e “A ordem social como problema psíquico: do existencialismo sociológico à epistemologia insana” (2017), bem como de diversos artigos sobre teoria social, sofrimento psíquico e o legado sociológico de Pierre Bourdieu. É coordenador do Laboratório de Estudos em Teoria e Mudança Social (LABEMUS), voltado à divulgação científica de ensaios (Blog do Labemus: https://blogdolabemus.com/) e videoaulas (Canal do Labemus no YouTube: https://www.youtube.com/@labemuslaboratorio3214; Instagram: https://www.instagram.com/instadolabemus/ ).


Profª Dra. Ione Ribeiro Valle - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2014), doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Na Universidade Federal de Santa Catarina atua na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de Mestrado e Teses de doutorado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (2014-2016). Coordena atualmente o Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC/CNPq e o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação e nas subáreas Sociologia e História da Educação, com foco principalmente nos temas: desigualdades escolares, democratização da educação, meritocracia, justiça escolar, profissionalização do magistério, memória docente e socialização profissional. Possui vários trabalhos publicados em periódicos científicos e em livros nacionais e estrangeiros. Tem realizado traduções de artigos e de livros do francês para o português na área da sociologia da educação.


Profª Dra. Graciella Watanabe - Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) e licenciada em Física pela mesma instituição. Mestre em Tecnologias Digitais em Educação pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira docente como professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e atualmente é docente da Fundação Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática na UFABC. Coordena o grupo de pesquisa DECiDe - Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia, onde estuda os temas: ensino de ciências e os impactos das desigualdades sociais e educacionais; sociologia da ciência e o ensino; governos totalitários e o impacto no campo científico.