Instrumentos de Jazz

Trabalho realizado pelos alunos do 6.º ano

Trompete

O trompete às vezes é descartado, mas apesar de não ser um instrumento “obrigatório” no Jazz, a sua história não pode ser contestada.

Bateria

A bateria no começo era utilizada apenas como marcador de ritmo, mas com o tempo foi interagindo e se alinhando com os outros instrumentos e hoje existem bandas lideradas pelo som da bateria. 

Piano

O piano acompanha o Jazz desde a sua origem, e falar de um certamente é falar do outro. Mas ao longo do tempo sofreu uma evolução e se tornou mais elétrico, em substituição do piano tradicional. 

Contrabaixo

O contrabaixo tocado dedilhado está na criação do Jazz, onde o contrabaixista em vez de simplesmente tocar as notas fundamentais dos acordes nos momentos exatos, descreve um fraseado contínuo, caprichoso, com subidas, descidas e saltos, sempre orbitando os centros tonais da música.

Guitarra

A guitarra está presente em todos os palcos, claro, com um modelo específico para cada estilo. O Jazz teve guitarristas que inovaram as técnicas e a musicalidade da guitarra e o seu legado ainda perdura até hoje.


A importância da guitarra no Jazz explica-se, em parte, porque esse instrumento está situado numa posição peculiar dentro do espectro sonoro: trata-se de um intermediário entre os instrumentos puramente melódicos - como os sopros e os metais - e os instrumentos harmónicos - como, por exemplo, o piano - os quais, embora possam solar, geralmente são usados para fornecer a base para os solos. Essa posição intermediária permite à guitarra transitar entre solo e acompanhamento com naturalidade.

Saxofone Alto e Saxofone Tenor

O Saxofone Alto e Saxofone Tenor são instrumentos da família dos sopros de madeira (palheta). O registo do Sax Alto é agudo e o registo do Sax Tenor é médio.

Trombone

Trombone é um instrumento de Sopro de metal (pois usa bocal). É também um instrumento importante na história do Jazz e para regular os sons e as notas, usamos uma vara.

Clarinete

O Clarinete é um instrumento de sopro de madeira, com bocal de palheta simples e orifícios como os da flauta, usando um sistema de chaves.