História do Jazz

Trabalho realizado pelos alunos do 9.º ano

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX, tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Outras das suas características são a liberdade, a interpretação individual, a criatividade e o seu timbre que faz as pessoas terem vontade de dançar. Tal como nos blues, no jazz é utilizada a “blue note”, que é uma nota específica que dá uma certa melancolia às músicas. Com o passar dos anos, muitos sub-gêneros surgiram dessa mesma raiz.


O surgimento do jazz tem como matriz principal a cultura africana. As pessoas que foram capturadas na África e levadas ao solo norte-americano para serem escravizadas tinham na música e no canto uma espécie de "refúgio" no qual podiam expressar-se. Depois da abolição da escravidão no país em 1863, os negros aproximam-se dos instrumentos ocidentais e ocorre uma mescla de culturas, melodias e ritmos. Posteriormente, em torno de 1890, já com o crescimento das cidades, essa efervescência sonora ganha corpo em Nova Orleans, Louisiana, mais precisamente no bairro de Storyville, em bares chamados de Honky Tonks.


O jazz passou por grandes transformações ao longo do século XX (experiências, misturas de som e improvisos), fazendo com que muitos subgéneros fossem criados ao longo dos anos, tais como dixieland em 1910, o swing, as big bands, o bebop, o Ragtime, Spirituals, o hard bop, o cool jazz, o soul jazz, o free jazz, o fusion jazz e o jazz latino.


Os instrumentos mais comuns no jazz são o Saxofone, piano, trompete, tuba, guitarra, bateria. Mas o jazz aceitava praticamente todo o tipo de instrumentos.


Os estilos musicais que influenciaram o início do Jazz foram o Blues, a música tradicional, o ragtime, a marcha, a música clássica e a música da África Ocidental.