Sobre o curso

Coordenação do curso

Coordenadora:

Profa. Dra. Luciana dos Santos Rosenau

Doutorado em Educação


Vice-Coordenadora:

Profa. Dra. Rosangela Gonçalves de Oliveira

Doutorado em Tecnologia e Sociedade 


Comissão de Estruturação de Curso 

Ester dos Santos Oliveira Régis

Luciana dos Santos Rosenau

Rosangela Gonçalves De Oliveira

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado

O Curso de Especialização em Design Educacional: Formação docente para a construção de materiais didáticos digitais tem o objetivo de formar docentes licenciados, educadores e designers para atuar como Designers Educacionais

- na implementação, avaliação, coordenação, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos digitais; e 

- na implementação de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de educação presencial e/ou educação a distância, integrando os fundamentos das pedagogias críticas da educação com a metodologia de ensino e recursos pedagógicos objetivando contribuir com um processo de ensino-aprendizagem da melhor qualidade em ambientes presenciais e on-line. 

Educação a distância síncrona e assíncrona

Matriz Curricular

Distribuição da Carga Horária

Organização da Carga Horária

Encontros presenciais

TCC

Justificativa

A oferta do curso de especialização em "Design Educacional: Formação docente para a construção de materiais didáticos digitais" para professores que atuam na Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior é justificada diante das diversas mudanças que a cibercultura e a sociedade da informação têm promovido na organização dos processos de ensino e de aprendizagem. 


Compreende-se que hoje é necessário planejar a formação docente para atuar no ensino presencial e também no ensino a distância. Essa preocupação com a formação docente que também inclua o ensino a distância é fundamental pois os campos de atuação têm se expandido também para esta modalidade, negar essa atuação seria como negar a preocupação com um ensino de qualidade nestes espaços. Então reconhecer que a educação a distância é um campo crescente é necessário para que os profissionais da educação assumam um compromisso de ensino de qualidade em suas diversas formas de ofertas em formações e/ou capacitações no modo on-line, para alcançarmos isso é imprescindível a formação pedagógica da melhor qualidade para todos os profissionais da educação, tanto no modo a distância como no presencial. 


O curso de Design Educacional focaliza a relevância dos conhecimentos pedagógicos enfatizando a construção de materiais didáticos digitais em uma perspectiva global do planejamento educacional: da perspectiva macro que envolve a estruturação geral de um curso até a ação micro que envolve o plano de aula. A ênfase na construção de materiais didáticos digitais da ação docente objetiva possibilitar a interação e construção significativa do conhecimento, utilizando as potencialidades do recursos tecnológicos para a reflexão e verdadeira compreensão dos conteúdos estudados e não para uma mera "reprodução high tech" pode ser apenas memorizada.


Precisamos assumir que vivenciamos novos desafios que permitem avançadas configurações para construção de materiais didáticos digitais, para a estruturação do planejamento e para a didatização de atividades pedagógicas por meio das tecnologias digitais. Estas atualizações tecnológicas demandam reflexões críticas sobre as potencialidades e problemáticas que advém da inserção de tecnologias digitais na prática pedagógica. Pretende-se a compreensão de que é fundamental o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com intencionalidade pedagógica e clareza de suas funcionalidades visando agregar no planejamento,  elaboração de materiais didáticos e a importância do reconhecimento da interação dos docentes e discentes como usuários de sistemas e artefatos tecnológicos em tempos de convergência digital. 


Justifica-se oferecer curso de formação de docentes na área do Design aplicado à educação, partindo do princípio do Design Educacional a partir das pedagogias críticas da educação e das teorias críticas das tecnologias educacionais. Compreende-se o Design como criação/projeto, o qual necessita da prática de pesquisa como parte do processo de desenvolvimento, indo além da perspectiva visual e funcional, compreendida como um ato de comunicação, a qual pode contribuir para um ensino de qualidade ao criar recursos pedagógicos úteis para a mediação docente.