“Movimento europeu, o estilo “art nouveau”, ao contrário do ecletismo, procede mais por fusão ou por síntese do que por a adição ou por acumulação. Tende a criar uma relação orgânica entre o ornamento e a função do objeto” (DUCHER, 2001, p. 200). A partir da citação podemos afirmar que a Art Nouveau surgiu na Europa durante os anos 1890 e 1910 esse movimento artístico teve sua principal manifestação na arquitetura, no design, nas artes plásticas e na escultura, dentre os inúmeros movimentos artísticos e arquitetônicos que revolucionaram a história, o Art Nouveau é um dos mais lembrados e conhecidos. Tendo grande influência no surgimento do design gráfico e também um dos propulsores no design de interiores que possuímos atualmente.

Siegfried Bing, colecionador e comerciante de arte solicitou em 1895 para que designers e arquitetos a redecorar de sua galeria, localizada em Londres, a L'Art. Em 1900, na exposição de Paris as belas obras de criadas para o projetos foram expostas, dando visibilidade mundialmente ao estilo que conhecemos hoje como Art Nouveau. O movimento estético e social inglês Arts and Crafts foi uma das principais fonte de inspiração para os artistas, o estilo valorizava o artesanato e os trabalhos manuais, aproximando-o das chamadas belas-artes. Belle Époque é como ficou conhecido esse período que a art nouveau ficou muito em alta.

O Art nouveau e o Arts and Crafts foram movimentos que trouxeram uma importância bem mais considerável para o design de interiores, até então era valorizada mais a pintura do que a confecção dos objetos. Portanto a primeira característica do Art nouveau que podemos destacar é a valorização dos trabalhos manuais e artesanais. Já pelo contrário, quando falamos do cenário mobiliário, a grande maioria das peças eram produzidas por meios industriais, fazendo com que isso fosse uma das grandes diferenças entre o movimento do Art nouveau sobre o Arts and Crafts, já que o movimento inglês era totalmente contra a produção de objetos por meios industriais. Além disso, os artistas do movimento art nouveau começaram a se interessar e explorar o uso de material novos, como o vidro, o ferro, e cimento para as decorações dos edifícios.

Um exemplo notável é o Balaústre da escada da Casa Solvay, de Victor Horta arquiteto e projetista belga.

Art Nouveau: Balaústre da escada da Casa Solvay

Art Nouveau: Janela Casa Fenoglio Lafleur (Itália)

Como características do movimento, “Geralmente o estilo está associado a imaginação popular com a sinuosidade das formas botânicas estilizadas, com uma profusão de motivos florais e femininos em curvas assimétricas e cores vivas” (Cardoso, p. 96). Os artistas do Art Nouveau investiram em um estilo floreado, inspirado na natureza, nas linhas curvas, irregulares e assimétricas, mosaicos e formas como folhagens, flores e animais.

Alguns desses detalhes podem ser observados na Casa Fenoglio, localizada na Itália.

Uma outra característica marcante do Art Nouveau são as figuras femininas nas pinturas e artes gráficas. Possuindo cabelos longos e ondulados marcadas com contornos fortes.

Temos Alfons Maria Mucha, como um dos artistas que mais produziram essas belas imagens no movimento. Alfons foi um ilustrador e designer gráfico checo e um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau. Filho de Andreas Mucha, um oficial de diligências, Alphonse Mucha se interessou pelas artes desde criança.

O Art nouveau começou a surgir no Brasil no começo do século XX, o estilo chegou aqui com uma diferença em relação às manifestações europeias e foi desejado pelas elites locais, afastado do significado da sua origem tanto cultural quanto temporal, as formas desse estilo foram divulgadas com uma promiscuidade surpreendente especialmente na arquitetura, “os motivos e ornamentos do art nouveau e do art déco foram largamente aplicados no brasil como simples indicadores do novo e do moderno praticamente sem outros critérios significação” (Cardoso, p. 101) podemos observar esse fato nesse trecho de Cardoso.


Art Nouveau: Alfons Maria Mucha

A primeira obra de Art Nouveau em São Paulo foi o edifício Vila Penteado, projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman com finalização em 1902. A construção trata-se de duas casas em uma só, projetada com o intuito de abrigar duas famílias paulistas importantes. A obra possui dois pavimentos e um pouco mais de 60 cômodos. O edifício foi doado à USP, em 1949, e passando a abrigar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo até 1968. Hoje passando a ser a sede do curso de pós-graduação da mesma faculdade.

O viaduto da Santa Efigênia, projetado por Giulio Micheli, também é outra obra presente em São Paulo do Art Nouveau, tendo sua estrutura totalmente pré-fabricada na Bélgica.

Eliseu Vinconte foi um dos nomes que se destacou nas artes no Brasil durante o Art Nouveau, o designer e premiado pintor, experimentou alguns estilos e entre eles o art nouveau, a sua influência decorreu após uma viagem a qual foi à Paris com o intuito de aperfeiçoar seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes. O artista é o responsável pela decoração interna do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Apesar de sua curta duração a Art Nouveau cumpriu os seus objetivos, ela mostrou que não era necessário basear-se em estilos antigos para se criar um novo, e que a alta qualidade de projetos e da execução podia caminhar lado a lado com as experiências.”(Teoria das Artes e Arquitetura II, 2009, Universidade Federal de Uberlândia). Não podemos duvidar que, o Art Nouveau é um que estilo que trouxe grandes transformações para as artes, arquitetura e decoração.

Art Nouveau: Sala de Espetáculos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro decorada por Visconti

CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Ed. Blucher, 2008, 3.a ed

DUCHER, Robert. Características dos Estilos. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001, 2.a ed

Teoria das Artes e Arquitetura II, 2009, Universidade Federal de Uberlândia. Disponivel em: https://thaa2.wordpress.com/2009/07/24/a-art-nouveau/. Acesso em: 23. abr. 2021.

Art Nouveau/Art Déco. Disponivel em: https://arqbrasil2010.wordpress.com/art-nouveau/ Acesso em: 20. abr. 2021

Conheça o Art Nouveau: o movimento artístico que marcou o início do século XX. Disponivel em: https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/art-nouveau/ Acesso em: 23. abr. 2021

Texto desenvolvido por Maria Eduarda Cavalcante de Lima para a disciplina Introdução ao Estudo do Design - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Design - Abril de 2021. O texto colabora com o projeto de extensão “Blog Estudos sobre Design”, coordenado pelo Prof. Rodrigo Boufleur (http://estudossobredesign.blogspot.com)