OFICINA PRESENCIAL
A oficina propõe uma aproximação à prática de pesquisa do grupo DEPi: Devaneios Experimentais e Poéticas Imaginativas. Vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq Representações: Imaginário e Tecnologia (RITe), o DEPi proporciona um espaço de reflexões, debates e produção material em torno dos temas do imaginário, representações e tecnologia, envolvidos em bibliografia teórica e literária. A articulação entre diferentes modalidades de representação — a palavra, a imagem e a criação de objetos a partir de diferentes materiais. Considerando o potencial do imaginário como um espaço de confluência entre saberes, propõe-se uma imersão que estimule a criação de outras narrativas. Ao serem compartilhadas, adquirem novas camadas de significado, enriquecendo e expandindo seu caráter simbólico.
Dois baralhos de cartas são disponibilizados. O primeiro, de imagens, constitui um corpus imaginativo do grupo que será re-enquadrado em novo contexto. O segundo, original, traz trechos escritos relacionados aos temas já explorados pelo grupo. A seleção ao acaso desse material compõe um ponto de partida para a produção de reflexões realizadas pelas composições materiais dos participantes. A oficina constitui, também, um convite à participação nos encontros regulares do grupo, fornecendo subsídios, na forma de uma produção original, que inspire atividades futuras em novos contextos e contribuindo para o enriquecimento do repertório imaginativo coletivo.
Palavras-chave: Imaginário, poéticas imaginativas, Representação
Local: Atelier de Escultura e Pesquisa da Forma Caetano Fraccaroli
tempo total: 2h
vagas: 10
materiais:
1 baralho de 48 cartas de imagem.
1 baralho de 12 cartas de trechos escritos.
Material diverso para as representações; por exemplo: argila, linhas e fios, papéis, instrumentos de desenho, tecido, tesoura, cola, fita adesiva, entre outros.
Ampulheta 1 minuto
5' Acolhimento
10' Dinâmica de apresentações pessoais
"Corrente de perguntas bestas"
5' Apresentação do DEPi
Foco no trabalho presencial dos encontros regulares.
5' Rodada de aquecimento
Em trios, cada participante tira uma carta de imagem e fala sobre ela durante um minuto, antes de revelá-la.
15' Rodada de narrativas
No mesmo trio, cada participante tira três cartas de imagem. Após o intervalo de um minuto para pensar, cada participante conta uma história relacionando as três imagens.
5' Troca de cartas
Junta-se novamente todos os participantes, intercalando-os para que não fiquem lado a lado participantes de um mesmo trio. Então, cada participante pega uma carta aleatória do participante à sua esquerda, e depois tira uma carta de texto.
45' Rodada de representação
Utilizando o conjunto de cartas de imagem e de texto formado, cada participante prepara uma representação relacionada utilizando quaisquer dos materiais disponibilizados.
30' Montagem de painel e conversa
As representações são recolhidas e olhadas em conjunto. São organizadas em um único painel, buscando estabelecer relações entre elas e pontos de contato. Nesta etapa, palavras escritas podem ser somadas ao painel, buscando formas de interpretação em colaboração.
Ministrantes: Carolina Simon, Guilherme Souza
Participantes: Aline Cristina Gomes da Costa, Bruna Teixeira Ximenes, Jessica Carvalho, Luciana Penas, Luciano Mouassab Chalita, Rafaela Teti Tibúrcio Maia.