O Daysy está programado com um algoritmo complexo que avalia o teu ciclo, monitorizando a tua temperatura matinal (medida debaixo da língua) e sabendo quando tens o período. O Daysy mostra-te de imediato se estás fértil ou não.
Deves medir debaixo da língua, logo ao acordar, antes de te levantares ou te tornares ativa, após pelo menos 1h de sono contínuo. Boca fechada e dispositivo estável.
Idealmente, deves medir todos os dias. Quanto menos medições falhares, melhor.
Sim. Se dormes com a boca aberta, basta fechá-la e engolir antes de fazeres a medição. A medição termina quando a temperatura atinge o seu valor final e ouves um bip suave do Daysy. O Daysy pode demorar alguns segundos a mais para medir no caso das pessoas que dormem com a boca aberta. Por favor, assegura-te de que não abres a boca enquanto estás a medir.
Demora aproximadamente 60 segundos a medir.
Não. Para uma utilização ideal do Daysy, recomendamos que tenhas dormido o suficiente (pelo menos uma hora) antes da medição. É importante que tires a tua temperatura imediatamente ao acordar, antes de te levantares e te tornares ativa.
O ciclo menstrual começa sempre no primeiro dia da menstruação, o que significa que, mesmo que tenhas começado a usar o Daysy ou ativado a aplicação noutro dia, isso não altera a contagem do ciclo.
Na próxima menstruação, um novo ciclo será automaticamente registado. É importante saberes que a utilização do Daysy pode começar em qualquer momento do ciclo, mas será apenas na primeira menstruação registada que o monitor ajusta a contagem do ciclo.
A informação da menstruação pode ser inserida diretamente no monitor ou na aplicação. Apenas é necessário sincronizá-las com o Bluetooth para garantir que ambas estão atualizadas.
Além disso, o registo do primeiro dia da menstruação deve ser feito até três dias após a sua ocorrência.
Debaixo da língua, na bolsa ao lado do teu freio e com a boca fechada. É melhor medir sempre do mesmo lado todas as manhãs, se for confortável.
Não. O Daysy apenas regista a primeira medição diária. Se tiveres dúvidas sobre uma medição, por favor contacta a nossa equipa de apoio ao cliente.
Não. Para uma utilização ideal do Daysy, recomendamos que tenhas dormido o suficiente (pelo menos uma hora) antes da medição. É importante que tires a tua temperatura imediatamente ao acordar, antes de te levantares e te tornares ativa.
Liga o Daysy. Pressiona o botão de ativação até que a luz violeta acenda sem piscar e ouvires um "bip". Confirma que estás menstruada para cada dia de fluxo ativo por um mínimo de três dias consecutivos. Podes alterar os dados da menstruação para o mesmo dia, ligando o Daysy e pressionando e segurando o botão de ativação até que a luz roxa/azul deixe de estar acesa continuamente.
Os primeiros 2-4 ciclos de uso são considerados a fase de aprendizagem do Daysy. Ao longo dessa fase, o Daysy vai aprender sobre o teu ciclo e começar a restringir a tua janela fértil. O Daysy mantém-se bastante cauteloso e conservador durante este período, o que é a razão pela qual ele é preciso desde o primeiro dia.
Podes confiar nos resultados do Daysy desde o primeiro dia de uso. No início, verás mais dias amarelos e vermelhos porque o Daysy ainda está a aprender sobre o teu ciclo único. Verás mais dias verdes à medida que o Daysy compreende melhor o teu ciclo e consegue restringir a tua janela fértil. Quanto mais regularmente fizeres medições, melhor.
Com base nos dados registados, o Daysy pode compensar uma medição ocasionalmente falhada. Recomendamos, ainda assim, que faças a medição com a maior regularidade possível para que a tua fase fértil seja restrita de forma tão precisa quanto possível. Se tiveres de saltar medições por doença, o Daysy voltará a funcionar corretamente assim que retomares as medições.
Vermelho = fértil / possivelmente fértil (Nos dias vermelhos, podes planear uma gravidez.)
Vermelho a piscar = possível ovulação (A confirmar no final do ciclo)
Verde = dias inférteis (Não estás fértil nos dias verdes.)
Amarelo = fase de aprendizagem/flutuação do ciclo (Os dias amarelos devem ser considerados como dias vermelhos.)
Vermelho, verde, amarelo (a piscar) = possível gravidez.
Idealmente, deves medir todos os dias. Quanto menos medições falhares, melhor.
Quando o Daysy exibe uma luz vermelha, significa que estás potencialmente fértil. Podes verificar o teu estado a qualquer momento, ativando o Daysy.
Uma ou duas medições falhadas não são um problema; o Daysy usará os teus dados anteriores para calcular a tua fertilidade. Valores em falta múltiplos por ciclo levarão a um maior número de dias vermelhos ou amarelos.
Sim, podes sempre confiar no Daysy. Certifica-te de que usas o Daysy diariamente logo ao acordar, antes de te levantares e te tornares ativa. Para uma utilização ideal do Daysy, recomendamos que tenhas pelo menos 1 hora de sono contínuo antes de fazeres a medição. Se tiveres de saltar uma medição após uma noite sem dormir, o Daysy ainda mostrará de forma fiável o teu estado de fertilidade. Dependendo da fase do teu ciclo, o Daysy reagirá em conformidade.
Sim. O Daysy pode ser utilizado por mulheres com ciclos irregulares, incluindo em fases como o pós-parto ou após a interrupção da contraceção hormonal. Nestes contextos, em que o corpo está em processo de regulação, o Daysy continua a funcionar corretamente — mas poderá apresentar mais dias amarelos (indeterminados) enquanto recolhe dados suficientes para entender o teu padrão individual.
O que é importante saber:
A app pode apresentar uma estimativa orientativa do período provável de ovulação, baseada nos teus dados anteriores; esta indicação é informativa e será confirmada ou ajustada retrospectivamente pelo padrão térmico do ciclo em curso. O foco do Daysy é identificar a janela fértil com margem de segurança.
Mesmo com ciclos muito flutuantes, o Daysy consegue analisar os dados e ajustar-se à tua realidade.
Quando não há registo de ovulação ou o ciclo está ainda em transição, pode haver mais dias vermelhos ou amarelos como forma de proteger a eficácia do método.
Se estiveres a retomar os ciclos após uma fase de amenorreia (por exemplo, durante a amamentação), o Daysy pode ajudar-te a perceber quando o teu corpo volta a ovular.
Se tens síndrome dos ovários poliquísticos (SOP) ou ciclos muito longos, recomenda-se que contactes a nossa equipa de apoio (suporte@daysy.pt), para podermos compreender melhor o teu caso e orientar-te quanto à utilização mais adequada do Daysy no teu contexto específico.
O Daysy espera uma certa quantidade de irregularidade normal. Para uma utilização ideal do Daysy, os comprimentos de ciclo entre 19 e 40 dias são o requisito necessário. As estatísticas na aplicação mostram a faixa de ovulação. Se a tua ovulação flutuar mais de 4 dias ou se o comprimento do teu ciclo estiver fora da faixa de 19 a 40 dias, por favor contacta a nossa equipa de especialistas.
Sim, podes. O Daysy também é fiável durante a transição para a menopausa. Se a tua ovulação estiver atrasada ou não ocorrer, o Daysy mostrará mais dias vermelhos e amarelos. Usar o Daysy permitir-te-á observar diretamente as mudanças que estão a ocorrer no teu ciclo.
Fumar não deve influenciar o resultado. O álcool, se consumido em excesso ou quando o teu corpo não está habituado, pode influenciar a temperatura basal do corpo. Se sentires que bebeste demasiado no dia anterior, deves saltar a medição da manhã. Se te sentires bem e não tiveres dores de cabeça ou outros sintomas relacionados com o consumo de álcool, podes medir a temperatura normalmente.
Uma febre ocorre quando a temperatura corporal atinge pelo menos 38°C. Se for o caso, é provável que te sintas doente e notarás que a tua curva de temperatura está anormalmente alta (ver exemplo de curva). A aplicação DaysyDay irá alertar-te de que a tua temperatura está alta e recomendar que faças a medição com um termómetro médico padrão. Temperaturas acima de 37,8°C ou abaixo de 35°C são automaticamente excluídas do algoritmo e não serão usadas nos cálculos de fertilidade.
Apenas alguns poucos medicamentos (sem hormonas) têm influência direta nas tuas medições, mas muitas vezes a razão pela qual estás a tomar a medicação pode influenciar a tua temperatura (ex.: febre ou stress). Medicação hormonal influenciará a tua temperatura e não deve ser tomada em circunstância alguma em combinação com o Daysy. Se tiveres dúvidas, consulta o teu médico ou contacta o nosso serviço de apoio ao cliente.
Não, medicamentos analgésicos de venda livre não influenciam as medições. O efeito antipirético adicional comum não influencia a temperatura basal. No entanto, por favor, não faças medições se estiveres a usar estes medicamentos para controlar uma febre. Se estiveres com dúvidas, por favor contacta o nosso serviço de apoio ao cliente.
Depende de se a medicação influencia a tua temperatura corporal ou o teu ciclo. Em geral, deves evitar fazer medições enquanto estiveres a tomar esse tipo de medicação. Se tiveres dúvidas, contacta o teu médico ou a nossa equipa de atendimento ao cliente.
As influências típicas na tua temperatura e ciclo incluem:
• quantidades excessivas de álcool
• privação de sono
• doença ou enfermidade
• stress físico ou emocional
• exercício físico intenso
• restrições alimentares rigorosas / fome
• viagens
Assim que souberes a causa, muitas irregularidades no teu ciclo são fáceis de reverter. Sente-te à vontade para contactar o nosso serviço de apoio ao cliente para discutir a tua curva de temperatura.
Certas dietas "rígidas" podem levar a irregularidades no ciclo, frequentemente causando o atraso do período. Se tiveres dúvidas, contacta a nossa equipa de suporte.
Ao viajar com o teu Daysy, é importante ajustar a hora do teu Daysy para a hora local antes de retomares as medições de temperatura. Define o teu telemóvel para a hora local (muitos telemóveis fazem isto automaticamente) e sincroniza o teu Daysy com a aplicação DaysyDay para definir a hora no Daysy. Mede a tua temperatura e retoma o uso normal na manhã seguinte.
Sim, mas certifica-te de usar o Daysy diariamente logo ao acordar, antes de te levantares e te tornares ativa. Para uma utilização ideal do Daysy, recomendamos que tenhas pelo menos 1 hora de sono contínuo antes de fazeres a medição. O Daysy pode lidar com medições falhadas de vez em quando.
Daysy 1.0: Remove a bateria e guarda o teu Daysy num local seco, de preferência na embalagem original, se ainda a tiveres. Podes encontrar mais informações no manual de instruções ou contactar o apoio ao cliente.
Daysy 2.0: Guarda o teu Daysy num local fresco e seco. Enquanto estiver armazenado, lembra-te de o carregar a cada 2-3 meses para manter a bateria interna.
Sim. O Daysy foi desenhado para mulheres como tu. Certifica-te de usar o Daysy diariamente logo ao acordar, antes de te levantares e te tornares ativa. Para uma utilização ideal do Daysy, recomendamos que tenhas pelo menos 1 hora de sono contínuo antes de fazeres a medição.
O Daysy só regista uma medição por dia. Se o dia seguinte ainda não tiver começado, ouvirás um som (bip-bip).
Sim, o Daysy pode ser usado durante a amamentação. Não deves começar a medir até 6 semanas após o parto. Como não há forma de prever a primeira ovulação após o parto, o Daysy permanecerá amarelo até que a primeira menstruação seja registada no pós-parto. Uma vez que inicies o teu primeiro período, o Daysy mostrará menos dias vermelhos e amarelos nos 2-4 ciclos seguintes, à medida que o Daysy se familiariza com o teu ritmo único de ciclo.
Por favor, contacta o serviço de apoio ao cliente para obteres orientação.
O relógio interno do Daysy é atualizado automaticamente quando sincronizas com a aplicação DaysyDay no teu telemóvel. Assim que a hora é atualizada no teu telemóvel após uma viagem, ou após a mudança sazonal de horário, sincroniza o teu Daysy para atualizar também o relógio do Daysy. Nota que todas as medições de temperatura registadas entre a mudança de hora e a primeira sincronização no novo "fuso horário" continuarão a ser exibidas com a marca de tempo antiga. A hora exibida da medição não afeta os cálculos do teu ciclo.
"DaysyDay" é uma aplicação disponível para download gratuito na tua loja de apps. Quando usada e sincronizada com o Daysy, a aplicação exibe os teus estados de fertilidade passados, presentes e futuros e fornece informações adicionais para te ajudar a aprender mais sobre o teu ciclo.
Abre a aplicação e clica no botão "Conectar o teu Daysy". Seleciona o botão apropriado para o modelo Daysy que tens, Bluetooth® ou Cabo, e segue as instruções no ecrã para conectar o teu Daysy. Pressiona o botão no Daysy uma vez para ligá-lo e depois pressiona duas vezes para ativar o modo Bluetooth. Certifica-te de que o Bluetooth® está ativado no teu telemóvel e de que a aplicação tem permissão para aceder ao Bluetooth®. Verás uma animação de sincronização e depois serás solicitado a introduzir o teu endereço de email e o código PIN que receberás por email. Quando a sincronização estiver concluída, verás os teus dados exibidos no calendário e na curva de temperatura.
Essas linhas horizontais percorrem as tuas temperaturas médias baixas e altas de cada ciclo, calculadas depois de o ciclo ser concluído. Como os valores da temperatura basal corporal flutuam naturalmente todos os dias, essas linhas podem ajudar-te a visualizar o salto de temperatura que ocorre após a ovulação. Para saber mais sobre como o Daysy identifica e usa esse salto de temperatura para calcular a tua fertilidade diária, por favor lê o artigo The Fertility Tracker Method.
O Daysy desliga-se automaticamente após 60 segundos.
Quando a bateria do Daysy estiver fraca, o anel de ativação piscará em intervalos frequentes, indicando que é necessário recarregá-lo.
Uma carga completa da bateria deve durar entre 1 a 2 meses, dependendo da frequência com que o Daysy é ligado ou utilizado.
Para carregar o teu Daysy, segue os passos abaixo:
Conecta o cabo microUSB a um computador ou a uma fonte de alimentação USB.
Conecta o cabo microUSB ao Daysy.
As luzes azuis que se movem de baixo para cima indicam que o Daysy está a carregar.
Todas as luzes azuis permanecem acesas quando o Daysy está completamente carregado.
O Daysy entrará em modo de espera enquanto estiver a carregar. Pressiona o botão de ativação para verificar o estado. Importante: nunca tentes usar o Daysy enquanto está a carregar.
O Daysy 2.0 pode ser conectado a qualquer porta USB, pois estas são padronizadas. O padrão exige que as portas USB e os adaptadores sejam de 5V e forneçam pelo menos 1A de corrente.
Algumas portas USB/adaptadores, como os carregadores rápidos, conseguem fornecer mais corrente, mas isso não é um problema, porque o Daysy possui circuitos de proteção independentes que limitam a intensidade da corrente consumida durante o carregamento.
A luz azul no anel de ativação do teu Daysy mover-se-á de baixo para cima enquanto está a carregar. Todas as luzes azuis acenderão quando a bateria estiver completamente carregada.
O Daysy pode entrar em modo de espera enquanto carrega.
Basta pressionar o botão para verificar o estado do carregamento.
Sim, a tua encomenda inicial do Daysy inclui tudo o que precisas.