Teatro Lambe-Lambe
EM SOMBRAS
EM SOMBRAS
(2025)
Segredos das águas é um projeto de criação de três espetáculos de teatro lambe-lambe em sombras com a temática sobre as águas: aquífero, rio e mar. Eles são criados a partir de materiais descartados e reaproveitados, sendo assim, uma via de produção pautada também em uma questão ambiental através da forma. São obras para o público em geral (surdos e ouvintes), com classificação livre e gratuita.
Sinopse
Que segredos as águas podem nos contar? Sejam elas de superfície, subterrânea ou da imensidão dos mares, elas guardam histórias e experiências únicas. Mas elas também trazem marcas dos restos da existência humana. Em "Segredos das águas" vamos mergulhar em 3 histórias que abordam as águas dos aquíferos, de rios e de mares através de experiências visuais pelo teatro de sombras criadas a partir de restos materiais.
Espetáculos:
ESTINTOFAUNA
Por Daniele Viola
Sinopse: No limiar da terra até as profundezas, os veios de água passam, água doce se acumula em vida com seres minúsculos. E assim como passa a vida, passa o rejeito tóxico. "Estintofauna", um jogo com o nome “Estigofauna” (fauna de águas subterrâneas) e a palavra “extinto”, é uma fabulação para as perguntas que questionam sobre os seres dessas águas e o encontro com a poluição.
SEREIA DO BONITO
Por Giuliana Caliri
Sinopse: Num encontro entre o real e o encantado, um homem se depara com uma sereia nas águas doces do rio. Inspirado na canção Sereia do Bonito, de Maria Bethânia, o espetáculo mergulha no mistério do feminino selvagem, das lendas brasileiras.
ENTRE BOLHAS E SINAIS
Por Ingrid Loyo
Sinopse: Em um oceano onde os peixes se comunicam com sons e bolhas, um peixe surdo nada sozinho, sem ser compreendido. Até que, entre bolhas e sinais, ele encontra outro peixe como ele. Um espetáculo poético e visual sobre comunicação, identidade surda e a beleza de encontrar quem entende a nossa língua mesmo no silêncio.
Ficha Técnica
Produção: Cia. Libélulas @cialibelulas
Orientação Técnica: Daniele Viola
Intérprete de Libras: Angélica Gontijo @vos_ver_ouvir_sentir
Lambeiras-sombristas: Daniele Viola, Ingrid Loyo, Giuliana Caliri
Designer Gráfico: Giuliana Caliri @studio.espiral
Fotografia: Aline Carvalho
Projeto incentivado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto por meio do Edital Cultura em Ação – Programa Municipal de Fomento às Culturas