Exames Realizados

Diagnóstico Audiológico

Realizamos os exames audiológicos mais solicitados por profissionais que trabalham com avaliação e diagnóstico de pacientes com perdas auditivas. Contamos com as mais modernas ferramentas clínicas para a realização de um diagnóstico preciso e confiável de diferentes tipos de patologias que afetam os ouvidos externo, médio e interno.

Além dos exames abaixo descritos contamos com outros protocolos de avaliação audiológica para as mais diferentes rotinas em audiologia.

Não deixe de nos contatar e solicitar informações acerca de coberturas contratuais ou mesmo para consultar seu orçamento.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Audiometria

A audiometria tonal é o teste padrão para avaliar a audição. Determina os limiares auditivos e compara esses valores com os padrões de normalidade. Por meio da audiometria tonal é possível estabelecer o tipo e grau da perda auditiva. Além disso, auxilia no diagnóstico diferencial das lesões de orelha externa, média e interna, fornece informações para estabelecer o topodiagnóstico da deficiência auditiva e traz informações para o processo de habilitação e reabilitação auditiva.

Imitânciometria

A imitânciometria (timpanometria) é um procedimento que contribui para a identificação de alterações do compartimento da orelha média. É um exame rápido, indolor e que pode ser feito em indivíduos de todas as faixas etárias. Por meio de uma pequena sonda e microfone inserido no conduto auditivo do paciente, é possível a medição de pressão e volume da orelha média. Associa-se a este exame a pesquisa do reflexo do estapédio, que são respostas neuromusculares do sistema auditivo em resposta a apresentações de sons específicos.

BERA - Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral (PEATE)

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), também conhecido como Audiometria de Tronco Encefálico (ABR- Auditory Brainstem Response) ou, ainda, Brainstem Evoked Response Audiometry (BERA), é o potencial evocado auditivo mais utilizado clinicamente.

Trata-se de um exame eletrofisiológico que realiza medidas dos potenciais, amplitudes e latências em diferentes pontos do trajeto auditivo até o sistema nervoso central. Exame é de especial utilidade na faixa etária pediátrica e em patologias retrococleares.

Emissões Otoacústicas (EOA)

Consiste na pesquisa da resposta da células ciliadas externas presentes no interior da cóclea. Trata-se de um dos exames mais importantes na prática de pesquisa audiológica. Quando realizada no período neonatal é chama-do de Teste da Orelhinha (um dos exames da Triagem Auditiva Neonatal)

É um exame indolor e independe da resposta consciente do paciente ou vigília para sua obtenção.

Avaliação Auditiva em crianças

A realização da pesquisa dos limiares auditivos em crianças não é umas das tarefas mais fáceis na prática audiológica. Isso deve-se a dificuldade de obtenção de respostas consistentes e confiáveis nesta população. Na maior parte das vezes o diagnóstico é determinado através da conjunção de testes objetivos / subjetivos e testes de avaliação comportamental com resposta a instrumentos e estímulos visuais. Frequentemente diversas sessões são necessárias para um resultado confiável.

Processamento Auditivo Central

O exame de Avaliação do Processamento Auditivo Central é indicado para crianças (a partir de 6 anos) e adultos que apresentam dificuldade de entender (“hã? “o quê?”), desatenção, falta de memória, inquietação, dificuldade para realizar tarefas sequenciais ou para concentrar, compreender, ler ou escrever que interferem na aprendizagem escolar ou na atividade profissional.

Vectoeletronistagmografia (VENG)

A Vectoeletronistagmografia (VENG) é um exame que tem como finalidade avaliar o sistema vestibular que, por sua vez, trata-se de um sistema sensorial que consiste em um conjunto de órgãos do ouvido interno. Esse sistema também é conhecido como labirinto e é responsável pelo equilíbrio corporal.

Através da colocação de eletrodos ao lado dos olhos e na testa, o paciente acompanha estímulos luminosos e recebe um leve jato de ar (ou água) no canal auditivo. O examinador analisa os registros e define assim a presença ou não da labirintopatia-labirintite, como é popularmente conhecida.

A Vectoeletronistagmografia é pare fundamental da avaliação otoneurológica, auxilia na análise da função do labirinto e suas correlações com o ouvido e o sistema central.

É indicado nos casos de tontura, vertigem, náusea, zumbido, perda auditiva neurossensorial etc.

Telefones: (21)2557-7269 // (21) 98442-2250 ( whatsApp)

E-mail: danielejanoni@susiveclinicamedica.com.br // danielejanoni@sublimecare.com.br

Link de Grupo Marcações e Informações: https://chat.whatsapp.com/0AW5URO1vMeJXSmAmCGJCQ

Facebook: @danielejanonifono