Os orientandos deverão realizar as seguintes atividades:


Guia para a estruturação do texto

A escrita da monografia pode ser estruturada de diversas formas, desde que atenda o manual de normalização de TCC. A estrutura normamente é definida em conjunto entre o orientador e o orientando. Sugere-se que a monografia esteja estruturada da seguinte maneira:

  • Resumo

Um bom resumo pode ser escrito utilizando as "six magic questions":

1 - What is the problem?

2 - Why is it important?

3 - Why is it challenging?

4 - What are the limitations of related work? What is the novelty?

5 - What are the contributions?

6 - What is the validation methodology?

  • Introdução

A introdução nada mais é do que o resumo mais detalhado. Basei-se no texto escrito no resumo para escrever a introdução. A introdução deve começar com a contextualização do problema. Imagine que você está contando uma história. Comece com o cenário geral, mencione o problema deste cenário, os trabalhos que já resolvem o problema, as desvantagens dos trabalhos citados, e então dê enfase em como seu trabalho resolverá o problema de maneira melhor ou diferente. A introdução não deve entrar em detalhes sobre implementação, deve-se apenas dar um overview do que foi desenvolvido.

  • Fundamentação teórica

Nesta seção devem ser citados os conceitos e tecnologias que precisam ser conhecidos pelo leitor para que ele entenda o seu trabalho. Para cada assunto importante, deve-se criar uma subseção. Por exemplo, se o trabalho enfoca na área de Internet das Coisas (Internet of Things), deverá ter uma seção que explica brevemente o que é isso. Não crie seções para explicar o que é Java, MySQL, etc. Esses são vastamente conhecidos na literatura e não faz sentido criar uma seção para explicá-los. Neste caso, eles devem ser apenas citados no início da explicação do protótipo.

  • Trabalhos relacionados

Aqui deve-se citar os trabalhos similares ao que você está desenvolvendo. Dê preferência para utilizar referências confiáveis, de congressos a revistas. Utilize o Google Scholar para encontrar as referências. Note que o Google Scholar permite exportar a referência no formato .BIB, que pode ser adicionado diretamente no gerenciador de referências JabRef, mencionado nesta página. Dê preferência para referências atuais (normalmente, quanto mais antiga, pior).

  • Proposta

A proposta fala do cerne da sua contribuição. Se você desenvolveu um software, aqui deverá ser dito em detalhes como ele foi desenvolvido. Para isso, crie subseções para deixar o texto claro. Por exemplo, poderão ser criadas seções para detalhar as documentações do software e para detalhar o protótipo.

    • Documentação (Diagramas UML, DER, etc)
    • Protótipo
  • Estudo de caso (quando houver)

É interessante que todo trabalho possua um estudo de caso. Isto permite validar melhor a proposta e dá um maior peso ao trabalho.

  • Conclusões

As conclusões devem ser claras e estar de acordo com os resultados. Um leitor deve entender bem sobre o que o trabalho faz, apenas lendo o resumo e as conclusõẽs.

  • Referências

Se você utilizar o latex + jabref, as referências serão geradas automaticamente, sem esforço. Lembre-se de utilizar referências confiáveis (nunca wikipedia!) e atuais.