Desenvolvendo pesquisa sobre o perfil do Profissional da Informação. Para contribuir, envie uma mensagem (botão no final da página)
novembro 2022
novembro 2020
novembro 2020
Parece um paradoxo mas é uma realidade – e muito preocupante - existir desinformação numa sociedade predominantemente digital, em que o que mais abunda é a informação propagada em quantidades e velocidades vertiginosas. Se as novas TIC vêm facilitar o acesso e produção mais generalizado e democratizado à informação também podem ser veículos facilitadores da propagação de qualquer tipo de informação, sem filtros de veracidade ou qualidade.
A desinformação, também associada às fake news, é considerada como informação falsa, criada e divulgada para a obtenção de benefícios económicos, com o propósito de enganar deliberadamente os utilizadores da mesma, causando-lhes prejuízo e muitas vezes prejuízo público, o que representa uma ameaça aos seus direitos fundamentais de cidadãos.
Associado a este problema não está só a questão da produção da informação mas também a adoção de comportamentos digitais que passam pela partilha da mesma ou pela publicação de comentários em redes sociais, tantas vezes sem as precauções que garantam a necessária credibilidade informacional.
Um destaque maior será dado aos profissionais da informação cujo papel é crucial no combate à desinformação, gerindo e ajudando outros a gerir informação fiável e determinante para a satisfação de necessidades informacionais, enfim, garantindo as condições para um adequado e responsável processo decisório, fundamental para o sucesso dos indivíduos e organizações.
O XIV Encontro de CTDI é, mais uma vez, um espaço privilegiado de reflexão sobre este tema atual, em que se pretende partilhar com o público diversificado – alunos, académicos e profissionais - saberes, experiências e boas práticas, de forma a combater esta realidade negativa e que exige de todos esclarecimento e desenvolvimento de espírito crítico, para além das políticas e legislação existente sobre a matéria.
outubro 2020
E os vários termos utilizados para descrever a atualidade da sociedade? Antropoceno, Humanidades Digitais, Sociedade 5.0... E mais? Há mais!
O período Antropoceno (termo popularizado pelo Nobel de Química Paul Crutzen), descreve a humanidade desde finais do século XVIII, quando as máquinas começam a afetar o meio ambiente. Este período está contido dentro da atual Era Cenozóica, sendo esta Era pertencente ao éon Fanerozoico. Tudo isso compreende um período superior a 500 milhões de anos.
Humanidades Digitais é um termo ainda mais recente. Data de do início das relações dos computadores com as Ciências Humanas e Sociais, em meados do século XX. Muitos estudiosos concordam que o surgimento se deu com o Index Thomisticus num trabalho entre a equipe (equipa [pt/pt]) do estudioso Roberto Busa e a IBM.
Por fim Sociedade 5.0 é o mais recente dentre estes três termos. Surge pela primeira vez (há controvérsias?) em janeiro de 2016 no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia do Japão. Esta Sociedade objetiva o Ser Humano como o centro de toda a inovação. A tecnologia emergente deve existir para servir o Homem ao mesmo tempo que o impede de se prejudicar.
Em meio a termos e conceitos, surgem ideias e teorias, estudos, pesquisas e investigações. Não há consenso. Graças a isso a Ciência avança!
Cite: Oliveira, D.M. (2020) Terminologias Humano-Sociais. In Blog. Disponível em: https://sites.google.com/view/dalbertoliveira-pt/blog#h.679unwruy9m7
agosto de 2020
Será que há uma relação entre a quantidade de profissionais em cada profissão e a quantidade de literatura académica produzida sobre estas mesmas profissões?
Oremos: Os dois gráficos abaixo representam as respostas a duas pesquisas diferentes, mas complementares. Estas pesquisas abordaram as profissões dos Profissionais da Informação em 2020.
No gráfico "Profissões mais mencionadas" é possível visualizar as 5 profissões mais citadas por diplomados de cursos de Mestrado em Ciência da Informação no Brasil e em Portugal. A pergunta foi: Profissão que exerceu por mais tempo na área da Ciência da Informação / Gestão da Informação. Foram recolhidas 121 respostas.
No gráfico "Literatura do Profissional da Informação" é possível visualizar o que aconteceu quando os termos referentes as profissões mencionadas no estudo anterior, foram inseridas no motor de busca do Google Scholar (em português e inglês), juntamente com o termo "profissional da informação" - entre aspas e também em português e inglês. A intenção foi a de recuperar apenas os resultados que tinham no título todos os temos pesquisados.
Olha ai um exemplo da busca: allintitle: "Profissional da Informação" OR "Profissionais da Informação" bibliotecários OR bibliotecário
É incrível o resultado! A proporção da literatura sobre as profissões foi reduzindo da mesma forma que a proporção de diplomados que se diziam profissionais destas mesmas profissões. Coincidência?
Cite: Oliveira, D.M. (2020) Eu escrevo sobre a minha Profissão? In Blog. Disponível em: https://sites.google.com/view/dalbertoliveira-pt/blog#h.sqb7acsqhr38
agosto de 2020
"A primeira ocorrência do termo “profissional da informação” recuperada mediante uma procura nos motores de buscar da Web of Science, Scopus e Google Scholar, pelo termo “profissional da informação” e “information professional”, foi num artigo The Space Congress, de 1964, intitulado “Structuring the Engineering organization to solve the information problem” (BRION, 1964)" (Oliveira e Rodrigues, 2020)
julho de 2020
Unir a biblioteconomia com gamers é o que esta vaga de voluntariado pretende. Teria relação com a criação de categorias nos chats e organização de imagens e vídeos?
#gamertecario #bibliogamer #bibliotecario #gamer