O roubo de identidade é um crime sério, que ocorre sem o contacto direto com os ladrões e que tem aumentado por todo o mundo. Os desenvolvimentos da tecnologia contribuem para que os crimes sejam cada vez mais sofisticados.
As vítimas do roubo de identidade podem gastar meses ou anos, além de muito tempo e dinheiro para desfazer a confusão criada pelos ladrões. E, além disso, podem perder oportunidades, ser forçadas a desfazerem-se dos seus bens ou, até mesmo, ser presas por crimes que não cometeram.
O roubo de identidade é um processo de duas etapas. Primeiro, alguém rouba as suas informações pessoais. Em segundo lugar, o ladrão usa essas informações para se fazer passar pela pessoa e cometer fraudes. É importante compreender esta abordagem de duas etapas, pois as suas defesas também têm de funcionar em ambos os níveis.
É preciso estar ciente dos perigos que rondam a Internet e suspeitar de tudo. Suspeite de todos os serviços, aplicações, mensagens a pedir-lhe informações pessoais.
Quando se recebe um e-mail suspeito é melhor excluí-lo. Deixar e abrir uma mensagem de desconhecidos na sua caixa de correio, contendo um anexo potencialmente prejudicial é arriscado. Também é recomendável que se evite descarregar arquivos enviados por terceiros, por exemplo, atualizar o seu Adobe Flash Player através de um site que não o da Adobe.