Desenvolvimento de aprendizagens

Agora que já sabemos sobre os conceitos básicos que orientam o trabalho de um(a) educador(a), podemos pensar com calma sobre etapas desse trabalho que nos ajudam a efetivamente desenvolver aprendizagens. Na videoaula a seguir, destaco três etapas cruciais: (a) proposição de objetivos de aprendizagem explícitos, (b) construção de condições de avaliação formativa do aprendizado, e (c) construção de condições de ensino.

No passo anterior, sugeri a leitura de um texto do pesquisador John Hattie. Ele realizou uma ampla revisão de metanálises sobre variáveis promotoras de sucesso acadêmico e derivou dos seus achados orientações para a Educação. As reflexões desse cientista são muitíssimo interessantes, mas é verdade que ele trata dos diversos níveis educacionais.

Por esse motivo, pensei que uma pesquisa mais específica sobre o Ensino Superior possa ser necessária para te ajudar a pensar em condições de ensino com alta probabilidade de eficácia. Um estudo que atende à nossa demanda foi desenvolvido por Scheneider e Preckel (2017). Eles conduziram uma revisão sistemática de metanálises sobre variáveis promotoras de aprendizado no Ensino Superior. Vale a pena ler: Variables associated with achievement in higher education: A systematic review of meta-analyses.

Ah! Uma última sugestão sobre o que vimos. Caso você tenha dificuldades para pensar em verbos apropriados para uso na descrição de objetivos, consulte o infográfico que preparei (clique aqui). Escrever objetivos não é como implementar uma receita de bolo, mas algumas dicas podem ser bem pertinentes ;) E se você quiser um modelo de plano de ensino orientado por essa noção de objetivos, pode adaptar este aqui.

Maravilha! Agora que avaliamos conceitos orientadores para a atuação docente, podemos falar de modo crítico e consciente sobre o uso de TICS no Ensino Superior. Este será o nosso próximo passo.