A adesão e cumprimento da terapêutica é um tema hoje em dia muito debatido, pois está diretamente associado ao aumento das hospitalizações, ao insucesso da terapêutica, à agudização e complicações das doenças crónicas, ao aumento dos custos em saúde, à diminuição da qualidade de vida e consequentemente, a elevadas taxas de morbilidade e mortalidade nas pessoas idosas
As causas mais frequentes de não adesão ao tratamento são o esquecimento, o não ter o medicamento consigo, o não tomar de vez enquanto o medicamento não faz mal, dificuldades económicas, o estar ocupado e o ter deixado terminar o medicamento. Segundo alguns estudos, só cerca de 19% da população idosa adere e cumpre corretamente a sua prescrição terapêutica.
A fragilidade e o aumento de doenças crónicas nas pessoas idosas levam a um aumento do consumo medicamentoso, muitas das vezes com pouco controlo por parte dos profissionais de saúde, sobretudo no domicilio, consistindo num verdadeiro desafio para as equipes de Saúde na Comunidade no que diz respeito à promoção da saúde e qualidade de vida do idoso. Daí a importância em capacitar a pessoa idosa e seu cuidador no que diz respeito à gestão da terapêutica medicamentosa.
Assista à sessão de Ensino da sua Unidade de Cuidados na Comunidade.
Assista o seguinte vídeo sobre esta temática.
Estudos e artigos sobre o tema.