Um dos habitantes mais presentes no Covão da Ametade, é a Lagartixa de Montanha (lacerta monticola) que habita a partir dos 1400 mts de altitude, sendo a sua alimentação moscas, mosquitos, larvas e lagartas.
Entre os repteis podemos ainda encontrar alguns Sapos Comuns (bufo bufo) e Cobra de Água viperina (natrix maura) é totalmente inofensiva e geralmente poderemos vela junto a cursos de água.
Outro habitante do covão destaca-se a Toupeira comum (mole talpa europaea), a Toupeira de Água (galemys pyrenaicus) e o Musaranho de água (neomys anomalus), na área dos omnívoros.
Quanto a carnívoros que podermos ver no covão, destaca-se Genetta (genetta genetta) e o Gato Bravo (felis silvestris), assim como a Raposa (vulpes vulpes) que procuram os lixos deixados pelos visitantes do covão.
As aves mais frequentes no covão, destaca-se o corvo (corvus corax) o Gaio (garrulus glandarius) os Guarda Rios (alcedo atthis) os Piscos de peito ruivo (Erithacus rubecula) e por fim a Poupa (upupa epops) que percorrem todo o manto verde do covão à procura de alimentos, explicitamente em dias de sol.
Poderemos ainda avistar algumas aves de rapina, como a Águia de Bonelli (Hieraaetus fasciatus) o Falcão Peregrino (falco Peregrinus) ou ainda Milhafre preto (milvus migrans) e algumas Corujas do mato (tyto alba).