Histórico

ORIGEM DE TUDO

O projeto "Corredor Cultural Forproex Sudeste" é uma proposta interinstitucional criada em 2015 e conduzida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste). A ação tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre as Instituições de Ensino Superior do Sudeste, distribuídas em aproximadamente setenta cidades distintas dos quatro estados da região: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Um dos principais motivos para a execução do projeto é o impulsionamento de iniciativas culturais promovidas no ambiente universitário. E o seu ponto de partida é o fomento às práticas extensionistas, aos trabalhos de pesquisa, ao estímulo e à motivação da aprendizagem, à criação artística e ao intercâmbio de grupos e profissionais ligados à arte, à cultura e a áreas correlacionadas.

Além disso, vale ressaltar que o "Corredor Cultural Forproex Sudeste prevê" o incremento da programação de atividades culturais e artísticas e a promoção de novas formas de convívio e sociabilidade nos campi universitários, e destes com as várias sociedades regionais.

No decorrer de cada ano, o projeto conta com um calendário anual de ações culturais, que são pensadas a partir de quatro diferentes modalidades: mostras e exposições, cursos e oficinas, música e artes da cena.

1ª EDIÇÃO

As primeiras instituições participantes do projeto piloto do Corredor Cultural FORPROEX Sudeste a partir de 2015.

2ª EDIÇÃO

Na segunda edição do Projeto Corredor Cultural FORPROEX Sudeste foi ampliada a adesão de Instituições Públicas de Ensino Superior da região sudeste.

UFABC Universidade Federal do ABC

UNIFEI Universidade Federal de Itajubá

UFLA  Universidade Federal de Lavras

UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

UFU Universidade Federal de Uberlândia

UNIFAL Universidade Federal de Alfenas

UFSJ Universidade Federal de São João Del-Rei

UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense

IFSP Instituto Federal de São Paulo

IF Sul de Minas Instituto Federal do Sul de Minas

UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas

UNIFESP Universidade Federal de São Paulo

IFF Instituto Federal Fluminense

UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

UNIMONTES Universidade Estadual de Montes

UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

CEFET-RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

UFV Universidade Federal de Viçosa

UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais

UEZO Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

IF Sudeste MG Instituto Federal  do Sudeste de Minas Gerais

UFES Universidade Federal do Espírito Santo

1° CONCURSO DE FOTOGRAFIA

UFABC Universidade Federal do ABC
UNIFEI Universidade Federal de Itajubá
UFU Universidade Federal de Uberlândia
UNIFAL Universidade Federal de Alfenas
UFSJ Universidade Federal de São João Del-Rei
UNIFESP Universidade Federal de São Paulo
IFF Instituto Federal Fluminense
UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais
IF Sudeste MG Instituto Federal  do Sudeste de Minas Gerais

As fotos podem ser acessadas pelo site do Concurso:

https://marastavik.wixsite.com/corredorcultual

FORCULT E CORREDOR CULTURAL - PERCURSOS

EM 2019

Realizado no Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio o II Fórum de Gestão Cultural das IES da Região Sudeste. Na Universidade Federal da Bahia foi realizada a 2ª Edição do FORCULT Nacional.

O Grupo de Trabalho 1 - Corredor Cultural Nacional iniciou a elaboração do Regulamento do Programa Corredor Cultural Nacional a partir do modelo do Regulamento do Corredor Cultural FORPROEX Sudeste.

EM 2020


Em decorrência da pandemia da COVID-19, o III Fórum de Gestão Cultural das IES da Região Sudeste foi realizado pela Universidade Federal de Uberlândia de modo virtual. A 3ª Edição do FORCULT Nacional também foi realizada virtualmente pela Universidade Federal da Bahia.


O Grupo de Trabalho 1 - Corredor Cultural Nacional, a partir da compreensão do contexto vigente, concebeu a escrita de uma carta de adesão ao Programa Corredor Cultural Nacional como o modo mais adequado de instituir o programa em âmbito nacional.

EM 2021

O IV Fórum de Gestão Cultural das IES da Região Sudeste foi realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, enquanto o IV FORCULT Nacional foi sediado pela Universidade Federal de Minas Gerais.


Neste ano, o Grupo de Trabalho 1 - Corredor Cultural Nacional aprovou o Regulamento do Programa Corredor Cultural Nacional e o Grupo de Trabalho se tornou permanente na estrutura do FORCULT Nacional.

GRUPO PERMANENTE DE TRABALHO

Na quinta edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (V FORCULT), deliberou a definição do Grupo de Trabalho 1 (GT1) como Grupo Permanente de Trabalho no FORCULT Nacional, com reuniões periódicas para a implementação do Programa Nacional Corredor Cultural pelas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras.