Educação Ambiental Crítica: uma formação para outros mundos possíveis
com Isabela Kojin
Essa semana convidamos para a Conversa de Portão Isabela Kojin, que vem prosear sobre educação ambiental crítica e transformadora.
A Isa é gestora ambiental, membra do Laboratório de Educação e Política ambiental - Oca (Esalq/USP), da Escola Popular da Natureza e doutoranda do Programa Interinidades em Ecologia Aplicada (USP).
Falar sobre reciclagem e lixeiras coloridas já não é mais o suficiente numa escola, é preciso estar atento e por dentro das pautas dos ecomovimentos e bem viver.
Outros mundos são possíveis e podemos ir muito além do discurso sustentável!
Bora trocar?
Ed. Infantil no Kibbutz:
Como a educação integrada à comunidade pode nos ajudar a olhar para o desenvolvimento infantil?
com Maria Carolina Ferraciolli
(CRP 06/152411)Vamos abrir os portões essa semana para Maria Carolina Ferraciolli (CRP 06/152411).
A Carol foi voluntária no Kibbutz Giva´t Oz, em Israel, onde trabalhou por dois anos como assistente de educação infantil na comunidade. Em nossa conversa, propõe um debate sobre a educação no Movimento Kibbutz, no passado e na atualidade, e sua relevância para pensar estruturas e práticas para a educação e o desenvolvimento infantil da criança enquanto ser social, político e de direitos na comunidade em que habita.
Maria Carolina Ferraciolli é formada em Línguistica pelo IEL/UNICAMP e Psicologia pela FFLRC/USP. Atua como Psicóloga Educacional no CIRASE (Centro Integrado de Recursos de Aprendizagem e Saúde Escolar) em Sumaré e também atende como Psicóloga Clínica.
Homens da Educação Infantil: Um debate urgente!
com Peterson Rigato da Silva
Convidamos para prosear sobre docência masculina na educação infantil Peterson Rigato da Silva.
Diretor de uma Escola Municipal de educação infantil na cidade de Piracicaba-SP. Militante do FPEI e Doutorando em educação pela UNESP. Membro dos grupos de pesquisa IM@GO - UNESP e Gepedisc linha culturas infantis/ UNICAMP.
Chega em nossos portões convidando e provocando a todes sobre o tema. Falar sobre homens na educação infantil é também falar sobre silenciamento, esteriótipos de gênero, cuidado e preconceitos.
Um papo que coloca na agenda não só a formação docente na pequena Infância, mas a luta por uma educação feminista e emancipatória.
"Muitos me chamam pivete, Mas poucos me deram um apoio moral... Se eu pudesse eu não seria um problema social" cantarola Seu Jorge nos fones de Gustavo Trevisan Salciotto até chegar em nossos portões.
Quando se pergunta quem são os "problemas" na sala de aula, o que você estabelece como critério?
Gustavo vem compartilhar conosco suas vivências com crianças e adolescentes aos quais os portões estão sempre fechados.
Debater sobre quem "assiste" a liberdade e sobre o controle social da pobreza - contradições escancaradas e cotidianas. Além disso, comenta sobre casamento infantil, exploração, drogas, machismo, política de assistência e outros temas que não se conversam na sala de professores!