Objetivo: Promover o conhecimento da biodiversidade Neotropical, através de estudos taxonômicos, filogenéticos, biogeográficos e ecológicos com base em análises morfológicas ou moleculares, distribuição nos diferentes domínios fitogeográficos, endemismos e grau de ameaça da flora brasileira, promovendo a conservação de espécies e habitats in situ ou ex situ.
Objetivo: Estudar os aspectos da biologia das espécies envolvendo diferentes dimensões como a biologia floral, palinologia, sistema reprodutivo, interações com animais, fisiologia vegetal, produtos vegetais, palinologia, entre outros relacionados às espécies Neotropicais.
Objetivo: Entender multidimensionalidade das inter-relações pessoa-ambiente, bem como as suas implicações para a conservação ambiental. Inclui estudos sobre contato e conexão com a natureza, educação ambiental e para a sustentabilidade, etnobiologia, percepção ambiental, psicologia ambiental, além de estratégias para o ensino de botânica/ciências e a popularização da ciência.
Objetivo: Desenvolver e aplicar técnicas analíticas para avaliação e monitoramento da qualidade ambiental, visando estratégias de conservação.