12/08/2025 (18:00): PROF. DR. EDUARDO ASSIS
PALESTRA PRESENCIAL
RESUMO:
Breve currículo: Possui graduação em Letras pela UFMG (1973), mestrado em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP. Cumpriu programas de Pós-doutorado na UNICAMP e na UFF. Aposentado em 2005, mantém vínculo voluntário com a UFMG, atuando como professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. Participa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade
12/08/2025 (18:00): PROF. DR. JOSÉ JUNIOR
PALESTRA PRESENCIAL
RESUMO: A atividade tem como objetivo geral problematizar a escrita de Jorge Amado a partir da relação entre História e Literatura, reconhecendo-a como gesto ético-político na sociedade brasileira do século XX. Disso desdobram-se dois objetivos específicos e complementares: a) analisar a trajetória literária e política do autor e suas estratégias para urdir uma crítica da cultura brasileira; b) descrever diferentes cenas sobre infâncias e culturas infantis que emergem da literatura amadiana articuladas com as concepções do autor acerca do tempo histórico tecido entre transformações e permanências. Busca-se contribuir para uma mirada crítica sobre como o texto literário, em sua materialidade própria, criou formas de descrever e indiciar tanto os autoritarismos que estruturam a sociedade brasileira como as variadas experimentações da liberdade em cenas e personagens singulares.
Breve currículo: Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com a tese indicada ao Prêmio Capes de Teses - 2022. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cuja dissertação recebeu a Menção Honrosa da CAPES/PPGH na avaliação trienal 2017-2020. Licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra o Laboratório de Pesquisas em História Cultural (LAPEHC/URCA/CNPq) e o Núcleo de Pesquisas em Ensino de História e Cidadania (NUPHISC/URCA).
12/08/2025 (19:00): PROF. DR JOÃO GUALBERTO
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: Na literatura regional brasileira, a figura do coronel como eu a imagino - portador de violência e progresso - está muito presente nas ações de Mundinho Falcão: idealizador de benfeitorias como a dragagem da barra, a linha de ônibus Ilhéus-Itabuna, o restaurante da Gabriela, a criação da associação comercial e tantas outras. Ele foi o típico coronel empreendedor do início do século XX como Delmiro Gouvêa. Na literatura o Dr. Rodrigo Cambará, de Érico Veríssimo, no mesmo período tem o mesmo perfil como personagem. Eles foram - ficção ou realidade - os verdadeiros agentes do capitalismo e da modernização no Brasil de sua época.
Breve currículo: Professor Emérito da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutor em Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, França), Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Planejamento Governamental pelo Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico (CEDE) e Graduado em Administração pela UFES. Foi Sócio Diretor do Instituto de Pesquisa Futura e Secretário de Estado da Cultura do Governo do Espírito Santo. Atualmente, é Sócio Administrador da Persona Diálogos Estratégicos.
13/08/2025 (14:00): PROF. DR. GILDECI DE OLIVEIRA LEITE
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: Xirê é o conjunto de cânticos sagrados em louvor às divindades afro-brasileiras, portanto a pretensão da breve fala é discutir representações da mitologia dos orixás em parte da obra de Jorge Amado. Partiremos do princípio, segundo o qual os textos mitológicos são narrativas primordiais e, segundo nossa proposta de leitura, presentes em histórias amadianas compondo uma literatura de axé! Desta forma, mostraremos que Jorge Amado é também um autor de axé, pois como Obá de Xangô — ministro de Xangô — possuía conhecimento e as devidas autorizações para falar de sua comunidade.
Breve currículo: Professor de Literatura da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas, Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Literatura (UFBA), Especialista em Educação (ABEC - UNIBA) e Licenciado em Letras Vernáculas (UFBA). É Sócio do IGHB (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) e editor das Coleções Vertentes Culturais da Literatura na Bahia e Leituras de Letras e Cultura.
13/08/2025 (19:00): PROF. DR. DOUGLAS DE SOUSA
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: A relação entre Jorge Amado e o cinema nacional ultrapassa a mera condição de adaptações literárias para as telas. Mais do que transposições, esses diálogos configuram processos de recreação, nos quais literatura e áudiovisual se entrelaçam na construção de um imaginário cultural brasileiro. A obra de Jorge Amado, marcada por forte apelo visual, linguagem coloquial e personagens socialmente marginalizados, encontra no cinema um espaço de expansão e suas narrativas e suas críticas sociais. Esta palestra discute não apenas como escritor autorizar vai participar ativamente da roteirização e das escolhas estéticas de adaptações - exemplo da parceria com Nelson Pereira dos Santos no filme tenda dos milagres (1977) -, mas também como, enquanto o homem público, cronista intelectual, Jorge Amado atuou diretamente na defesa do cinema nacional, contribuindo para a formulação de políticas públicas e leg incentivo ao audiovisual no Brasil. Por meio de suas crônicas de sua militância cultural de sua própria trajetória evidencia-se uma relação profunda com a sétima arte, tanto como espaço de recreação estética quanto como instrumento de afirmação cultural, memória, resistência e construção de uma identidade brasileira mestiça plural e popular.
Breve currículo: Formado em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí e Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da UEMA (gradução e mestrado em Letras). Membro do grupo de pesquisa LAMID - UEMA; também faz parte do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura, da UNB. Email: doug.rsousa@gmail.com
13/08/2025 (19:00): PROF. DR. GEFERSON SANTANA
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: A presente palestra propõe discutir as representações das trabalhadoras nos romances de 30 do escritor baiano e intelectual comunista Jorge Amado (1912-2001), com especial atenção às trabalhadoras do sexo, lavadeiras, empregadas domésticas e operárias das fábricas de charuto. A análise se concentra no contexto do pós-abolição nas cidades de Salvador e do Recôncavo Baiano, a partir das obras publicadas no ciclo Romances da Bahia, especialmente quando de sua reedição e publicação pela prestigiosa editora José Olympio (JO). A produção literária de Amado foi central para a divulgação das teses da Internacional Comunista (IC) sobre as questões raciais, classe e gênero, alinhando-se à estética do realismo socialista, segundo a qual a arte deveria desempenhar uma função pedagógica, revelando as contradições do capitalismo e apontando os caminhos para a revolução no mundo. A obra amadiana não apenas destaca a importância dos trabalhadores negros, incluindo as mulheres, na consolidação da revolução no Brasil, mas também denuncia as condições de vida das trabalhadoras, como o abuso patronal, a violação de direitos relacionados à maternidade e maternagem, a luta por melhores condições de trabalho e remuneração e as jornadas exaustivas a que eram submetidas, sobretudo as mulheres negras.
Breve currículo: Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com bolsas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com bolsa de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Tem experiência na área de História do Brasil República, com ênfase nos seguintes estudos: intelectuais comunistas, crítica literária, história do livro e da edição, políticas culturais de esquerda, questões raciais no Brasil.
14/08/2025 (19:00): PROFA. DRA. ILANA SELTZER GOLDSTEIN
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: Com mirada interdisciplinar, entre a literatura e as ciências sociais, a palestra partirá da figura e da obra do romancista baiano, para abordar a ideia de mistura que perpassa seu universo. O pressuposto é que a literatura, assim como a arte, de maneira geral, não apenas reflete experiências sociais e históricas, como também as constitui. Assim, Jorge Amado, um dos escritores brasileiros mais lidos e adaptados no século XX, ajudou a construir uma representação de um Brasil mestiço e sincrético. É disso que trataremos, buscando exemplos de amálgamas entre o público e o privado, entre o catolicismo e o candomblé, entre o racismo e a miscigenação nas obras O Compadre de Ogum, Gabriela, Dona Flor e Tenda dos Milagres.
Breve currículo: Ilana Seltzer Goldstein é antropóloga e professora do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, além de coordenadora da Cátedra Kaapora de conhecimentos tradicionais e não-hegemônicos. É autora do livro O Brasil best seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional (SENAC, 2003). Foi consultora da editora Companhia das Letras no relançamento da obra completa de Jorge Amado em 2008. E foi curadora da exposição do centenário de Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa, em 2012.
14/08/2025 (09:00): PROFA. ME. FERNANDA DINIZ
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: A presente palestra tem como objetivo cerne discutir e também problematizar a escrita de Jorge Amado a partir da relação entre Literatura e História, reconhecendo-as como importantes para compreender o homem, a terra, a construção de sua identidade e seus desejos, tais aspectos são importantes como desdobramentos sócio-político na sociedade brasileira do século XX. Diante disso, justificam-se nossos objetivos específicos os quais subdividiram em dois, a saber: I) analisar o recorte literário em que a obra está inserida, bem como o campo político e os fatos centrais pertinentes para crítica literária brasileira; II) discutir sobre a representação da personagem central da narrativa articulando com contexto tão forte regionalista e as experimentações da liberdade em que a ironia está presente e o desejo se destaca na (des)construção masculina em cenas marcantes e singulares.
Breve currículo: Atualmente é mestra em Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade Federal da Paraíba. A área de concentração é em Literatura, Teoria e Crítica, tendo como linha de pesquisa: Tradição e Modernidade com viés em estudos comparativos, em especial, os textos regionalista de João Guimarães Rosa trazendo, guardada as proporções, o resgate e a tradição da literatura clássica em textos modernos. Além disso, já realizou e ainda realiza estudos nas áreas de: I) Estudos Literários e de Gênero; II) Literatura e Psicanálise, dentre outros. É especialista em Literatura & Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Avançado – Zona Leste. Também é especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO – Guaporé. Ainda detém Curso de Aperfeiçoamento em EJA: diversidade e inclusão pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atualmente é professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
15/08/2025 (09:00): PSI. ESP. KLEBERSON ANANIAS
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: Publicado em 1936, o romance Mar Morto , de Jorge Amado, atualiza o mito yorùbá e a história de amor entre Yèmọja e Ògún, deuses africanos, ao mesmo tempo em que problematiza a luta de classes e a exploração dos trabalhadores e da população ribeirinha da Cidade de São Salvador naquela década. Nossa proposta ao reler essa obra é fazer uma análise literária da estrutura mítica da narrativa para apontar no texto a influência do pensamento yorùbá na obra do autor e, ao mesmo tempo, fazer apontamentos acerca da filosofia marxista presente nessa obra.
Breve currículo: Kleberson Ananias é Psicólogo e psicanalista. Especialista em Saúde Mental e desenvolvimento humano pela PUC -PR e nas redes sociais se dedica a discutir Psicologia , Cinema , literatura, direitos LGBT e questões étnico raciais e religiões afro brasileiras
15/08/2025 (10:00): PROFA. DRA. SUELENY RIBEIRO
PALESTRA VIRTUAL
RESUMO: No romance Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, as personagens Pedro Archanjo - personagem central - e Iaba - “uma diaba com rabo escondido”2 - encarnam divindades míticas originárias da tradição ioruba, que, no Brasil, devido ao processo de sincretização religiosa, foram empurrados, principalmente, de acordo com Reginaldo Prande (2005), por meio das correntes umbandistas, para o papel do demônio, pois estas foram as mais diretamente influenciadas pela imagem do demônio concebida no cristianismo. Os Exus, masculino e feminino, representados no romance por Pedro Archanjo e Iaba, são deuses ambivalentes, contraditórios e transgressores; e, assim como outros deuses representados na obra, são indiferentes à distinção bem e mal, sagrado e profano, instituída pelo cristianismo, dado que leva ao conflito teológico instaurado entre as religiões de matriz africana e a religião cristã. A proposta desta palestra é suscitar a discussão a respeito dos modos de representação das personagens em questão e o reflexo do aspecto religioso na elaboração da identidade do sujeito negro inserido nesse contexto. É importante ressaltar, porém, o caráter ambivalente do aspecto mítico-religioso retratado no romance que pode contribuir simultaneamente para o enaltecimento e estereotipada da identidade religiosa dos praticantes das diversas vertentes religiosas de matriz africana no Brasil.
Breve currículo: Possui Doutorado em Letras/Estudos Literários - Linha de Pesquisa: Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade - pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestrado Acadêmico em Letras/Estudos Literários - Linha de Pesquisa: Literatura e Sociedade - pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (2011), Especialização em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Piauí e Graduação/Licenciatura Plena em Letras - Português pela Universidade Federal do Piauí (2001). Professora efetiva de Língua Portuguesa pela Secretaria Municipal de Educação de Timon.