Pelo sucesso e inclusão de todos!
Pelo sucesso e inclusão de todos!
Comunidades de Aprendizagem é um projeto de transformação educativa que envolve a escola e a sua comunidade, mediante a implementação de Ações Educativas de Sucesso (AES), com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens.
Este modelo educativo fundamenta-se em evidências científicas internacionais, que apontam dois factores-chave para a aprendizagem na sociedade actual: a interacção e a participação activa da comunidade.
Actualmente, o projecto conta com mais de 9.000 escolas que implementam AES ou que já se constituíram como Comunidades de Aprendizagem, distribuídas por 14 países da Europa e da América Latina.
Baseado nos sonhos da comunidade educativa, e sustentado no diálogo e na ciência, este projecto transformador promove a melhoria das aprendizagens, a convivência e a coesão social nas comunidades onde é implementado.
A sua base conceptual assenta nas conclusões do Projecto INCLUD-ED – Strategies for Inclusion and Social Cohesion in Europe from Education, financiado pela Comissão Europeia entre 2006 e 2011, coordenado pelo CREA e desenvolvido com a participação de 14 países europeus. Esta investigação identificou seis Ações Educativas de Sucesso (AES), baseadas em evidências, que demonstraram alcançar os melhores resultados a nível académico, na coesão social e na convivência, em contextos diversos — sendo, por isso, universais e transferíveis.
Estas AES constituem o alicerce científico do projecto, resultado de mais de 30 anos de investigação conduzida por mais de 80 investigadores e investigadoras de várias disciplinas. Revelam-se como uma das estratégias mais eficazes para superar as desigualdades sociais e educativas.
Ações regulares de leitura dialógica (discussão) sobre as melhores obras da literatura universal
Com a participação de voluntários da comunidade, o trabalho de grupo torna-se mais eficiente e divertido!
A formação colaborativa, através da discussão de artigos científicos, capítulos de livros e vídeos, é a forma mais eficaz de formação.
Durante a pandemia, as sessões de formação para familiares dos alunos contribuiram para a capacitação ao nível do uso das plataformas digitais, que vieram para ficar.
Contacte o coordenador e formador do projeto, Pedro Lopes (pedro.lopes@prof.aeps.pt), para obter mais informações.