No ano letivo 2019/2020, a convite da Direção Geral de Educação, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor abraçou o Projeto Comunidades de Aprendizagem, no âmbito das medidas de promoção do sucesso educativo, iniciando o processo formativo de quatro docentes e uma técnica de intervenção local. Este pequeno grupo tem acompanhado o percurso formativo de outros docentes, divulgando e enraizando o Projeto no Agrupamento.
O percurso iniciou-se em 2020/2021, com a implementação de:
Tertúlias Literárias Dialógicas (turmas de 3.º e 4.º anos);
Formação de Familiares (aberta a toda a comunidade educativa);
Formação do pessoal docente (inicial e contínua, através de tertúlias pedagógicas dialógicas).
Os constrangimentos causados pela pandemia que vivemos impediram que o processo avançasse com a celeridade desejada, mas a equipa pedagógica inicial, composta por 11 docentes, implementou Ações Educativas de Sucesso, mesmo em contexto de educação a distância. Uma das ações realizadas online que permaneceu até à data são as tertúlias pedagógicas dialógicas, realizadas com regularidade mensal e que contam também com a participação de docentes de outros agrupamentos.
No período pós-pandemia, o processo de formação de pessoal docente tem avançado, através da realização do curso de formação de 25 horas, da realização de Ações de Curta Duração, das já mencionadas tertúlias pedagógicas dialógicas e da realização de mobilidades para formação no estrangeiro, através da Acreditação Erasmus+ 2021-2027. Para a realização destas mobilidades foi criado um consórcio com dois AE envolvidos no projeto Comunidades de Aprendizagem a nível nacional: o AE Eduardo Gageiro em Sacavém e o AE Passos Manuel, em Lisboa, possibilitando ao pessoal docente participar em conjunto em ações de job shadowing em escolas comunidade de aprendizagem no território espanhol, onde o projeto está amplamente implementado.
A dinamização de Ações Educativas de Sucesso tem sido realizada de forma livre, pelos docentes que têm participado nas diversas ações de formação. Em termos de abrangência do projeto no AEPS, em 2023/24 foram envolvidos em AES cerca de 200 alunos do 1.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, através da intervenção de 13 docentes. Foram realizadas tertúlias dialógicas em 8 turmas e grupos interativos em 4 turmas. Foram alvo de formação 47 docentes e técnicos. Contamos com a colaboração de diversos voluntários, entre familiares, auxiliares da ação educativa, estagiários e outros elementos da comunidade.
Em 2023/2024 demos ainda início à realização de tertúlias pedagógicas dialógicas – comunidade, no espaço da biblioteca da Escola Secundária, em que analisamos textos académicos e contamos com a participação de, para além de docentes, técnicos/as, alunos/as do AEPS e da Universidade Sénior e outros elementos da comunidade.
Em 2024/2025 o projeto deu continuidade à implementação das AES Tertúlias literárias dialógicas (e outras tertúlias dialógicas, de fotografia, música, pintura, arquitetura, etc.), grupos interativos e tertúlias pedagógicas dialógicas. Foram também realizadas duas ações de formação para pessoal docente e não docente: uma ACD de 6 horas, dedicada aos módulos Tertúlias dialógicas, Grupos Interativos e Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos e uma sessão de sensibilização de 2 horas, em que foi realizada uma apresentação panorâmica do projeto e foi experimentada a realização de uma tertúlia literária dialógica. O projeto continua a conquistar novos docentes e a contribuir para a realização de aulas mais dinâmicas, eficientes e divertidas, promovendo o sucesso dos alunos e o seu bem-estar e inclusão.