A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica, privada e laica, considerada um dos mais importantes centros de referência hospitalar do Brasil e da América Latina. Fundada por volta de 1560, a Santa Casa também foi berço das mais importantes faculdades de medicina do país, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Paulista de Medicina (Unifesp). O complexo hospitalar da Santa Casa de São Paulo é composto por seis unidades de saúde: Hospital Central, sede da instituição; Hospital São Luiz Gonzaga; Hospital Geriátrico Dom Pedro II; Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental; Centro de Saúde Escola Barra Funda e Hospital Santa Isabel, especializado em medicina supletiva.
Hoje a instituição atende a pacientes de todo o estado de São Paulo, de outros estados do Brasil e até de outros países, sendo considerada um dos mais importantes complexos hospitalares do país. Atende, diariamente, pelo SUS, cerca de 10 mil pessoas, em todas as especialidades médicas.
Sua missão é "Promover o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano com profissionais qualificados e tecnologia atualizada, buscando atingir a excelência no atendimento, ensino e pesquisa."