O que é a Coletiva Girassol?
Espaço democrático, ético, plural, acessível, diverso e com respeito aos direitos humanos para ouvir e amplificar a voz de TODAS as escritoras com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, mental, múltipla e surdocegueira.
Lugar de protagonismo e autoria das mulheres com deficiência para compartilhar suas histórias de vida, memórias, prosas poéticas, auto ficção, poemas, crônicas, contos, romances, produção acadêmica, e textos livres!
União de forças em prol do compartilhamento de ideias sobre literatura, jornalismo literário, escrita criativa, escrevivências e palavras que brotam do coração e da alma!
Oportunidade para conversas, divulgação de livros, incentivo à publicação independente, saraus, encontros literários, oficinas e cursos de texto, mentoria para edição de livros, compartilhamento de financiamentos coletivos de obras, releases e comentários sobre escrita.
Escritoras com deficiência, com ou sem formação acadêmica e experiência venham ampliar o seu lugar de fala e escuta na Coletiva Girassol! Mas lembrem-se: a Coletiva Girassol é feminista, anti-rascista, anti-gordofobica, anti-lgbtqi+fobica, anti-negacionista e anti-capacitista.
Escritoras com deficiência entrem em contato: leandramigottocerteza@gmail.com
#coletivagirassol #escritorascomdeficiencia #mulherecomdeficiencia #inclusao #literatura #saraus #poesias #cronicas #literatura #escritacriativa
#escritacriativa #jornalismoliterario #escrevivencias
#protagonismo #feminismos #leandracaleidoscopica #leandramigottocerteza
#pratodosverem: imagem da logo da Coletiva Girassol: foto colorida de um girassol em close aparecendo no lado esquerdo da tela. E no fundo tem o azul do céu. Imagem da capa do site: foto colorida de um campo de girassol plantados, um do lado do outro em um fundo de céu azul.
Vídeo da leitura da crônica autobiográfica de Leandra: "Viagem a uma montanha transparente". O vídeo tem legendas mais ainda não tem Libras.
#pratodosverem: imagem em vídeo de Leandra declamando sua crônica autobiográfica. Ela é uma mulher de cor de pela branca, cabelos e olhos castanhos. Está vestindo uma blusa de mangas curtas cor de rosa com vários apliques coloridos de rodelas de crochê localizados no centro. Tem um colar colorido no pescoço, está com maquilagem e uma flor colorida nos cabelos. Ela está em um local aberto com o fundo de árvores e um muro marrom.
#cronicas #escrevivencias #leandracaleidoscopica #coletivagirassol #escritorascomdeficiencia #lugardefala #protagonismo #autobiografias
Gravação em vídeo da Ocupação Artística de Leandra no Levante Feminista do Museu Vozes Diversas. O vídeo tem legendas e Libras.
#pratodosverem: Um quadrado é dividido por uma grossa seta amarela que vai do canto superior direito para o inferior esquerdo. À esquerda, sob fundo preto, está escrito em letras rosa e branco: Leandra Caleidoscópica; Ocupação de 23 à 29/04; Bate-papo dia 23/04 às 20h; Youtube e facebook /vozesdiversas e o símbolo de acessível em Libras. À direita, Primeiro Levante Feminista e foto colorida de Leandra sentada na cadeira de rodas com um microfone na mão. Ela é uma mulher branca de cabelos curtos com leves ondas. A testa é alta e quadrada, sobrancelhas finas, olhos pequenos com leve maquiagem. Tem o nariz fino e o microfone encobre parcialmente o sorriso. Usa uma estola de pele cinza clara, blusa preta de manga comprida com pulseiras brilhantes em ambos pulsos. Está de calça preta. Foto: Carol Vidal.
LINK DA GRAVAÇÃO DO PAPO NO YOUTUBE:
www.youtube.com/watch?v=508vpICe7N8
#cronicas #escrevivencias #leandracaleidoscopica #coletivagirassol #escritorascomdeficiencia #lugardefala #protagonismo #autobiografias #museuvozesdiversas
#pratodosverem: foto do lado esquerdo da tela, onde aparece a imagem de Leandra sentada em sua cadeira de rodas, olhando para uma folha de papel. Ela está com uma caneta nas mãos, veste uma blusa florida na cor azul, rosa e branca. Tem olhos e cabelos castanhos e pele na cor branca. Está com pulseiras e anéis. Tem uma flor colorida nos cabelos. Ao fundo se vê o par de muletas dela acoplado a cadeira de rodas.
Sou poeta, escritora, editora e jornalista.
Nasci com ossos de cristal (deficiência física que enfraquece os ossos) em 1977 e comecei a escrever poemas com 9 anos. Segui a vida registrando em cadernos o que sentia…
Cursei Comunicação Social na Universidade Anhembi Morumbi, trabalhei mais de 20 anos como Jornalista e Consultora em Inclusão e hoje sou Cronista e Colunista em diversos portais, como AzMina e Sem Barreiras.
Recebi as primeiras aulas de Escrita em 1995 com Áurea Rampazzo, professora do Laboratório de Redação do Museu Lasar Segall, e participei de uma turma do curso de poesia, cena e produção de texto.
Realizei Workshops e Cursos de Narrativas Biográficas na EPL - Educação, Comunicação e Desenvolvimento Humano com Edvaldo Pereira Lima; Oficinas de Escrita com Fernando Ferrari no SESC Pinheiros, e Curso Livre de Preparação do Escritor na Casa das Rosas.
E hoje faço e ministro cursos e oficinas de Escrita Criativa, Jornalismo Literário e sou fundadora da Coletiva Girassol, espaço de escuta das escritoras com deficiência.
Coloco as palavras no papel para conseguir continuar respirando… Tenho paixão por ler e escrever biografias, autobiografias, autoficção, crônica e prosa poética, além de poesia.
Lançarei o Selo Caleidoscópico e a Coleção Janelas sobre histórias de vida de mulheres com deficiência excluídas e esquecidas pela mídia, academia e movimentos sociais.
Sou mediadora do Café Polifônico no Museu Vozes Diversas!
Minha trajetória profissional está aqui: www.linkedin.com/pub/leandra-migotto-certeza/41/121/a
Perfil de trabalhos:
https://linktr.ee/leandracaleidoscopica