O mercado de reciclagem de tampinhas plásticas faz parte dos esforços para a construção de uma economia ambientalmente sustentável. Ganha notoriedade quando levamos em conta que aproximadamente 40% das embalagens produzidas no país são feitas com plásticos.

Isso implica dizer que ao mesmo tempo em que os resíduos de plástico possuem um grande potencial para comprometer a saúde do planeta, envenenando o solo, rios e mares por longos períodos, que chegam a centenas de anos, eles representam uma importante oportunidade de negócios.

A indústria de reciclagem é capaz de absorver um enorme volume de resíduos, que serão transformados novamente em matéria-prima para a produção de embalagens e diversos outros tipos de bens. As tampinhas plásticas coloridas podem ser separadas por cor e transformadas em novas tampinhas ou outros produtos.

Chegando à indústria de reciclagem, as tampinhas passam por um processamento que originará as resinas coloridas de plástico, que são a matéria-prima utilizada para a produção de novos bens.

Fonte: Aparas Macedo

Entre os benefícios da reciclagem de tampinhas podemos citar:

  • Reduz a dependência de matéria-prima in natura não renovável (petróleo);

  • Reduz a poluição causada por resíduos plásticos, que podem ser reciclados diversas vezes antes de serem descartados;

  • Gera atividade econômica ligada à economia circular, como é o caso das cooperativas de catadores, que geram ocupação e renda para milhares de trabalhadores em situação de vulnerabilidade.