Blisters é o nome que se dá as embalagens dos medicamentos, os blisters podem armazenar comprimidos de forma individual e também líquidos.

Eles podem ter tamanhos e formatos variados e a cartela é basicamente dividida em duas partes:

Filme de material plástico

Nela estão contidas as bolhas formadas para acomodação dos comprimidos. Geralmente na espessura entre 0,2mm e 0,8mm.

Os materiais mais usados são: PVC/PVDC e Aclar, que são atóxicos e facilmente termoformados, protegendo o medicamento contra o oxigênio, a umidade e até contra a luz em alguns casos especiais.

É o que cobre e sela o filme das bolhas. Dessa forma todos os comprimidos estão vedados e protegidos até o devido uso. Esse alumínio possui ótimas características de resistência à corrosão, estabilidade e aparência, tornando-o passível de ser codificado e impresso. Juntamente com o PVC, anula completamente a passagem de oxigênio e umidade.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartela_de_comprimidos

Processos de reciclagem e fabricação de Blisters

Nesse vídeo podemos observar como essas embalagens podem ser nocivas ao meio ambiente se descartadas de maneiras erradas.

Porém se o descarte desse tipo de "lixo", for feita de maneira correta, é possível minimizar esse impacto ambiental, se informar em farmácias sobre local correto do descarte dessas embalagens ou levar as que você tem em casa no campus da Unisantanna e descartar em um dos nossos pontos de coleta faz uma grande diferença pro meio ambiente.


Hoje em dia existem algumas empresas especializadas na reciclagem desse tipo de embalagem, como visto no vídeo existe a necessidade de um maquinário adequado para que a reciclagem seja feita de maneira correta.

Como se pode ver nesse vídeo todo o processo de fabricação dos Blisters é automatizado, é feito dessa maneira para que o contato humano no momento da embalagem dos medicamentos seja o menor possível, minimizando assim o risco de contaminações.

No início do século XIX os remédios eram armazenados em vidros, aglomerados em algodão. A primeira cartela foi produzida em torno de 1960 e desde então este sistema é considerado o melhor processo de embalagem individual de comprimidos quanto à saúde pública.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartela_de_comprimidos