Coleção Fauna em Aventura - amostra
• Clássicos da Fauna Brasileira
Todos os direitos reservados / Copyright©Márcio Inácio Franco
ISBN: 978-65-00-71812-6
1ª Edição - 2023
Márcio Inácio Franco
Sumário
Apresentação 3
Relação de personagens 4
Acampamento na Serra 5
Três Pequenos Talentosos 10
O Defensor da Árvore 14
O Sítio da Casa-Grande 19
A Migração das Andorinhas 25
A Migração das Pardelas 35
Coleção Fauna em Aventura
Apresentação
A Coleção Fauna em Aventura trata-se de uma obra literária infantil e juvenil extraída da grande aventura silvestre vivida todos os dias pelos personagens de nossa fauna.
A coleção contém seis histórias e dezessete personagens.
Assim, o acervo é composto pelas seguintes histórias: Acampamento na Serra, Três Pequenos Talentosos, O Defensor da Árvore, O Sítio da Casa-Grande, A Migração das Andorinhas e A Migração das Pardelas.
As seis histórias são vividas por quinze personagens silvestres e dois humanos. Destinada à infância e à juventude, a coleção confere destaque à imaginação, onde cada personagem expressa suas características silvestres, eventualmente interagindo com ações humanas.
A criança nasce naturalmente riquíssima em imaginação. São os adultos e equivocados métodos de ensino que eliminam da infância a imaginação, e consequentemente a criatividade.
A partir da página .........., são mostrados a imagem e o nome de cada personagem silvestre do acervo em comparação com a imagem e o nome real de seu correspondente na natureza, de maneira a enriquecer ainda mais o conhecimento que será transmitido ao leitor sobre a nossa fauna.
No sítio da editora, além da tratada comparação, o leitor fica convidado a acessar também maiores informações sobre cada personagem, como habitat, população, hábitos alimentares, dentre outras.
O autor.
=/=
Ao início da obra original [Coleção Fauna em Aventura], antes da primeira historinha, existe uma “Relação entre Nomes”, que associa o nome de cada personagem ao nome de seu correspondente real na natureza.
Por exemplo, o personagem Castanho trata-se de uma pardela-preta, o personagem Cintilante é uma andorinha do mar, o personagem Gaio e o personagem Louro são dois papagaios verdadeiros, o personagem Micoleo é um mico-leão-dourado, e assim sucessivamente.
=/=
Coleção Fauna em Aventura
Márcio Franco
apresenta a
Coleção Fauna em Aventura com:
O Sítio da Casa-Grande
Vender o sítio? Por quê? Eu gosto muito daqui...
O garoto Micoleo nasceu e foi criado por seus pais em uma casa-grande, com dezessete cômodos. A casa foi construída com cerne, madeira que não apodrece em contato com a água.
A casa-grande foi sede de uma fazenda, e desde o tempo em que Micoleo nasceu a casa pertencia a um sítio, comprado pelos pais do garoto.
Assim, Micoleo cresceu como um menino meigo e muito feliz, que desde pequenino gostava de ele mesmo tirar o leite que bebia pela manhã, e ficava muito contente em receber seus coleguinhas para brincar pela casa-grande e pelo sítio afora, depois que chegavam da escola.
Sobre a casa-grande contavam-se lendas e histórias interessantes, como a lenda do enorme diamante lilás, não encontrado após a morte do fazendeiro que construiu a casa.
Micoleo estudava de manhã e a tarefa escolar era feita a partir das doze horas. Certo dia, o garoto voltou da escola trazendo uma historinha infantil para leitura, junto com um formulário para avaliação com o título: “Avaliação, Crítica e Puxão de Orelha”. Depois das três, ele tinha tempo livre para brincar.
— Encontrei o Tuca! — afirma Micoleo, brincando de pique-esconde com seus amigos no pátio da casa-grande. — Tuca era um amiguinho facilmente reconhecido por seu belo e grande bico.
No sítio, meninos e meninas brincavam livremente de escrever, brincavam de mocinho e bandido, de pular sela, de ioiô, e de muitas outras brincadeiras que inventavam.
Brincar de jogar pião era uma arte dominada apenas por Micoleo e pelo menino Isaque, outro coleguinha da escola.
Desta forma, Micoleo e seus colegas viviam como qualquer garoto gostaria de viver, até o dia em que seus pais, tristes, lhe disseram que teriam que vender o sítio.
— Por quê? Eu gosto do sítio! Quero viver aqui para sempre! — diz Micoleo com entusiasmo a seus pais.
— Filhinho, o papai tomou dinheiro emprestado de um Banco, para financiar a lavoura de morango. Como a lavoura foi destruída pela geada, somente vendendo o sítio poderemos pagar a dívida — explica com docilidade a mãe do garoto Micoleo.
No dia seguinte à tarde, Micoleo e seus amigos não tiveram ânimo para brincar. Tuca, o bicudo, Micoleo, Aninha, o menino Isaque, ninguém queria que o sítio fosse vendido.
Os dias se passaram, e os garotos pareciam pessoas adultas, tamanha a preocupação pelo sítio querido de todos.
— Papai, eu e o menino Isaque queremos trabalhar no sítio para ajudar no pagamento da dívida com o banco — afirma Micoleo, com desânimo.
— Vocês são crianças! Isto não resolveria o problema — responde o pai dele.
Os dias passavam, e todos sabiam que o prazo para o pagamento da dívida ficava cada vez menor. Dia após dia os garotos se reuniam à tarde no celeiro apenas para conversar, porque as brincadeiras tinham cessado.
Mais de quarenta dias haviam se passado, sem que os garotos retomassem sua vontade de brincar.
— Amigos, nós somos crianças! Vamos deixar os problemas de adultos para os adultos! Vamos brincar? — pergunta Aninha, tentando reanimar seus colegas.
— Você tem razão! Do que vocês querem brincar? — responde Tuca.
— Faz tempo que não brincamos de pique-esconde na casa-grande... — sugere Aninha.
Assim, finalmente os garotos conseguem brincar de novo, esquecendo por um tempo a preocupação.
Na casa-grande, Micoleo fica na cozinha, esperando que seus colegas se escondam. Cada um toma seu rumo, procurando seu próprio esconderijo.
O menino Isaque passa por uma porta que rangia, entra por um corredor, quando então chega a um quarto desarrumado. Procurando um bom esconderijo Isaque sobe em um camiseiro, e dali vai para o alto de um guarda-roupa, onde planejava ficar abaixado e escondido.
Quietinho e com olhos aguçados, o menino Isaque observa os detalhes da parede de madeira, acima do guarda-roupa. Com olhar penetrante, o garoto percebe uma minúscula extremidade de metal, que sai de um pequeno cavado na madeira, em posição horizontal.
Com espírito de investigação, o menino movimenta aquela extremidade de metal e — nheeec! — ouve-se o rangido de uma fechadura enferrujada, e um retângulo na parede se move, metade para dentro do quarto, e metade para dentro da parede.
O menino Isaque percebe que estava de frente com uma passagem secreta.
— O que farei? Devo chamar meus colegas? — indaga Isaque a si mesmo em pensamento. — Depois! Como estamos brincando de pique-esconde, vou pra dentro desta passagem — continua pensando o garoto. (...)
[E a historinha "O Sítio da Casa Grande" continua no original]
A Coleção Fauna em Aventura tem mais cinco belas historinhas escritas sob inspiração em aves e animais da fauna brasileira...
(…) Continua no original, que se encontra no idioma português, dependendo de apoio para tradução para o inglês, espanhol e muitos outros idiomas, e especialmente de apoio para encontrar uma agência literária com potencial para publicar minha literatura em muitos países e em vários idiomas.
Sobre o Autor
Márcio Inácio Franco é cientista, filósofo, escritor, autodidata e ambientalista, que sempre traz evolução à compreensão e aos conceitos, iluminando a obscuridade.
O autor tem a sabedoria como um dom e a ciência por vocação.
No ramo filosófico ele escreveu os livros Retratos de Um Pensamento Aforístico, Galeria de Pensamentos e agora O Pensamento de Márcio Franco: https://sites.google.com/view/opensamentodemarciofranco
No ramo ambiental o autor escreveu o ainda não publicado Restabelecimento da Normalidade Climática [ISBN: 978-65-00-33020-5], obra que contém com exclusividade todos os fatores mais importantes que ── se realmente aplicados ── têm realmente como restaurar a normalidade climática no planeta terra.
Ele escreveu também duas lindas, importantes e ecológicas coleções infantojuvenis (também ainda não publicadas), a saber:
Coleção Tujuju e o Pantanal: https://sites.google.com/view/colecao-tujuju-e-o-pantanal
Coleção Fauna em Aventura: [Amostra presente]
Trabalhos pendentes de conclusão e publicação:
1. A Inversão do Processo Canceroso
2. Nova fórmula para escovação de dentes
Em um livro ou em outro tipo de publicação o autor pretende apresentar a público nova fórmula para escovação dentária oferecendo aos dentes muito mais saúde, podendo reduzir em cerca de 80% a necessidade de se utilizar de serviços odontológicos
3. Alimentação funcional para se evitar e para curar o maior número de doenças que o ser humano possa contrair
4. Método inédito para produção da melhor água mineral
5. Método terapêutico para a cura de alergias e outras doenças
O livro demonstrará experiências pessoais (descobertas) do autor que proporcionou sua própria cura da alergia respiratória, de alergia à cúrcuma, de alergia à castanha de caju e à castanha do Pará e cura de alergia a capsaicina, uma substância contida em pimentas verdes e vermelhas.
Uma das filhas do autor foi também curada de alergia respiratória
O método desenvolvido poderá ser estendido para a cura de alergia a medicamentos e para a cura de muitas outras doenças
6. Método terapêutico inédito para produção de vacinas com efeito profilático e com efeito para curar
O autor mais uma vez sempre deixa bem claro que todos os livros que adentram ao campo da medicina são escritos com base no dom de sabedoria e na ciência por vocação, com fundamento ainda na autodidática, e não como um profissional da medicina
Apesar de não ser um profissional no ramo da medicina, desde seus 15 anos de idade o autor começou a ler, a estudar, sobre assuntos de saúde ── para uso próprio ──, como prossegue fazendo até o presente, ou seja, perfazendo 45 anos de pesquisas/estudos pessoais, não acadêmicos
Assim, quanto tinha 15 anos (1977) o autor começou adquirindo os livros “As Frutas na Medicina Doméstica” e “As Hortaliças na Medicina Doméstica”, sempre lendo/estudando sobre assuntos de saúde, especialmente a partir da chegada da internet; 45 anos depois, e o autor ainda tem aqueles dois livros de Alfons Balbach em sua posse
As pesquisas/estudos pessoais do autor servem para seu uso próprio, como também para inspirar profissionais no ramo da saúde, levando-se em conta a filosofia como mãe das demais ciências
A sabedoria faz com que o homem traga para dentro de sua casa o sol no inverno e a sombra no verão
Como amostra, este é um dos muitos pensamentos do autor, sendo ele que é acompanhado de análise reflexiva, onde o leitor aprenderá, na prática, como trazer para dentro de sua casa o sol no inverno e a sombra no verão, conforme poderá ser conhecido nesta obra, de modo atualizado
Márcio Inácio Franco nasceu em 09 de julho de 1962, tem formação acadêmica em direito, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (Brasil), turma de 1987, tendo exercido a advocacia por 25 anos
Márcio Inácio Franco
Cientista, escritor, autodidata e ambientalista
Sabedoria e Ciência em Literatura
Trazendo Luz à Obscuridade
Autodidática
Scientia pro Vocatio — Donum Sapientiae
Telefone: +55 (35) 3424–2111
Rua Prudente de Morais, 507 — Centro
CEP 37584–000 — Congonhal — MG (Brasil)
marciofrancoescritor [arroba] gmail [ponto] com
Resumo dos Trabalhos Literários de Márcio Franco
Restabelecimento da Normalidade Climática
ISBN: 978-65-00-33020-5
[Ainda não publicado]
Amostras:
Em português: https://sites.google.com/view/normalidade-climatica
Em inglês: https://sites.google.com/view/restoringclimaticnormality
Em espanhol: https://sites.google.com/view/normalidad-climatica
Os Dons do Espírito e a Fé Pentecostal Original nos Últimos Dias:
Versão em ebook: https://www.amazon.com.br/dp/B08RB71ZLM
Galeria de Pensamentos:
https://www.editorabarauna.com.br/livro/filosofia/galeria-de-pensamentos/
https://mensagem.online/autor/marcio_inacio_franco
https://www.pensador.com/frase/NTM0NjY5/
https://www.pensador.com/frase/NTM0NjU1/
https://www.pensador.com/frase/NTM0NjY1/
https://www.pensador.com/frase/NTM0NjY0/
https://www.pensador.com/frase/NTM0NjYw/
Coleção Tujuju e o Pantanal
Coleção Fauna em Aventura
Adquirindo Anticorpos Contra o Coronavírus
[Ebook suspenso pelo autor, devido ao encerramento da pandemia]
Livros pendentes de conclusão e publicação:
A Inversão do Processo Canceroso
Método terapêutico para a cura de alergias e outras doenças
Nova fórmula para escovação de dentes
Alimentação funcional para se evitar e para curar o maior número de doenças que o ser humano possa contrair
Método inédito para produção da melhor água mineral
Método terapêutico inédito para produção de vacinas com efeito profilático e com efeito para curar
Deixamos bem claro que todos os livros que adentram ao campo da medicina são escritos com base no dom de sabedoria e na ciência por vocação, com fundamento na autodidática, e não como um profissional da medicina, que não é o nosso caso
Os mencionados e pendentes livros somente serão concluídos e publicados dependendo da existência de demanda, dependendo da existência de considerável interesse por nossa literatura
Para finalizar, gostaríamos de destacar a importância de ampla divulgação da presente obra e especialmente de nosso livro Restabelecimento da Normalidade Climática, com verdadeiro potencial para restaurar a normalidade climática em todo o planeta terra
Caso goste deste tipo de literatura e queira contribuir com seu prosseguimento, você pode fazer um depósito voluntário em nosso favor, via PIX:
Chave PIX CPF: 377 167 006 34
Márcio Inácio Franco
Banco Itaú
Contatos com o autor via e-mail: marciofrancoescritor [arroba] gmail [ponto] com