Ricardo Mendes, comercialmente publicitado como CMQ - Consultoria em Métodos Quantitativos, é um profissional liberal que presta serviços especializados na área de Métodos Quantitativos.

É formador certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. É ainda formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área A43 Matemática/Métodos Quantitativos. Em março de 2020, motivado pelo confinamento provocado pelo Covid 19, conclui também o curso de Dinamização de Cursos E-Learning.

Possui um mestrado em Estatística, Matemática e Computação. É ainda detentor de duas licenciaturas: em Matemática e Aplicações e em Economia.

Realizou também, no ano lectivo 2021/2022, a unidade curricular isolada Equações Diferenciais Ordinárias (10 ECTS) do Doutoramento em Matemática Aplicada e Modelação, com a classificação de 16 valores.

Iniciou a sua actividade na área das Explicações em 1992. Desde 2005 têm exercido funções de formador, colaborando com diversas instituições, como Instituto Politécnico de Lisboa e Instituto Politécnico de Leiria, entre outras. Em 2008 inicia funções como consultor, em particular, no apoio à gestão de várias empresas. É também, desde 2010, analista de dados estatísticos, em particular no apoio de trabalhos académicos, como teses e dissertações.

Em Setembro de 2015 cria, em Caldas da Rainha, o Centro de Estudos LC Explica - Explicações Low Cost que, passados dois anos, dá origem ao actual negócio CMQ - Consultoria em Métodos Quantitativos, com actividade, em Santarém e em Caldas da Rainha, na área das Explicações e Formação, assim como serviços especializados em Métodos Quantitativos.

Em Setembro de 2020, por motivos de alteração de residência, cessa a sua actividade em Caldas da Rainha.

Actualmente presta serviços fisicamente em Santarém e, principalmente, à distância via plataformas de aprendizagem, modalidade que inicia em Março de 2020 condicionado pelo confinamento provocado pelo Covid 19.

Os seus interesses incluem, entre outros, a Estatística Computacional, a Modelação Estatística e o Planeamento de Experiências, assim como as ligações entre a Estatística e outras áreas, nomeadamente a Matemática, a Economia, a Gestão e a Educação.

Têm participado em vários eventos académicos, dos quais se destacam: