Voz do Aluno 2023/2024

"Com os Polinizadores em Ação aprendi que há muitos insetos que são polinizadores, como as abelhas, borboletas e vespas. Estes insetos fazem a polinização que é levar o pólen de flor em flor nas patinhas traseiras para cair um bocadinho de pólen nas outras plantas para nascer mais plantas. Gostei muito deste projeto porque aprendi coisas novas sobre os insetos, como quais são os insetos polinizadores e que não se deve matar os insetos porque se não, eles não fazem a polinização e deixamos de ter mais flores e plantas. Descobri que havia muitos insetos no recreio da escola porque ali há muitas espécies diferentes de flores.

Maria Lima, 2C

"É um projeto (Polinizadores em Ação) que fala sobre polinizadores que são insetos com cabeça, tórax e abdómen. Eles vão para as flores, trazem pólen para as outras flores e assim dão origem a novas flores. Os insetos são importantes para a vida humana. Exemplo de alguns polinizadores são as abelhas, as do mel e as das flores. Se elas morrerem acaba o mundo. "

Julia Pereira, 2.ºC

"Os Polinizadores em Ação é um projeto que nos ensinou a importância dos insectos para os humanos. Aprendi a prestar atenção principalmente às abelhas-do-mel e a sua função na produção de alimentos e no mundo que vivemos. Este projecto permitiu que saíssemos muitas vezes da sala de aula e convivêssemos com a Natureza." 

Miguel Martins, 2.ºC

"Adorei ir à Quinta Pedagógica porque tinha lá muitos animais e também andei a cavalo. Conhecia alguns animais, mas outros não, como o porquinho da índia, o porco normal e também nunca tinha tocado num cavalo. Aprendi coisas novas sobre os animais, por exemplo, para dar comida ao burro e ao pónei, é preciso ter as mãos abertas, mas outros animais temos de dar comida a fazer um pinça, como o coelho, e os porcos tínhamos que jogar a cenoura."

Maria Lima, 2.ºC

"Na Quinta Pedagógica vimos animais como os cavalos, burros, cabras, ovelhas, vacas coelhos, porquinho-da-índia, tartarugas, patos, gansos, pavão e outros animais. Andamos a cavalo e eu nunca tinha andado! Alimentámos os animais. Fizemos pão. Foi uma experiência divertida e diferente porque na escola não fazemos este tipo de coisas e nem todos os meninos têm animais em casa para poder conviver com eles. Mostra que a vida no campo é divertida e saudável! "

Julia Pereira, 2.ºC


"Quero voltar  à Quinta Pedagógica, gostei muito dos animais e de lhes fazer festas. Vou pedir aos pais para vir cá!"

Tiago Castro, 2.ºC

"A visita de estudo à Quinta Pedagógica foi muito interessante e gostei mesmo muito! Alimentei os cavalos, os burros, os póneis e os coelhos,…e também andei de cavalo. Conviver com a Natureza fez-me sentir feliz! Gostava de voltar à Quinta Pedagógica para ter novamente um dia super divertido."

Miguel Martins, 2.ºC


"Adorei visitar a Quinta Pedagógica! Gostei de alimentar o cavalo com cenoura, ele fez-me coceguinhas na mão e de andar de cavalo, foi uma experiência fantástica."

Laura Macedo, 2.ºC

"O Projecto Os Super Saudáveis ensinou-nos a comer alimentos saudáveis e a fazer lanches divertidos. O lanche que mais gostei foi a supertaça colorida, que levava iogurte, mirtilos, mel e cereais. Se nos alimentarmos de forma saudável conseguiremos tornar-nos num Super Saudável!"

Miguel Martins, 2.ºC

"Com o projeto Os Super Saudáveis aprendi que é preciso comer alimentos saudáveis para não ter doenças, como o cancro. Descobri que os alimentos dão super poderes, como força, velocidade, resistência e outras coisas que não lembro. Quando comemos alimentos saudáveis ficamos fortes e com mais saúde. Já sei quais os alimentos são saudáveis e os que não são, como coca-cola, batata frita de pacote e tudo o que tem muito açúcar e sal."

Maria Lima, 2.ºC

"No Projeto Os Super Saudáveis falamos sobre alimentos que fazem bem à saúde e que protegem os rins e o estômago. Falamos por exemplo da cavala que é um peixe que nos dá muita força. O azeite dá-nos muita velocidade, o amendoim resistência. E o mais importante que é o homem é a água porque nos dá tudo como defesas, força, inteligência, resistência, velocidade e ainda outros nutrientes. Fizemos receitas com estes alimentos saudáveis e naturais. É um projeto contra o cancro e muito importante para a saúde de todo o mundo! Todos nós ganhamos um diploma. Vieram duas senhoras à nossa turma, a D. Filomena Amaral (Voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro) e a Professora Augusta Graça . Deram dois quadros com diplomas, um para a nossa sala e outro para a entrada da escola! Eu gostei muito…"

Julia Pereira, 2.ºC

"Na minha opinião, o projeto Os Super Saudáveis foi o mais interessante dos projetos que fizemos. Eu gostei porque aprendemos que devemos comer muitas vezes os alimentos que estão representados nas cartas do jogo, porque esses alimentos são os que fazem melhor ao nosso organismo. Gostei especialmente da carta da água porque a água é o melhor alimento do mundo."

Íris Tavares, 2.ºC

"Adorei o projeto (Os Super Saudáveis)! Gostei de escrever as receitas no computador e o lanche que gostei mais foi a supertaça colorida. Gostei muito de fazer os lanches."

Duarte Carvalheira, 2.ºC

"Eu gostei muito de participar no Projeto Os Super Saudáveis. Fizemos broinhas de amendoim, as super taças coloridas, iogurtes, um super lanche divertido saudável, muffins de cenoura e papas de aveia e foi super divertido aprender todas estas receitas saudáveis juntos."

Daniel Gonçalves, 2.ºC

"Eu gostei porque eu aprendi robótica, brinquei e também aprendi como trabalhar em equipa. Todos tiveram a sua vez de experimentar e eu gostei muito."

aluno, 4.ºB

"Eu gostei porque aprendemos coisas novas, brincamos e trabalhamos ao mesmo tempo. Eu gostei da atividade robótica porque fizemos programação e divertimo-nos. Foi um entretimento para os meninos (as) onde eu diverti-me com os meus amigos. Foi uma boa surpresa que eu e os meus colegas gostamos muito porque programamos robôs e depois de trabalhar divertimo-nos muito."

aluno, 4.ºB

"Eu gostei porque nunca visitei a fábrica da Ciência Viva, mas ela veio à nossa escola. Fizemos construções de legos e a minha equipa fez uma lanchonete que trazia hambúrgueres  esqueleto."

aluno, 4.ºB

"Eu gostei da atividade Robótica porque foi divertido e interessante. Cada grupo escolheu a sua construção de legos, eu e o meu grupo escolhemos a Roda Gigante. Cada vez que construíamos a Roda Gigante ficava mais fixe a atividade."

aluno, 4.ºB

"Na Semana da Ciência fizemos muitas experiências. Eu e os colegas do meu grupo apresentamos um trabalho, os ossos da mão ou a mão esqueleto. Eu e os meus colegas explicamos quais eram os materiais necessários: palhinhas, uma mão com o desenho dos ossos imprimidos, fita cola e fio de lã. Mas depois eu e os meus colegas grupo fomos explicar e ajudar os outros a fazer mão. Gostámos muito de ajudar e eles ficaram muito felizes por experimentarem e brincarem com uma mão esqueleto ."

Tomás, 4.ºB

"No dia do Bebras eu sentia-me muito nervoso. Eu ouvia muito silêncio e o silêncio ajuda-me a concentrar e tudo correu muito bem. E quando chegou o dia de saber os resultados eu também estava muito,  mas muito nervoso, mas chegou a hora de ver a avaliação e eu fiquei no top dos 25% com 96 pontos. Fiquei muito feliz, eu adorei."

Diogo Coutinho, 4.ºB

"Participei no Bebras este ano e no ano anterior. No início senti-me muito nervosa, mas ao mesmo tempo contente. No fim, parece que és outra pessoa. Estás tão calma como uma borboleta. Adorei a experiência. Não faz mal treinar matemática e assim desenvolver mais as minhas capacidades. Quando erro no Bebras penso que é uma forma de aprender."

Maria Francisca Silva, 4.ºC

"A experiência de participar no Bebras foi muito especial, porque única. Sempre há problemas mais difíceis do que outros e isso faz-nos puxar pela cabeça. Espero  voltar a participar na prova no 5.º ano."

Benedita Bastos, 4.ºC

"Gostei muito de participar no concurso Bebras porque adoro matemática. No ano passado também participei e achei os problemas mais difíceis. No início do concurso, senti-me nervoso, mas depois lá me acalmei."

Gabriel Paleacov, 4.ºC

"Na atividade do Halloween – Vem criar Pega-Monstros, eu e o meu grupo fizemos um Pega Monstro, mas não funcionou muito bem, era um pouco nojento e pegajoso mas o pior é que não colava à parede.  Mesmo assim gostei de fazer esta atividade e foi muito divertida."

Victor, 4.ºB

"No Dia Mundial da Alimentação nós começamos por fazer um texto sobre o dia mundial da alimentação. E fizemos trabalhos sobre a alimentação saudável e como devemos ter uma boa saúde. No nosso texto dizia que para termos saúde e sermos saudáveis devemos comer bem, não comer muito chocolate ou doces porque se comermos muito chocolate ficamos com cáries."

Carolina e Íris, 4B

"A turma 4.ºB  e  4.ºA fizeram a experiência do gelado científico e na minha opinião foi a melhor experiência que já fiz. Foi a única experiência que eu provei alguma coisa e para mais um gelado. Ele estava muito gostoso e o gelado do meu grupo foi o melhor gelado. Os outros grupos também fizeram a experiência do gelado científico, mas o gelado do meu grupo foi "the best ."

Jeriel, 4B

"Quando comi o panda que fiz, gostei muito do sabor que senti na boca."

Vitória, 1.ºA

"Gostei de comer fruta em conjunto com os meus colegas."

Gabriela, 1.ºA

"Gostei de fazer arte com fruta."

Martim, 1.ºA

"Gostei muito de comer fruta de forma divertida."

Guilherme, 1.ºA

"Gostei de fazer a experiência!"

Gabriela, 1.ºA

"O gelado sabia mesmo bem."

Vitória, 1.ºA

"Fiquei com as mãos muito geladas por estar a agitar o saco para solidificar as natas com o sal."

Santiago, 1.ºA

"Gostei de provar o gelado que fiz."

Carlota, 1.ºA

"Eu gostei muito da experiência gelado científico porque aprendi que sempre que se faz um gelado é preciso ter muito cuidado e atenção. Ter atenção na quantidade dos ingredientes para que a reação seja o que se pretende. "

Ana Lúcia Cabral, 2.ºC

"Eu acho que a experiência do gelado científico foi muito interessante e gostosa! Estava muito bom e foi muito rápido de fazer. Adorei!” 

Antony Braga, 2.ºC 

"Toda a turma provou o gelado científico saudável! Ele era líquido e sólido e eu gostei porque aprendi que o sal misturado com gelo, permite congelar produtos em menos tempo."

Miguel Sfalsini, 2.ºC

"Gostei muito de fazer a experiência do gelado científico porque aprendi que para o congelar, sem congelador, podemos utilizar sal e gelo.” 

Simão Monteiro, 2.ºC 

"Eu gostei muito de participar na experiência Gelado Cientifico porque eu aprendi uma palavra nova, a palavra sacarose."

Laura Coutinho, 2.ºB

"Eu gostei muito de participar na experiência Gelado Cientifico porque aprendi a fazer um gelado diferente dos que costumo comer."

 Martim Ferreira, 2.ºB

"Eu adorei participar na experiência Gelado Cientifico porque o gelado era delicioso e fresquinho."

 Martin Bastos, 2.ºB

"No Dia da Sustentabilidade, nós escrevemos um texto  sobre como ajudar o nosso planeta a não ficar doente. 

O que mais gostei  de escrever e que me fez pensar foi que a sustentabilidade é...

1) Não gastar Água, porque assim nós não conseguimos tomar banho ou beber Água.

2) Não gastar dinheiro aleatoriamente."

 Yara, 4.ºB