Voz do Aluno 2022/2023

"Gostei muito da visita de estudo à Fábrica Ciência Viva Aveiro. A atividade que mais gostei foi “Aprender ciência a brincar”, porque vimos e experimentámos brinquedos de várias partes da Índia que reproduzem movimento ou som. Fomos levados para uma sala muito bonita que fazia lembrar a Índia e tivemos a possibilidade de construir alguns brinquedos como um peixe, um helicóptero e um apito.
Foi uma experiência muito divertida com muita ciência! "

Maria António, 4.º C 

"A visita de estudo à Fábrica da Ciência Viva, em Aveiro, foi uma boa surpresa, pois pudemos fazer várias experiências das disciplinas de Ciências, Matemática e até Química. Programámos um robot, o Ozobot, um brinquedo interativo que percorre um percurso onde estão desenhadas linhas codificadas, havendo uma conjugação  de cores (preto, vermelho, azul e verde) que, quando na ordem correta, permitem programar o robô para girar, alterar a velocidade, alterar o sentido ou, entre outros, mover-se em Z, porém, que no nosso grupo não funcionou… ou melhor funcionou após a orientação de um professor."

João Francisco Cimo, 4.º B 

"Eu gostei da atividade porque a cientista Carla Candeias disse-nos que a nossa escola está num lugar limpo, saudável, onde não há poluição porque estamos rodeados de árvores e isto foi possível porque, no seu laboratório, ela observou as poeiras ao microscópio."

Íris Tavares, 1.º C 

"Eu gostei da atividade porque a investigadora Carla Candeias mostrou-nos vídeos do seu laboratório, onde estava um grande microscópio e vimos como trabalham os cientistas."

Duarte Marques, 1.º C 

"Eu gostei da atividade porque vi minerais e a cientista, Carla Candeias, ofereceu-nos alguns minerais: talco, micas, xisto, lepidolite, berilo."

Valentim Pinho, 1.º C 

"Eu gostei de ver as imagens das poeiras ao microscópio, onde vi minerais e alguns “bichinhos”. Gostei de receber minerais."

Miguel Martins, 1.º C 

"Gostei muito da atividade porque limpei o pátio da nossa escola, a cientista Carla Candeias, da Universidade de Aveiro, viu no microscópio o que existe nas poeiras da nossa escola e mostrou-nos as imagens. Achei incrível os “bichinhos” que há nas poeiras."

Luiz Miguel, 1.º C 

"Eu gostei da atividade porque a cientista, Carla Candeias, mostrou-nos uma rocha que trouxe de um vulcão e eu senti o cheiro de enxofre. Eu recebi minerais e eu vi os germes das poeiras do pátio da nossa escola." 

Tiago Castro, 1.º C 

"Eu gostei muito de realizar a atividade “Carnaval com sustentatibilidade” porque foi extramente original e fiz imenso sucesso ao usá-la como adereço, recebendo elogios pela mesma.

Senti-me realizada ao construir a minha máscara. Adorei e toda a minha família e amigos também. Foi um trabalho espantoso!

De certeza que, quando for mais velha, irei recordar com ternura este trabalho.

Neste dia pude confirmar mais uma vez a utilidade e importância da Natureza no nosso dia a dia e que como ela fazem-se trabalhos lindíssimos."

Rita Rodrigues, 4.ºB 

"Eu gostei muito desta atividade “Carnaval com Sustentabilidade” porque fizemos máscaras incríveis, com elementos naturais.

Foi um trabalho que exigiu criatividade da nossa parte visto que tivemos de escolher os materiais com que iríamos trabalhar e dispô-los na máscara de cartão usando apenas a nossa imaginação.

Diverti-me imenso a realizar este trabalho. Foi uma maneira diferente de construir máscaras de carnaval."

Maxym Batrachenko, 4.ºB 

"Eu gostei da atividade das máscaras de Carnaval porque apelou à nossa criatividade. A partir de elementos naturais construímos máscaras carnavalescas sem qualquer instrução.

Não havia limites para a nossa imaginação! Claro que a beleza também tinha de ser tida em conta. O resultado final deveria ser original e bonita.

Foi pena que, com a cola, algumas pétalas ficassem castanhas passado algum tempo."


João Almeida, 4.ºB 

"Construir máscaras com elementos naturais foi uma atividade muito “fixe”! Tive a oportunidade de passear ao ar livre e apanhar flores - que eu adoro! -, de construir uma máscara de carnaval extremamente original e de, com ela, ter obtido um adereço bem vistoso para o meu fato de carnaval e para enfeitar a minha casa.

Diverti-me imenso a realizar esta tarefa e ainda pude trazer umas flores para oferecer à minha mãe e à minha irmã.

Este trabalho foi muito enriquecedor porque aprendi novas técnicas artísticas, que irei certamente usar. "

João Martins, 4.ºB 

"Hoje, dia 24 de novembro, na escola comemorámos o Dia Mundial da Ciência.

Eu gostei muito de ver os colegas do 3.º ano mostrarem-nos coisas interessantes.

Gostei de participar em todas, mas a que me chamou mais a atenção foi a mensagem secreta."

Emanuel Sousa, 2.ºB 

"Hoje, dia 24 de novembro, na escola comemorámos o Dia Mundial da Ciência.

Fizemos muitas atividades experimentais e a que mais gostei foi “cores em movimento”.

Num prato com leite, pingámos corantes de várias cores, de seguida tocávamos com um cotonete molhado em detergente da louça, as cores movimentavam-se.

Foi uma manhã muito divertida!"

Lisa Asensio, 2.ºB 

"No dia 24 de novembro, durante a manhã, no centro escolar de Sever do Vouga, celebrou-se o Dia Mundial da Ciência.

As atividades experimentais foram organizadas pelo clube da Ciência e realizadas pelos alunos com orientação dos professores.

Enquanto isso, os restantes alunos assistiram às experiências com curiosidades nos resultados finais.

Gostaria de repetir esta iniciativa."

Bruno Pinto, 4.ºC 

"No dia 24 de novembro comemorou-se na nossa escola o Dia Mundial da Ciência. Algumas turmas realizaram experiências na biblioteca e na entrada da escola. Todos os alunos puderam participar e observar diversas experiências tais como: flutuação, dissolução, espetada de balão, densidade, massa maluca, erupção vulcânica.

Aprendemos que a água salgada é mais densa, o ovo flutua e é por isso que é mais fácil nadar no mar.

Foi um dia diferente na escola porque se fizeram muitas experiências e a que gostamos mais foi a erupção vulcânica."

 Alunos do 4.ºA

"No dia 23/11, na sala de aula, a turma 3º/4ºCED, fez experiências.

A turma dividiu-se em 4 grupos de 4. Cada grupo fez uma experiência: flutua e afunda, bolhas dentro de bolhas, candeeiro de lava e cores em movimento.

Os alunos começaram por ver um vídeo e depois foram ver se tinham os materiais necessários.

De seguida treinaram as experiências e o professor tirou fotos.

Na sexta-feira, dia 25,  iremos apresentar estas experiências às crianças do Jardim de Infância."

Aléxia Bastos, 4.º ano - 3º/4ºCED 

"Bebras: desafio internacional de pensamento computacional

Alguns alunos do 4.º C, no dia 16/11/2022 participaram no concurso Bebras. Os alunos, de um modo geral, consideraram que foi uma atividade interessante, divertida, que agradou muito e que permitiu desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

Os desafios abordaram temáticas como: regularidades e sequências, leitura e interpretação de dados, estratégias de cálculo (adição e subtração), planificação de sólidos geométricos e estratégias de resolução de problemas.

No futuro gostaríamos de repetir esta experiência."

 Sofia Viegas, 4.ºC