Atividades 2023/2024

Encontro de Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola 2023

O Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva acolheu, no dia 13 de outubro, o  2º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva. 

A Escola Básica de Vale de Milhaços marcou presença no evento, representado pelas professoras do Clube Ciência Viva na Escola, Helena Lança e Alexandra Belchior.

No encontro contou com diversos painéis de investigadores e palestrantes de diversas áreas das ciências, abordando temas como Alterações climáticas, soluções baseadas na natureza, inteligência Artificial, Saúde e Alimentação.

No encontro estiveram presentes cerca de 600 professores que puderam contactar com 40 instituições científicas, empresas com I&D, museus e Centros de Ciência Viva que puderam mostrar as atividades e os projetos que realizam. 

A nossa escola participou na Exposição de Pósteres da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola. 

O poster apresenta uma breve amostra do que foi realizado ao longo do ano 2022/2023, o contributo da nossa escola para a exposição e para a divulgação do trabalho efetuado na área das ciências.

As atividades desenvolveram-se nas diversas áreas disciplinares, nos vários anos de escolaridade.


Este 2º Encontro foi mais uma vez um dia de cheio de ciência e de partilha entre os presentes, nomeadamente,  entre professores dos clubes de ciência nas escolas, de onde os coordenadores saíram cheios de ideias para novas atividades.


Atividade "Criando átomos"

A estrutura atómica e os modelos atómicos que foram sendo propostos ao longo do tempo, são um dos temas trabalhados no 9.º ano de escolaridade. 

Para compreender melhor a estrutura atómica, foi proposta uma atividade aos alunos, usando um "Tabuleiro de Bohr" e um baralho de "Cartas atómicas". Com os materiais criados para a atividade os alunos podem construir diversos modelos de átomos a partir do número de protões (número atómico) e do número de massa de um determinado isótopo de um elemento.


A atividade teve um feedback muito positivo dos alunos, que gostaram da forma lúdica como os ajudou a conhecer melhor as partículas subatómicas e compreender melhor a estrutura do átomo.


"Tabuleiro de Bohr"

Núcleo e partículas subatómicas

Cartas atómicas

Atividade "Geometria na Arte com Wassily Kandinsky"

Destaque dos elementos geométricos de uma obra do pintor Destaque dos elementos geométricos de uma obra do pintor .

Cartaz de divulgação da exposição dos trabalhos da turma.

A turma M do 5.º ano na disciplina de Matemática realizou uma atividade de geometria que culminou numa exposição no pavilhão C.

Com esta atividade pretendeu-se a exploração da geometria com ligação a outras esferas do conhecimento, por forma a estimular os alunos a empregar não apenas o raciocínio lógico, mas também a criatividade e o pensamento crítico.

A obra de Kandinsky surgiu, assim, como um exemplo inspirador onde a manipulação de elementos geométricos é realizada com mestria, permitindo a união da matemática com a arte. Assim, esta sequência didática proporcionou aos alunos um contexto enriquecedor na exploração das conexões entre a geometria, a pintura e a música, abrindo espaço para a comunicação, o raciocínio e representações matemáticas, para a expressão individual, para o trabalho colaborativo e para a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Os alunos exploraram a vida e obra do pintor Wassily Kandinsky e o seu papel na arte abstrata, com enfatização da relação do pintor com a música e a pintura. De seguida, foram desafiados a criar uma obra no papel e outra com recurso ao computador. Os trabalhos dos alunos foram guardados no Padlet da turma e expostos no pavilhão C.  Resultaram trabalhos muito interessantes!

Exposição dos trabalhos dos alunos

Comemoração do Dia da Água e do Dia da Árvore

Decalques de folhas

Explorando o Mundo da Ciência: Atividades Experimentais na Escola 

Este ano para comemorarmos o Dia da Água e o Dia da Árvore realizaram-se, no pátio da escola, atividades experimentais nos dias 20 e 21 de março.

Os alunos puderam observar, experimentar e aprender. Foram muitos os alunos curiosos que quiseram participar nas diversas atividades que vão desde a química até à física, passando pela biologia e matemática. Essas atividades não são apenas divertidas, mas também fundamentais para o desenvolvimento académico e pessoal de cada um. 

Com tubos de ensaio, microscópios ... e uma dose saudável de curiosidade, os estudantes tiveram a oportunidade de mergulhar nas profundezas da ciência, trazendo conceitos abstratos para a vida real. 

Desde a observação de reações químicas até a observação de células ao microscópio, cada experiência é uma oportunidade única para os alunos explorarem e compreenderem os princípios científicos que regem o mundo ao nosso redor. Estas experiências proporcionam um espaço para a criatividade florescer e para o pensamento crítico se desenvolver, num mundo cada vez mais complexo e tecnológico. Então, enquanto no nosso pátio ecoar com o som de atividades, podemos ter certeza de que estamos no caminho certo para um futuro repleto de descobertas e inovações. 

Balões de sabão

Experiências diversas

Utilização de modelos em ciência

Construção de modelos moleculares

Os alunos do 9º ano colocaram à prova os seus conhecimentos sobre as ligações químicas que se estabelecem entre os átomos e, trabalhando em equipas, construíram muitos modelos de moléculas diferentes.  

Para além da construção, efetuaram registos rigorosos, caracterizando o tipo de ligações envolvidas nas moléculas que construíram, os elementos envolvidos e as suas características,

A construção dos modelos moleculares foi bastante útil para conseguir perceber a fórmula de estrutura de cada molécula e a sua geometria.

O próximo desafio já foi lançado aos alunos-

Consiste na construção de modelos moleculares digitais, usando a modelação 3D, com o TinkerCad.