Atividades com alunos 2019/2020

Trigonometria - Atividade prática de exterior

Quadrante.mp4

Sabes qual é a altura dos edifícios da tua escola? Ou qual é a altura da árvore mais alta do recreio? E a lâmpada dos candeeiros, sabes a que altura se encontra do chão?

As razões trigonométricas ajudam-te a responder a estas e outras questões se conheceres a amplitude de um ângulo agudo.

Para medir a "altura" dos astros relativamente à linha do horizonte e conhecer a posição da embarcação, os navegadores portugueses da época dos Descobrimentos utilizavam um quadrante.

Os alunos do 9.º ano vieram para a rua determinar alturas inacessíveis com a ajuda de quadrantes: uns rudimentares, construídos em cartão, e outros de maior precisão resultado de impressões em 3D.

Protocolo da atividade aqui

Estudando os quadriláteros - Cartazes científicos

Quadriláteros.mp4

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade.

O dia 16 de maio - data do nascimento de José Mariano Gago - foi escolhido para homenagear o seu legado.

No âmbito das comemorações deste dia, alunos do 7.º ano de escolaridade foram desafiados a construir na disciplina de Matemática, reutilizando cartão das caixas dos seus cereais ou outras, um pequeno cartaz científico.

Utilizando material de desenho e medição, os alunos construíram, mediram, calcularam e apresentaram em cartaz os resultados e as conclusões das suas atividades experimentais.

Protocolo da atividade aqui

Se eu construísse um robot...

Vários alunos.mp4

Tendo como ponto de partida o Ciclo “Explica-me como se tivesse 5 anos - Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos e em particular uma conversa com a professora Isabel Ribeiro, investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica do Técnico ISR-Lisboa, alunos do 9.º ano de escolaridade foram desafiados a entrar pelo mundo da robótica.

Com a atividade “Se eu construísse um robot…” proposta na Quarentena da matemática, os alunos deixaram transparecer a sua compreensão do desenvolvimento científico e tecnológico atual e apresentaram uma descoberta ou invenção que consideraram importante no futuro. Sobre essa descoberta ou invenção referiram as suas vantagens.

9C Daniela Pinto.mp4
9C Tiago Fernandes.mp4
Pedro Palma.mp4

Vamos falar de Espaço

O Clube de Ciência Viva na Escola comemorou a Semana Mundial do Espaço, num ano em que se assinalam os 50 anos da alunagem.

Convidámos um investigador do Instituto Superior Técnico, Mário Lino da Silva, que trabalha numa área ligada ao Espaço, a vir à nossa escola. A palestra "Vamos falar de Espaço" decorreu no dia 8 de outubro, com cerca de 100 alunos do 7º ano e alguns professores.

Utilizando uma linguagem acessível falou-se de Espaço! Observação do Espaço, Exploração do Espaço, Como é uma missão espacial desde a descolagem até à aterragem? Que tipo de foguetões existem? O Espaço no dia-a-dia, Como o Espaço influencia o nosso dia-a-dia? Foram alguns dos temas abordados.

Moléculas: O que são?

As moléculas constituem muitos dos materiais do nosso dia-a-dia e do nosso próprio corpo. Respiramos moléculas de oxigénio, bebemos moléculas de água e muito se fala do aumento do efeito de estufa causado pelas moléculas de dióxido de carbono na atmosfera.

Mas afinal o que são as moléculas? Há muitas moléculas diferentes? E os átomos de cada molécula, são todos iguais?

Para explorar estas questões os alunos do 8º e 9º ano, usaram modelos moleculares e foram desafiados, através de um jogo em grupo, a construir moléculas de diferentes complexidades, relacionando a sua constituição com as respetivas fórmulas químicas e explorando diversas características das moléculas construídas e da forma como os diferentes átomos estabelecem ligações.

Protocolo da atividade para 8ºano e 9ºano

Eletricidade em casa - Atividades práticas

Vídeo.mov

Produção de eletricidade por atrito

A eletricidade mudou profundamente o modo de vida do ser humano. É difícil imaginar como viveríamos sem a eletricidade. Os eletrodomésticos, desde a lâmpada, ao frigorífico, à televisão e ao computador, fazem parte do nosso quotidiano.

Existem três formas principais de produzir energia elétrica: por atrito, por reações químicas e por indução eletromagnética.

Os alunos de 9º ano realizaram algumas experiências, em casa, que lhes relacionadas com os diferentes tipos de produção de energia, com excelentes resultados.

Os alunos construíram ainda alguns circuitos elétricos simples e testaram a condutividade de diversos materiais.

20200601_203423.mp4

Construção de uma bateria elétrica para o relógio

VID-20200602-WA0087.mp4

Construção de uma bateria elétrica para máquina de calcular

VID-20200602-WA0010.mp4

Construção de um electroíman

c62b2301-311b-48ae-8e07-849a7d6dcbb1.mov
d3cd9a59-f718-4ca2-a3cc-3d41f9163e80.mov

Construção de circuitos elétricos simples e estudo da condutividade de diversos materiais

ee91850b-49cd-4986-a8c8-d8c66311298d.mov

Um truque com água - Atividade prática

VID-20200604-WA0020.mp4

Os fenómenos óticos são diversos e são responsáveis por muitos efeitos que observamos no nosso dia a dia. A reflexão da luz permite ver a nossa imagem no espelho e a refração e dispersão da luz faz aparecer no céu o arco-iris.

Outros efeitos óticos parecem enganar os nossos olhos, como acontece quando observamos os peixes no aquário ou as mais variadas ilusões óticas.

Como é que isso acontece?

Integrado na exploração dos fenómenos óticos, os alunos do 8º ano foram desafiados a estudar a refração da luz realizando em casa e filmando, em casa, um simples truque com água.

VID_20200604_175733.mp4
VID_20200604_171653.3gp

Plantar para o espaço exterior melhorar - Projeto da turma 5ºB

Plantar para o espaço exterior melhorar.mp4

O tema da Oficina de Projeto do 5.ºB é o ambiente e recebeu contributos de todas as disciplinas.

A turma fez um primeiro contacto com a Junta de freguesia no sentido de nos ajudar na atividade para plantar uma árvore e o Sr. Presidente da Junta encaminhou-nos para Grupo Flamingo, Associação de Defesa do Ambiente, com sede em Corroios, na pessoa do Sr. Francisco Mourato que disponibilizou 9 plantas (1 sobreiro, 1 azinheira, 2 oliveiras, alguns arbustos (2 zimbro e 1 medronheiro e 2 folhados).

Foi feito um convite aos pais e encarregados de educação que quisessem estar presentes e alguns aderiram e participaram com o mesmo entusiasmo dos alunos.

No dia 19 de fevereiro às 13h (o Sr. Francisco com a turma, alguns professores e alguns pais e encarregados de educação) procedeu-se à plantação de árvores e arbustos na zona junto à rede nas traseiras do pavilhão C. Alertou ainda para a necessidade de cuidar das plantas durante os primeiros anos, em especial no tempo quente e seco. Não é só plantar, é preciso também cuidar.

A turma quis deixar a sua marca na escola plantando algumas árvores que certamente irão durar muitos anos, contribuindo para um ambiente melhor, pois com a constante desflorestação também é muito importante reflorestar.

Olimpíadas de Física e Química

Este ano as Olimpíadas de Física e Química decorreram de forma diferente. No dia 24 de junho, alunos de cada turma do 3º ciclo participaram numa edição totalmente online.

Os alunos participantes estão todos de parabéns!


Os diplomas e prémios serão entregues no próximo ano, em cerimónia com data a agendar

Programar em Scratch

Alunos de várias turmas dos 5º, 6º e 7º anos desenvolveram na disciplina de Oficina de Projeto/TIC e no âmbito dos seus projetos de turma trabalhos em Scratch.

Os temas variaram conforme os projetos de turma mas constituíram uma excelente oportunidade para iniciar ou desenvolver interesses na área da programação. Por outro lado, promoveram simultaneamente o desenvolvimento de outras competências, como a capacidade de criar uma história, o raciocínio lógico ou o sentido estético.