Membros

Carlos Barth é pesquisador de pós-doutorado na FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (MG). Doutor em Filosofia pela UFMG (Filosofia da inteligência artificial, filosofia da Mente e da filosofia da ciências cognitivas). Mestre em Filosofia pela UFMG (Filosofia da inteligência artificial, filosofia da mente e filosofia das ciências cognitivas). Licenciatura em Filosofia pela Claretiano. Bacharelado em Filosofia pela UFMG. Atuou profissionalmente por 17 anos em desenvolvimento de software, com ênfase em sistemas de segurança, bem como gerenciamento de servidores e redes empresariais. Além do CLEA, é membro do grupo REDD (Rede de Estudos Democracia e Desinformação), da UFMG. Interesses de pesquisa orbitam ética em inteligência artificial, filosofia da inteligência artificial, filosofia das ciências cognitivas, filosofia da mente e epistemologia.


Site: https://cbarth.me

E-mail: carlos [at] cbarth.me


César Meurer é professor de filosofia (nível: Associado XIV) no Laboratório de Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Sua formação acadêmica inclui Licenciatura em Filosofia; Especialização lato sensu em Comunicação; Mestrado em Educação nas Ciências (com dissertação na interface da filosofia da linguagem com a filosofia da educação); Mestrado em Filosofia (com dissertação na área da filosofia da linguagem e da lógica e com mestrado-sanduíche de 1 semestre na Universidade de Buenos Aires, Argentina); e Doutorado em Filosofia (com tese na área da filosofia da linguagem, da mente e do tempo e com doutorado-sanduíche de 2 semestres na Johns Hopkins University, Estados Unidos). Posteriormente, o prof. Meurer desenvolveu pesquisa de pós-doutorado por 1 ano junto ao Departamento de Filosofia da Università degli Studi di Milano (Milão/Itália), por 2 anos junto ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia - IFILO-UFU (Uberlândia/MG) e por 1 ano junto ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas - CLE-Unicamp (Campinas/SP). Antes de ser professor na UENF, Meurer foi professor na Universidade La Salle (2010-16), prof. substituto na Unisinos (2015), prof. substituto na UFU (2019) e prof. visitante na UFABC (2020-22). Sua pesquisa foca questões filosóficas e educacionais relativas à mente, à linguagem e ao tempo.


Lattes: http://lattes.cnpq.br/1092880964040421 

E-mail: cesarmeurer[arroba]gmail[ponto]com


Eros Moreira de Carvalho é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisador de Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq / Brasil). De março de 2017 a fevereiro de 2018, ele foi um visitante acadêmico na Universidade de Edimburgo. Eros Carvalho também é membro do Grupo de Pesquisa Enactive Cognition & Narrative Practices (Universidade de Wollongong). Seus principais interesses são filosofia da ciência cognitiva, filosofia da percepção, visões ecológicas e ativas da mente e conhecimento-como.


Site: http://professor.ufrgs.br/eroscarvalho/ 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9199277921479932 

Felipe Nogueira de Carvalho é professor adjunto de Filosofia no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras, e professor permanente do PPGFil desta mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Filosofia e Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales/Institut Jean Nicod (Paris, França), estágio de pós-doutorado no Center for Mind Cognition da Universidade de Ruhr (Bochum, Alemanha), e residência pós-doutoral de 3 anos na Universidade Federal de Minas Gerais. É autor de "Demonstrative Thought: A Pragmatic View" (De Gruyter, 2016). Se interessa pelas emoções e pela afetividade, investigando suas relações com domínios específicos como epistemologia, percepção sensorial, literatura, justiça social, etc. 


Website: https://philpeople.org/profiles/felipe-nogueira-de-carvalho 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9934624315948836 

Contato: felipencarvalho[at]gmail.com

Giovanni Rolla é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma universidade, onde desenvolve suas pesquisas sobre enativismo, psicologia ecológica e cognição corporificada, saber fazer, normatividade, racionalidade. Giovanni também é membro fundador do grupo de pesquisa Enactive Cognition and Narrative Practices (University fo Wollongong). 


Site: https://www.giovannirolla.com/ 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3131662225055182  


Marco Aurélio Sousa Alves é professor adjunto no Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e atua como professor permanente no PPGFIL/UFSJ e POSDEFIL/UFOP. É bacharel e mestre em Filosofia pela UFMG, e doutor em Filosofia pela University of Texas at Austin (EUA). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de filosofia da percepção, filosofia da mente e metafísica. É atualmente coordenador do GT-Filosofia da Mente e da Informação da ANPOF.


Website: https://marcoaurelioalves.academia.edu/ 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1819649244388290 



Nara Figueiredo é professora do departamento de Filosofia e do PPGFil da UFSM, foi pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLE, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora colaboradora do CLE-IFCH da Unicamp. Atualmente trabalha com filosofia das ciências cognitivas com foco em enativismo e linguagem. Tem graduação em Filosofia pela Unicamp, mestrado e doutorado pela USP. Seu histórico acadêmico é em filosofia da linguagem, percepção, metafilosofia e epistemologia. Tem experiência internacional de pesquisa doutoral e pós-doutoral, no Centro de Neurociência Integrativa e Neurodinâmica da Universidade de Reading - CINN (2017-18), no King's College London - UK (2013) e no Boston College - EUA. (2014). É coordenadora do grupo Cognição & Linguagem (C&L). Integra o Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) e o GT de Filosofia da Mente da Anpof. É uma das colaboradoras administrativas da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e membra da diretoria da da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (gestão 2022-2024). 


Site: https://sites.google.com/view/naramfigueiredo/  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9784645805192802   


Contato: nara.figueiredo (arroba) ufsm (ponto) br 



Raquel Krempel é pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) - Unicamp, com bolsa do CNPq. Em 2022, foi pesquisadora visitante do Center for Philosophy of Science, da Universidade de Pittsburgh. Seus temas atuais de pesquisa dizem respeito a diversos aspectos das relações entre linguagem, pensamento e percepção. Fez graduação, licenciatura, mestrado e doutorado em filosofia na Universidade de São Paulo, com pesquisas financiadas pela Fapesp (orientação: Prof. João Vergílio Cuter). Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Maryland (supervisão: Prof. Peter Carruthers), Rutgers (supervisão: Jerry Fodor), Universidade de Nova York (supervisão: Prof. Crispin Wright) e Universidade de Barcelona (supervisão: Prof. Manuel García-Carpintero). Realizou também um pós-doutorado no Departamento de Filosofia da Unifesp, financiado pela Fapesp (supervisão: Prof. Plínio Smith). Em 2023 foi selecionada para participar do SSNAP (Summer Seminars in Neuroscience and Philosophy), na Duke University. Faz parte da Coordenação do Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) e do grupo Cognição & Linguagem. Integra também o Núcleo de Sustentação do GT de Filosofia da Mente da Anpof, é uma das colaboradoras administrativas da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. 


Lattes: http://lattes.cnpq.br/1466902039834290 

Email:  raquelak (arroba) gmail (ponto) com 



Sérgio Farias de Souza Filho é professor Adjunto A de Filosofia na Universidade Federal Rural de Pernambuco em Recife. Doutor em Filosofia pelo King’s College London. Foi Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da UFRJ. Atua nas áreas de Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem e Metafísica. Principais tópicos de pesquisa: intencionalidade, teorias naturalistas da representação mental, função biológica, caráter fenomenal da experiência sensorial e seguir regras.


Site: https://sites.google.com/site/sergiofariasfilho/ 

Lattes:   http://lattes.cnpq.br/7804023072516368 

Email: sergiofariasfilho (arroba) gmail (ponto) com   



Verônica de Souza Campos é pesquisadora de pós-doutorado pelo programa PDPG na FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Licenciatura em Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialiazação em Filosofia pela AVM Faculdade integrada (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022), com sanduíche pela University of Warwick (Reino Unido), financiado pelo programa Capes PrInt. Possui experiência na área de Filosofia com ênfase em Filosofia Contemporânea e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia de vícios, epistemologia de virtudes, epistemologia social, irracionalidade epistêmica, existencialismo, filosofia da religião e tradições orientais. Possui interesse na área de metodologia filosófica, tendo publicado em 2022 o livro "Penso, Logo Escrevo", pela Editora Fi


E-mail: 182vkai (arroba) gmail (ponto) com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3175469280309670 


Passaram pelo CLEA :

André Joffily Abath é Professor Associado de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisador de Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq / Brasil). Seus interesses incluem contextualismo epistêmico, filosofia da mente fenomenológica e o trabalho de Merleau-Ponty e John McDowell. Atualmente, ele está escrevendo um livro sobre o conhecimento do que são as coisas.


Caroline Marim  é filósofa e bailarina contemporânea, interesses de pesquisa em metaética,  principalmente em psicologia moral, estética e epistemologia social feminista entrelaçando suas escritas corporais a partir do feminismo decolonial, da circulação ética e política das emoções, nomadismo e performance. Atualmente é Professora Substituta UFPE. Foi professora colaboradora da PUCRS. Pós-doutorado PNPD/Capes PUCRS e UFSC. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de doutorado sanduíche-CNPq, na University of Oxford, junto ao UEHIRO Centre of Practical Ethics e visitante no MLAG - Mind Language Action Group, Universidade do Porto/Portugal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Epistemologias, narrativas e políticas afetivas feministas CNPq/PUCRS. Membra do GT Filosofia e Gênero Anpof e do Grupo de Estudos em Decolonialidade Carolina Maria de Jesus - UFRJ. Editora responsável pela Coleção Pindorama de Estudos Decoloniais – Editora Apek’u.


Website: GP Epistemologias Afetivas Feministas CNPq/PUCRS 

CV: br-pt / en

Orcid: 0000-0002-4554-3653

E-mail: caroline.marim@gmail.com 

 

Projetos de pesquisa atuais:

I. Enativismo Linguístico, micro-agressões e a afetividade nas interações sociais de gênero (com Nara Figueiredo)

II. Narrativas situadas - por uma epistemologia afetiva

III. Viajando entre corpos - territórios (gênero, língua, raça)


Beatriz Sorrentino Marques is an associate professor at Federal University of Mato Grosso. Her research interests are philosophy of action, and philosophy of mind.

CV: http://lattes.cnpq.br/3212263361966390

E-mail: bsorrentinom@gmail.com

Marcos Silva é atualmente Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. É também Pesquisador de Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq / Brasil). Silva ocupou cargos de pesquisa no Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió, Leipzig e Pittsburgh e apresentou suas pesquisas em toda a Europa. Seus interesses de pesquisa incluem a filosofia da lógica, a filosofia da linguagem e a filosofia de Wittgenstein. Ele é o editor de "Cores no desenvolvimento da filosofia de Wittgenstein" (Palgrave, 2017) e "Como as cores importam para a filosofia" (Springer, 2017). Em 2017, ele recebeu o Prêmio Fulbright de Membro do Corpo Docente Júnior.


http://lattes.cnpq.br/8812185124107415 

https://sites.google.com/view/marcossilvaphilosophy/home 


Projetos de pesquisa atuais:

Pluralismo lógico e enativismo

Revisão do equilíbrio lógico e reflexivo