Objetivos:
Fomentar nos alunos o gosto pela robótica e programação_ Estimular o desenvolvimento de projetos no âmbito da eletrónica e impressão 3D
Desenvolver competências interdisciplinares, permitindo aos alunos o desenvolvimento de atividades STEAM (Science, Technology, Art, and Math).
Estimular os alunos a serem criadores de novas ferramentas digitais que contribuem para desenvolver a aprendizagem e a resolução de problemas
Promover o desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
Procedimento:
ligar a placa Arduino ao computador;
colocar um obstáculo sobre a régua e a 10 cm do sensor de ultrassons;
colocar o código python pronto a executar;
efetuar um reset à placa Arduino;
executar o código python;
quando o LED começar a piscar afastar o obstáculo 5 cm do sensor de ultrassons;
repetir o passo anterior 8 vezes.
A atividade foi desenvolvida por alunos do 10.° ano de CT. Consistiu na construção de software e hardware para comando de um veículo autónomo, com capacidade de transmissão de vídeo em direto e de captação de fotografias. Os alunos exibiram/partilharam o trabalho na mostra de ciência que decorreu na escola, a 15 de março. Neste momento, o projeto encontra-se numa fase de testes em terreno florestal. Está continuamente a ser monitorizado e as imagens que tem recolhido, de animais selvagens em habitat natural, têm deliciado a comunidade escolar.