Harpa

Presencial

PAOLA BARON

Italiana, Paola Baron obteve com louvor o Mestrado na Universidade Mozarteum de Salzburg (Áustria) com Sarah O’Brien e se aperfeiçoou no Conservatório Superior de Lyon (França) com Fabrice Pierre.

Em 2018 concluiu seu doutorado em Musicologia sobre a obra de Luciano Berio e de Flo Menezes no Instituto das Artes da UNESP, sob a orientação do compositor Flo Menezes.

Foi harpista principal do Teatro Ópera e Ballet de Liubliana (Eslovênia), da Orquestra Fondazione Arturo Toscanini (sob a regência de Lorin Maazel), da Orchester der Tiroler Festspiele (dirigida por Gustav Kuhn) e do Balé Real de Birmingham, entre outros grupos.

Atuou como solista e camerista na Itália, França, Alemanha, Áustria, EUA, e Brasil. Em 2002, obteve o segundo prêmio no Victor Salvi, o mais prestigioso concurso de harpa da Itália e, em 2007, venceu o Primeiro Prêmio absoluto no Concurso Internacional da Associação Eslovena de Harpa.

Professora da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo-, Paola foi harpista da Osesp de 2007 a 2014 e, atualmente, é Harpista Principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso abordará as principais questões técnicas do instrumento e será a ocasião para aprofundar escolhas interpretativas e estilísticas. O trabalho será baseado nas necessidades específicas do/a estudante, a partir de estudos, peças de harpa solo, obras de música de câmara ou ainda trechos orquestrais.